Curiosidades sobre a Disneyland Hong Kong

1
Disneyland Hong Kong
A Disneyland Hong Kong, é o segundo parque da Disney aberto na Ásia. A primeira foi a de Tóquio a última a de Shanghai. Apesar de toda a modernidade e globalização, a Ásia ainda é um bocado diferente para nós quando se trata de costumes.

Não dá para abrir um parque temático e ofender a população local, né? Como alguns quesitos e superstições são bem importantes por aqui, a Disney precisou mudar e adaptar algumas coisas para se adequar a população asiática.

Então a Disney de Hong Kong tem toda estrutura que a gente encontra nas outras Disneys, mas com uma pitada oriental.

Um parque, três línguas

Se você fala inglês, vai poder aproveitar o parque tranquilamente. Tudo na Disneyland Hong Kong é trilíngue, todos os brinquedos tem informações em cantonês, mandarin e em inglês, e os funcionários falam essas três línguas também.

A língua nunca foi um problema na Disneyland Hong Kong, tanto para curtir o parque, quanto para comer nos restaurantes ou fazer compras nas lojinhas. Todos os funcionários com quem eu cruzei falavam o inglês pelo menos básico e não tive problemas.

O Jungle Cruise é o único brinquedo da Disney a ter narração em três línguas. O mais legal de tudo é que não são três línguas no mesmo barco (o que ficaria confuso!) e sim barcos com possibilidade de comentários em três línguas. Eles separam as filas em três de acordo com o idioma.

Feng Shui e modificações

A Disney levou em consideração o Feng Shui no parque de Hong Kong (provavelmente no de Shanghai também!) e assim mudou algumas coisas de lugar. Mudou essas coisas para harmonizar o espaço, por exemplo alguns objetos foram colocados em lugares estratégicos para evitar que as boas energias saíssem diretamente para o mar. Também foram balanceados os elementos como fogo, madeira e outros elementos do Feng Shui em todo parque.

A Disney foi construída em um local aterrado. O terreno onde hoje fica o parque, era tudo água até uns 20 anos atrás. Hong Kong é um lugar altamente povoado, e além de tudo, quase 70% do território é montanhoso ou parques naturais, o que dificulta a construção, então em muitos casos, a solução é aterrar para ganhar espaço.

Menor, mas não menos importante

O parque de Hong Kong foi o primeiro a receber um brinquedo da Marvel, o Iron Man Experience. A Disneyland Hong Kong apesar de ser a menor de todas, muitas vezes tem sido a primeira no quesito inovações. É em Hong Kong que temos a maior Adventureland de todos os parques da Disney. Como Hong Kong fica numa região com muita vegetação e riqueza natural, o Adventureland é meio que uma extensão da região.

Superstições

Na cultura chinesa, há muita superstição, a coisa é tanta que alguns numeros são evitados para apartamentos, casas e coisas em geral. Para exemplificar, o número 4 é considerado o número de azar, já que a sua pronúncia é parecida com a da palavra morte. Já o número 8, é o numero da sorte por ter a pronúncia parecida com a palavra riqueza.

Como consequência, os hotéis evitam números de quarto que terminam com 4, como 14, 24 etc. A coisa é tão forte, que no meu prédio não existe os andares 14, 24 nem 34. Não há um quarto andar nos hotéis da Disney de Hong Kong, nem quartos terminados com o número 4.

Já o número 8 é o contrário, há até um esforço para ter ele. O grande salão de um dos hotéis da Disney se chama 888 e assim por diante. Eu nunca fui em nenhum dos hotéis, mas tenho certeza que o quarto 88 é uma suíte. (p.s. notou que esse post tem 8 curiosidades?)

Souvenirs que você NÃO vai encontrar em Hong Kong

Não tente comprar um relógio ou chapéu verde nas lojas, você não vai encontrar! Mais uma vez isso tem a ver com superstição, sim o pessoal aqui é supersticioso demais e poderia escrever um post inteiro só sobre isso.

A palavra “dar um relógio” tem o mesmo som que “ir para um funeral” e por isso é o tipo de coisa que as pessoas não dão de presente, e por isso não é vendido nas lojas da Disneyland Hong Kong. Já o chapéu verde, é que há uma lenda envolvendo um marido traído e um chapéu verde, assim sendo homens por aqui não usam chapéus, gorros, bonés, capacetes, nem nada verde na cabeça.

Sem fantasmas na Haunted Mansion

Outra coisa ligado as superstições, é o Mystic Manor. O Mystic Manor seria o equivalente a Haunted Mansion em outros parques da Disney. Aqui no entanto, não há nenhuma referência a fantasmas e a espíritos, já que por aqui isso é um assunto sério e não se brinca com essas coisas.

Metrô do Mickey

A Disney de Hong Kong é a única no mundo a ter um metrô especial para a Disney. A linha especial do metrô tem janelas com formato de Mickey, e seguradores com orelhinhas fofas para pegar o metrô já no clima de Disney.

Dentro dos vagões tem também estátuas e outras coisas ligadas ao parque.

As comidinhas no parque

Muita gente tem curiosidade sobre a comida na Diskey Hong Kong, mas sabe que é uma das partes com menos curiosidades? Muita gente pergunta se só tem comida asiática e como é. Na verdade tem comida de todo jeito, tem restaurante asiático mas também tem pizzaria.

A curiosidade por conta da comida, é mais o bun com forma de bichinhos. Bun seria como um pãozinho recheado, cozido no vapor e por isso sem casaca, tão comum na Ásia. Na Disney eles vendem em formato de bichinhos, e alguns com formatos de personagens da Disney.

E você? Já visitou a Disneyland Hong Kong ou tem vontade de visitar?

Leia mais sobre Hong Kong e outros destinos no site da Paula Augot que mora em Hong Kong –  www.nomundodapaula.com e siga o instagram.com/nomundodapaula 

Leia mais sobre outras Disney pelo Mundo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui