Desvendando o Metrô de Londres – Parte 2: Tickets e Tarifas

104

Para ler o primeiro post da série “Desvendando o Metrô de Londres”, clique aqui.

A pergunta “quanto custa andar de metrô em Londres” não tem resposta simples, muito menos objetiva. Entender quanto você vai pagar para se locomover no Underground londrino requer alguns cálculos e diversas considerações. Nesse post explico alguns pontos básicos, mas pra ser honesta, depois de 4 anos morando aqui cheguei a conclusão de que é preciso fazer um doutorado pra entender completamente as tarifas do sistema de transporte londrino.

Ok, desabafos a parte, vamos ao que interessa? Siga as lições e caso tenha alguma dúvida, não deixe de comentar!

Lição número 1: as zonas tarifárias

Zonas Londres
clique no mapa 2 vezes para vê-lo maior

Apesar do mapa acima numerar as zonas de 1 a 6, o metrô está dividido em 9 zonas “tarifárias”. Mas não se preocupe: as áreas turísticas se concentram principalmente entre as zonas 1 e 3. E, dependendo de quantos dias você vai ficar ou se está vindo a Londres pela primeira vez, há uma grande probabilidade de você nem sair da zona 1.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

É essencial saber em que zona você está hospedado e também as zonas das atrações/lugares que você quer visitar.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Lição número 2: tipos de tickets

Os moradores de Londres não vivem sem seus Oyster cards. Mas o que é isso? O Oyster nada mais é do que um “ticket permanente”, um cartão que pode ser usado não apenas no metrô, mas também no ônibus e até em trens dentro da cidade. Ele tem duas variações:

  • Travelcard: é possível comprar um oyster travelcard de uma semana, um mês, três meses e um ano, dentro de uma área específica. O meu, por exemplo, é um oyster travelcard mensal que cobre as zonas 1 e 2. Todo mês eu faço essa “recarga”. Atenção: o travelcard diário não é um oyster, é um bilhete de papel (falo dele mais abaixo). Uma coisa legal do oyster travelcard é que você pode “adiar” o início de sua validade: comprar hoje mas avisar no guichê que você somente começará a usá-lo daqui a 3 dias. E então, é claro, conte uma semana a partir desse dia.
  • Pay as you go: funciona exatamente como diz o nome, você paga de acordo com o que usa. Ou melhor, de acordo com de onde sai e pra onde vai. É possível carregar o oyster pay as you go com qualquer valor (algumas estações exigem que a carga mínima seja de £5 quando você usa o guichê, pra incentivar as pessoas a fazerem a recarga nas maquininhas). Essa opção cobra de você a menor tarifa possível entre sua saída e chegada, e o mais interessante é que seu gasto diário não vai ultrapassar o valor do travelcard diário (correspondente a zona “mais longe” que você foi). Ou seja, chega um momento que tanto faz se você usou o metrô 5 vezes ou 15 vezes – há um limite e você não vai a falência.
E o que mais temos a oferecer:
  • É possível ter um oyster travelcard e também ter crédito para o sistema pay as you go em um só cartão. Como assim? Digamos que você decidiu comprar o semanal válido para as zonas 1 a 2, mas quer ir a algum lugar que está na zona 4 e não quer comprar um ticket single (vou falar dele logo mais). Tendo crédito no pay as you go, o oyster automaticamente alterna e usa o que é mais apropriado. Outra boa ideia é fazer isso quando você chega no aeroporto de Heathrow, que fica na zona 6. Não vai comprar um travelcard diário entre as zonas 1 a 6 só por causa disso né? Como comprar: no guichê, peça seu oyster travelcard (lembre-se: semanal, mensal, trimestral ou anual) e avise que você quer também colocar um crédito – e diga qual valor!
  • E o travelcard de um dia? Esse não vem em forma de oyster – ele é um bilhete de papel mesmo.
  • E um ticket simples, só pra ir de A a B, sem ser travelcard ou pay as you go? Essa opção existe, claro, mas garanto que não vale a pena – basta olhar a tabela das tarifas mais abaixo pra você entender.

Lição número 3: tarifas

Agora vai ficar claro o porque de eu ter insistido na história das zonas tarifárias. Essa tabela eu peguei do site do TFL (Transport for London), e ela é completíssima, mas achei melhor reduzir pra colocar aqui. Fica bem mais fácil compreender as vantagens de cada tipo de oyster e do travelcard diário e também ver como o bilhete single (que é a coluna “cash”) é caro pra caramba.

Essa tabela é de deixar qualquer um pirado, pois a nossa primeira reação é começar a fazer contas pra tentar ver qual a melhor opção. Haja paciência! Minha dica pra quem vai ficar a partir de 4 dias em Londres é comprar o travelcard semanal  – assim você não tem preocupação de ter que checar crédito (o que acontece quando você opta pelo pay as you go), e pode usar outros meios de transporte em Londres (ônibus e trem), dentro da zona determinada, tranquilamente.

Vocês também devem ter notado que as tarifas mudam de acordo o horário: o tal do “peak” e “off-peak”, pra prevenir o pessoal de pegar o metrô nos horários de pico. Ali no pay as you go, por exemplo, você vai ver o máximo que ele vai te cobrar por dia divido em duas partes: Peak price cap e Off-Peak price cap. Ou seja, se você usou o metrô antes das 9 e meia da manhã entre as zonas 1 e 2, o máximo que ele vai te descontar nesse dia é £8,40. Mas se você esperou pra sair depois da 9 e meia, o valor será reduzido para £7,00.

Atenção!

  • Dependendo de quando você está lendo esse post, os valores podem ter sido alterados! Não deixe de checar os preços no site do TFL antes da viagem!
  • Lembre-se de que esse post está falando das tarifas do metrô apenas! Dependendo do seu tipo de ticket, pode rolar um acréscimo caso você use a rede de trens. Falarei sobre isso em outro post nessa série!

banner_guia_londres__728x60

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


104 COMENTÁRIOS

  1. Quando fui a Londres fiquei doidinha com isso e achando o transporte lá caro demais, mas com esse seu post as coisas clarearam um pouquinho na minha mente… e com certeza da próxima vez o escolhido será travelcard semanal.

  2. Helô,
    Estou acompanhando seu site, o do Arrendiz de Viajante, twitters e tudo o mais, pois estou acabando o planejamento de uma viagem de 19 dias pela Escócia, Irlanda(s) e Inglaterra! Adorei ler sobre o oyster card, até então estava um pouco confusa ainda com os “procedimentos” mas agora entendi. Minha dúvida é: vou ficar 8 dias em Londres (chegando dia 11 e voltando 19). Acho que o ideal é comprar um oyster semanal, mas vou precisar de 1 dia extra, e nesse dia extra (que seria o último) terei que ir para Heathrow. Rola de usar nesse dia o valor extra do “pay as you go”, tanto para acabar de circular pela cidade (só viajo no fim da noite) quanto para ir ao aeroporto??? Obrigada pela ajuda e parabéns pelo trabalho informativo, está servindo bastante 🙂
    bjs, Marcia

    • OI Marcia! Ops, só vi seu comentário hoje, sorry! Então, dá sim, aliás, é a solucão ideal! Compre seu travelcard e depois coloque um creditozinho nele – e tá tudo beleza! que linda viagem vc vai fazer – depois conta que cidades vc vai conhecer? fiquei curiosa. Estive na Escócia em fevereiro (Inverness) e vou de novo em novembro (Edimburgo). Bjs e boa viagem!

  3. Oi! Obrigada pela resposta! Pode deixar que conto sim, ainda tenho váaaarias dúvidas pra tirar e sugestões a pedir :)))))
    bjs

  4. Gostaria de saber a melhor opção para mim, pois vou ficar só três dias. No primeiro eu chego a tarde e no último dia eu retorno às 14:00

    • Oi Patricia – nao entendi sua pergunta: vc quis dizer travelcard e pay as you go? se vc tem o travelcard para zonas 1 e 2, sim, vc anda quantas vezes quiser. se vc tem o pay as you go vc é descontada cada perna da viagem!

  5. Boa noite!

    Uma ajuda, por favor! Vou ficar na zona 2, e chegar pelo aeroporto pela zona 6. Meu tempo em Londres serão três noites(dois dias completos), retornando pela San Pancras via Eurostar a Paris. O que compensa mais para mim? Eu não soube diferenciar a tarifa que está descrito cash da tarifa pay as you go. Vamos fazer diversos passeios pelo transporte publico mesmo. Posso utilizar qualquer ônibus publico com o travel card semanal?

  6. Olá Heloísa, sou do Porto (portugues) estou de visita em Londres (6 dias) e agradeço a ajuda dada. Um grande abraço.

  7. Olá Heloisa, adorei o site: completo, direto esclarecedor… tão esclarecedor que estou até “desconfiado”, em se tratando de Londres… mas vamos lá: Chegaremos, eu e Rita, à Heathrow 4 às 15:00hs (zona 6) e vamos nos hospedar pertinho de Russel Square (zona 1). Pelo que entendí, compraremos dois bilhetes Oyster pay as you go Off-peak single = 3,00 pounds cada e pronto?… e na volta também é só isso???
    Aguardando, gratos e ansiosos, Rita e Carlos Coccarelli.

  8. Boa noite, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns! O site de vcs é simplesmente sensacional. Ótimo trabalho.

    Eu estive lá em fevereiro de 2011 e não entendi absolutamente nada dos preços e das formas de pagamento.
    Se não me engano, acabei comprando aqueles tickets de papel válidos por 24h. Certamente paguei mais caro… mas acontece. rs

    Mas ainda restam algumas dúvidas:
    1º Comprando o TravelCard semanal, eu vou pagar aquele valor fixo de £29.20 (hoje em dia £31.40, já conferi), independentemente de quantas vezes eu vá utilizar o ônibus/metrô/trem (dentro da zona, claro)? E independe do horário, se é ou não de pico, certo?

    2º Esse valor do pay as you go é o máximo que vc pode ser cobrado por dia, independente de quantas viagens faça, certo?

    3º E no caso da ida do aeroporto ao centro de Londres (ou pra qualquer outro lugar fora da Zona 2), tenho que seguir o que o Carlos Coccarelli disse acima, né? Compro um TravelCard semanal (no meu caso) e o carrego com um valor extra, certo?

    Muitíssimo obrigado pela ajuda,
    Erick Rodrigues

  9. Olá, Heloísa,
    fiquei com uma dúvida sobre o metrô. Vi que no mapa há alguns pontinhos ligando as linhas, é possível fazer baldeação como no metrô de Paris? Pagar só um ticket e ir do Aeroporto ao Centro? Obg

  10. Oi Heloisa parabéns pelo site sempre acompanho seus posts!! 🙂 …Eu estou planejando ir a Londres em Março/15, nessa época vai ter um show de uma banda que gosto muito no shepherd’s bush, vc sabe se há possibilidade de eu comprar o ticket pela internet com cartao internacional e retirar lá na hora do show..eu mandei um email pra eles mas ainda não me responderam!!! E qual região vc indica pra me hospedar em Londres …bjinhos Alê

    • OI Ale – geralmente eu recebo o ticket por email e imprimo em casa, aqui isso é muito comum, bem melhor do q retirar lá. Pode comprar tranquila. Quanto a região, é uma pergunta complexa!!! sempre bom ficar perto de uma estação de metro e quanto mais central, melhor. A área perto de london bridge é uma boa, assim como waterloo e westminster.

  11. Oi, Helô! Tudo bem?
    Como vou ficar quase 5 meses em Londres, vou comprar o passe mensal também pra colocar no Oyster. Minha dúvida é: dá pra usar tudo entre zona 1 e 4 (por exemplo)? Quero dizer: posso usar metrô, ônibus e trem dentro das referidas zonas?

  12. Olá! Vou fazer um intercâmbio em Londres, e fico um mês. É perto do MUSEU BRITÂNICO e da OXFORD STREET (estação de metrô HOLBORN) onde faço as aulas. E a residência fica na RALEIGH HOUSE, que está situada no badalado bairro de CAMDEN, zona 02. Qual metro usar, linha? E qual tickets? E outra grande dúvida qual o valor aproximado para levar? Me responda! Vai me ajudar muito. Vou no dia 30 de dezembro, final de ano. Obrigada!

        • Aline, aí já é bem mais complicado te responder! tudo depende: o que vc quer dizer? incluindo que tipo de despesas? se for contar apenas transporte e alimentacao, conte o valor do travel card mensal e guarde pelo menos 30 libras por dia para alimentacao. Mas isso nao conta compras, hospedagem, lazer, etc… tudo isso depende do seu estilo de vida e gostos pessoais!!

  13. Olá. Heloisa, tudo bem? Estou adorando suas dicas, muito uteis de verdade! Tenho uma dúvida sobre o transporte: adquirindo o oyster semanal, posso utilizar o trem que liga o aeroporto (Heathrow Express) ao centro? Li em alguns locais que ele á mais rápido e confortável do que o metro. Ou a melhor opção e seguir no metro – somente colocando o crédito para ida e volta ao aeroporto? Desde já muito obrigada! 🙂

  14. Olá!
    Antes de abusar da sua boa vontade, quero dizer que seu blog é muito bom e é util pra muita gente. Valeu pelo trabalho!

    Lendo os post de Travelcard x Oyster e considerando que estarei em Londres do dia 27/12 (vôo chega as 13h) até 03/01 (vôo sai as 19h) cheguei na conclusão que a melhor opção é comprar a Travelcard semanal + crédito extra ida e volta Heathrow.

    Até aqui cheguei mas ainda tenho umas duvidas:

    1) Quero aproveitar a promoção 2×1 da National Rail (trens) e quero comprar a Travelcard com eles (me parece que é formato papel, ñ cartão), tem algum guichê deles no aeroporto?

    2) Quanto tengo que colocar de crédito extra para ida/volta Heatrow + ida/volta Watford Junction?

    3) Somos 2 pessoas com 2 malas grandes, mas ñ muito pesada. Vale a pena ir de metrô até Marylebone ou vamos sofrer muito nas escadarias?

    4) Qdo ativo a Travelcard? Considerando os horários de chegada/saída, vai dar pra usar até o ultimo dia, ou vou ter q colocar credito extra?

    Obrigada.

    • vamos lá:
      1 – a promoção 2×1 da National Rail é pra quem vem de outras cidades da INglaterra para Londres, acho que não se aplica no seu caso. E eu não lembro de ter um guichê deles em heathrow – melhor conferir online
      2 – o valor exato vc pode perguntar no guichê, eles falam direitinho pra vc
      3 – olha, se sao duas malas grandes e cada um carrega a sua, acho tranquilo
      4 – vc pode pedir no guiche pra ser ativado um certo dia/horário e aí vc saberá certinho quando termina

  15. Ola heloisa, estaremos em londres no periodo de 27/6/15 a 3/7/15 quando iremos para italia, 5 pessoas, a principio 4 malas, ficaremos hospedados provavelmente na zona 1 ou 2. Qual o melhor Ticket? Serao 5 travelcard? Ja ativo no primeiro dia se for do aeroporto heathrow para o centro de londres de metro? Desculpa, aproveitando, seria melhor metro ou trem? Desde ja muito obrigado.

    • Oi Milton, vamos lá:
      1. para ir de heathrow para o centro, com 4 malas, eu aconselharia usar o Heathrow Express. é mais caro, mas vale a pena. vc chega na estação de Paddington em 20 minutos. A passagem para o heathrow express tem q ser comprada separadamente, vc pode comprar na hora, é bem fácil.
      2. sim, compre o travelcard de uma semana para zona 1/2, um travelcard por pessoa (como vc falou, 5 travelcards). assim vc passeia sem preocupação. vc pode ativá-lo assim q comprar ou pode pedir no guiche pra ativar no dia seguinte, o q for melhpr pra vc.

      espero q ajude!

  16. olá Heloisa ,

    irei passar um dia em Londres ( irei sair de Paris de trem ) , e gostaria de chegar via metro ao Big Ben e tower Bridge , logo assim gostaria da sua ajuda para qual linha de metro pegar !

  17. olá Heloisa ,

    estou indo para Londres de trem saindo de paris , logo assim chegando em Londres , gostaria qual linha pegar para chegar no Big Bem e tower bride

    • vc pode pegar a circle line na estacao onde chega seu trem de paris (Kings Cross/St Pancras) e descer em Tower Hill para ver a Tower bridge, e de lá vc pode fazer uma bela caminhada pela beira do rio até o big ben. Eu tenho esse passeio recomendado no meu guia de londres ==> bit.ly/guia-londres

  18. Bom dia Heloisa, vou chegar em Londres no dia 20/05/2015.
    O hotel que vou ficar hospedado é próximo a estação Victória .
    chego no aeroporto Heathrow, pra economizar vou de metro,
    Pesquisando pelo mapa do metro que você postou pego a linha azul Piccadilly até a estação Hammersmith Lá pego a linha verde District até a estação Victória, eu vou
    conseguir fazer a baldeação sem sair da estação Hammersmith.
    Desde já agradeço.
    Fernando Silveira

  19. Olá. Eu vou a Londres em Junho com o meu filho de 14 anos. Vamos chegar ao aeroporto de Gatwick e ficaremos hospedados pelo airbnb num apartamento em Deptford. Ficaremos por 6 dias. Como aconselha a viagem de Gatwick a Deptford e que ticket usar para os dias que lá estamos. Travelcard? É preciso foto? E o meu filho paga a tarifa mais baixa? Obrigado. Estou um pouco confusa.

    • oi Paula – ok, vamos por partes:
      de Gatwick, vc pode pegar um trem para London Bridge e lá vc pode trocar por outro que para em Deptford
      sim, aconselho o travelcard. Deptford é zona 2, entao vc pode comprar um travelcard semanal para zonas 1 e 2 (atencao, isso nao vale para o trem de gatwick para London bridge, vc precisa comprar um ticket separado pra isso)
      nao é preciso foto
      seu filho, nesse caso, como turista, nao paga menos. ele precisaria fazer um oyster especial, mas teria q ter endereco aqui. entao melhor comprar o de adulto mesmo.

  20. Comprando a Oyster card te cobram um deposito de 5 pounds, que e devolvido nos guiches do tube ao finalizar o periodo contratado ou quando vc. finaliza o uso (caso vc tem um oyster de 7 días e va embora aos 5 días)

  21. Bom dia Helo!
    Estou lendo suas dicas para Londres!
    Irei com meu marido em Novembro deste ano e estou com umas dúvidas sobre o transporte!

    Chegarei a Londres pela St Pancreas e irei me hospedar em um hotel nos Kensington Gardens…como ficaremos 4 noites, vi que o Travelcard é melhor! Mas se eu optar por ir de metrô até meu hotel e voltar, como terei que fazer? Tenho que comprar um bilhete extra?
    Os táxis são muito caros???
    Aguardo seu retorno!!!
    Obrigada!

    • Oi Pamela, tudo bem? Bom, assim que vc chegar em St Pancras, dirija-se ate o guiche do metro e peca para o atendente o travelcard semanal para zonas 1 e 2 – e pronto! assim vc ja o utiliza para ir ate seu hotel! A regiao que vc vai ficar (kensington gardens eh um parque, seu hotel deve ser perto da entrada) eh servida por esse tipo de travelcard (zona 1- 2), entao nao tem problema algum.

    • e sobre taxi – bom, taxi eh sempre carinho neh? st pancras fica longe de onde vc vai ficar, entao acho que pelo menos 30 libras – isso sem transito. para ir de st pancras ate kensington gardens eh preciso passar por avendidas movimentadas, entao a chance de ficar parado no transito dentro do taxi eh muito alta. melhor usar transporte publico!

      • Obrigada pela pronta resposta!
        Uma outra dúvida…eu li um comentário seu em algum post que em Paris é mais complicado se dirigir até o hotel de transporte público por conta das malas….Pelo seu comentário, em Londres deve ser ao contrário, correto??
        Vou verificar um mapa para ver a correta localização do hotel, assim consigo calcular também o trajeto da estação de metro até o hotel, andando!

        • Bom, malas sempre atrapalham um pouco em transporte publico. Eu digo que em Paris eh pior pq la escada rolante no metro eh coisa rara. Aqui em Londres a probabilidade de ter escada rolante e elevador na estacao eh mais alta, quase todas tem!

  22. Olá Heloísa! Primeiro parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar conosco essa maravilhosa experiência.
    Eu e meu marido iremos para Londres em agosto e ficaremos hospedados no Hotel Holiday Inn – Stratford City, localizado na zona 3 do metrô. Tenho 2 dúvidas:
    – Existe um travelcard que abranja as zonas 1, 2 e 3? Sabe o valor?
    – Nosso vôo chega as 23:40 no Gatwick e soubemos que o último horário do metro é as 00:30, sob pena de termos que pagar 200 libras num taxi. É isso mesmo, as 00:30h é o ultimo horário do metro e um taxi do aero para o hotel sairia esse valor? Vc teria alguma outra sugestão para nos indicar?

    Desde já te agradeço imensamente se puder nos ajudar.

  23. Helô, HELPPPPP!!!!!

    Estou indo com minha mãe, tio e tia em setembro. Sempre comprei o semanal (sempre ficava mais de 5 dias), mas dessa vez estou bem perdida.

    Chegaremos à noite + 3 dias inteiros e retornaremos logo depois do meio-dia.

    Qual seria a melhor opção para nós?

    Bisou e Merci =)

    • Eu pegaria o semanal de novo! O pay as you go é no caso de andar bem pouco de transporte publico, e acho que com mãe, tia e tio, vc não vai conseguir andar taaanto a pé, né? E com o semanal vc nao precisa ficar se preocupando em colocar crédito – tá pago e pronto! mas assim, se seus familiares são mega dispostos e vc acha q so vai precisar de metro de manha e a noite, aí é outra coisa. é q tomo por base a experiencia com os meus pais, e uso MUITO metr6o quando eles estão aqui

      • Ótimo…. vou fazer um teste com a disposição deles aqui em Parrí. Serão 10 dias aqui antes de irmos para Londres. Eles são super dispostos, atléticos.. a sedentária do grupo sou eu :/ (mas em viagens caminho feito louca e mega feliz).
        E como é a primeira vez dos meus tios aqui, vai ter muita bateção de perna.
        Eu devorei o seu guia e já tenho o roteiro, well, o seu roteiro 😀 Agora tenho que ver os restos aqui do blog, para selecionar alguns.
        Brigadão pela ajuda Helô.

  24. […] Eu voei de Washington DC de British Airways, companhia aérea que eu gosto muito e principalmente pra Londres, porque os voos são diretos!!! Eu durmo aqui e acordo lá, pronta pra explorar a cidade. No aeroporto, eu sempre gosto de pegar o Heathrow Express que eu já expliquei neste post Londres: A chegada. Depois é só pegar o metrô, que a Helô explicou nestes dois posts: Desvendando o metrô de Londres I- Linhas e sentidos e Desvendo o metrô de Londres II – Tickets e tarifas. […]

  25. Oi, Heloisa! Parabéns pelo blog, estou amando seus conteúdos.

    Eu e meu marido vamos pela segunda vez em fevereiro, da última vez utilizamos táxi, dessa vez queremos experimentar usar o transporte público.

    Vamos chegar por Heathrow, com duas malas grandes, acha inviável ir para o Queens Gate de metro? É onde fica o nosso hotel.

    Ficaremos 4 dias, mas gostaria muito de ir ao Windsor Castle.

    Para andar de metro dentro das zonas de turismo, ir de metro para o hotel, saindo do aeroporto e visitar o Windsor Castle, qual é a melhor opção de ticket, pela sua experiência?

    Obrigada! Beijos.

    • Oi! Obrigada! é possível sim, pq o metrô sai de Heathrow vazio, entao vc consegue lugar pra sentar. O problema é a troca de metrô, que provavelmente vc tera q subir e descer escadas com as malas.
      Para ir a Windsor não se usa o ticket de metrô, não é aceito. vc precisa comprar uma passagem de trem separada! Como vc vai ficar apenas 4 dias e vai usar metro para ir e vir do aeroporto, eu aconselho vc comprar o Oyster Pay as You go. Coloque um credito de 40 libras, e aí vc vai usando esse credito.

      • Obrigada pela resposta incrivelmente rápida =D

        Só mais uma pergunta:

        O Heathrow Express seria uma melhor opção para nós nesse caso? Compraria os bilhetes + o Oyster Pay as You go.

        Sobre sua dica, como vamos em 2, preciso comprar 2 cartões e carregar 40 libras em cada ou você fala de comprar 2?

        Muito obrigada! Beijos.

        • Oi! Ah, vi que vc comprou o guia, vai gostar! Depois me diz!
          Olha, eu acho o Heathrow Express ótimo, é carinho, mas tão rápido! Aí sim, vc compra bilhete do express mais o Oyster pay as you go.
          E sim, para duas pessoas vc tem q ter dois cartoes – vc coloca quanto de credito quiser em cada um, e depois se sobrar vc pode pedir reembolso no guichê!Mas cada pessoa tem q ser o seu separado. vc nao pode passar a catraca com o seu e depois dar pra outra pessoa passar a catraca com o mesmo, vai dar erro. entao pegue dois separados!

          • Descobri que eu posso ir de Heathrow para o meu hotel de metrô, pois não vou precisar fazer baldeação. A estação mais próxima do meu hotel é a Gloucester, então vou pegar a piccadilly no sentido cockfosters, vou sair direto na minha estação \0/ =D

  26. Olá, tenho viagem marcada para Londres e fiquei com dúvida quanto ao Oyster.
    Pretendo utilizar o metrô para ir do Heathrow até o hotel que fica na zona 2. Como faço para comprar e quanto irei pagar o passe do aeroporto para o centro + o Oyster Travelcard 7 dias?
    Obrigada!

  27. Olá Heloisa 🙂 desde já dou os meus parabéns pelo seu blog, está muito bom mesmo!

    Agora eu tenho algumas dúvidas e gostaria que me ajudasse com a questão do transporte!

    1. Vou apanhar o Gatwick express até à London Victoria, mas depois não sei como me devo deslocar até ao meu hotel! Eu vou ficar no Royal National que é perto da estação Russel Square, mas não sei onde apanhar o metro nem em que linha sair!

    2. Vou aos estudios do Harry Potter, mas tenho que me deslocar do hotel até ao ponto de encontro do bus, a informação que dispensaram foi esta:

    London departure point: 4 Fountain Square, 121-151 Buckingham Palace Road, London SW1W 9SH

    Nearest Underground station: Victoria

    Como faço para chegar do meu hotel até ao ponto de encontro?

    3. Já agora, como vou utilizar o metro pelo menos 3 dias (ida e volta para a estaçao Victoria e a ida para o ponto de encontro do bus do harry potter), que bilhete acha que devo comprar? 😡

    Peço desculpa pelo incomodo!

    Muuuito obrigada! 🙂

    • Oi Sara – sugiro vc já estudar o mapa do metrô de Londres para se habituar, e também comprar o meu Guia de Londres a venda aqui no blog (bit.ly/guia-londres). Seguem as respostas:
      1. Quando vc chegar de trem em Victoria é só seguir as placas para o metrô (Underground), pegue a Victoria Line sentido Northbound e já na próxima estação, Green Park, troque pela Piccadilly Line. Aí pegue a Piccadilly Line e desça em Rusell Square
      2. Faça exatamente o caminho contrário descrito acima. Do seu hotel vá até Russel Square, pegue a Piccadilly Line até Green Park e em Green Park troque pela Victoria Line e vá para Victoria. então procure no mapa esse rua q vc tem que encontrar o ônibus
      3. acho que vc deve comprar o Pay as you go, coloque crédito e vá usando

  28. […] Antes de começar, não se esqueça de comprar seu cartão Oyster, para usar no transporte público. Compre o tipo travelcard de uma semana para zonas 1/2 e aí não terá nenhuma preocupação! Clique aqui para ler o post que explica tudo sobre tipos de tickets e tarifas. […]

  29. Olá Heloisa, tudo bem?
    Estou num impasse danado, gostaria de pedir sua ajuda, se possível.
    Estamos indo em março/2017 (eu, meu marido, filho de 4 anos, sogro e esposa). Estou cotando alguns hotéis ao lado do Heathrow, outros da rede Travelodge, perto do City Airport.
    Gostaria de saber como seria a carga para o teto diário do Oyster, neste caso.
    Dependendo do valor, acredito que seja mais interessante investir o excedente da carga para as zonas mais centrais.
    Como faço os calculos neste caso?
    Desde já agradeço muito!
    Beijos, Ana

    • Ana, não vale a pena ficar perto do heathrow, vc vai gastar MUITO dinheiro de transporte pq ele fica na zona 6. fora que se vc quiser ir e voltar no meio do dia, vai gastar uma hora e meia cada vez que quiser se deslocar. realmente nao vale a pena, ate entendo q hospedagem seja mais barata, mas não compensa. o city airport fica na zona 3 que é bem mais acessível e vc nao demora tanto pra chegar no centro. eu nao entendi exatamente a sua pergunta, vc quer o valor ? se vc circular entre zonas 1 e 3, vc gasta no maximo £7.70 por dia, por pessoa. nao sera descontado do seu oyster pay as you go mais do que isso. se vc quiser comprar um oyster semanal, pra nao precisar colocar credito, vc gasta £38.70 por pessoa. entao é só calcular quantos dias vc vai ficar e ver o q vale mais a pena!

  30. Olá bom dia. Estou planejando minha viagem para maio e vou ficar 7 dias em Londres contando o dia da chegada e o dia da partida. Estou com a seguinte dúvida:
    1-Se eu adquirir o 7-day travelcard para o oyster eu vou ser descontado mesmo para os dias que eu não usar?
    2-Se eu adquirir o travelcard para a promoção 2 para 1 na ferrovia vou ter direito a utilizar o bilhete de papelão pelos dias a contar da data de validade e o valor é fixo pago no momento da compra e não reembolsável mesmo que eu deixe de utilizar por alguns dias?

    • oi Roberto, seguem as respostas:
      1- o travel card tem um preço fixo, e com ele vc usa o quanto quiser do transporte nesses 7 dias. ou seja, vc paga quando compra, e nao no fim. entao nao tem como “descontar” os dias nao usados, pq nao conta por dia, mas é o total, entendeu? independente do quanto vc vai usar. é um preço fixo
      2-sim, valor fixo e não reembolsável. eu nao sei se entendi sua pergunta direito, mas é mais ou menos como a resposta acima. é um valor fixo, nao divide por dias usados, como falei acima.

      • Oi Heloísa, é isso mesmo que estava em dúvida. Estou pensando se os descontos da promoção 2×1 serão maiores do que os dias em que ficarei sem usar o 7 day travelcard. Agora minha dúvida está só entre o 7 day travelcard da ferrovia e o Oyster as pay as you go.

        • Roberto, o oyster travel card emitido pela ferrovia tem o mesmo preço do emitido pelo metrô. a conta que vc tem q fazer é: quantos dias acha que vai usar o transporte público? se for 4 dias, já vale comprar o travel card!

  31. Oi Heloisa!! Muito legal seu blog! Olha só, eu ainda tenho uma dúvida. Na minha viagem, eu chego no aeroporto LCY e logo em seguida pego um trem para Paris. Três dias depois voltarei para Londres e aí sim ficarei por 6 dias (travelcard semanal neste caso né?). Mas a dúvida é a seguinte: qual o melhor jeito de sair do aeroporto para a estação de trem? Vale a pena eu comprar um oyster card e usar o sistema pay as you go? Porque depois, eu quero comprar o travelcard em uma estação de trem para poder aproveitar aquela promoção 2for1. Me ajuda??

    • Vanessa, no site tfl.gov.uk tem o planner, vc coloca de que estação está saindo e para qual está indo e ele te fala qual melhor caminho. se vc for comprar o travelcard de estacao de trem para o 2for1 nao compre o oyster para fazer pay as you go para essa primeira viagem entre aeroporto e a estacao para ir a paris, nao vale a pena nesse caso.

  32. Olá, Heloisa 😉
    Meu marido e eu estamos com o seguinte roteiro em Londres:
    Dia 26 de abril: chegaremos em Londres pelo aeroporto de Luton
    Dias 27 a 29 de abril: Londres
    Dia 30 de abril: iremos embora pelo aeroporto de Heathrow.

    Pretendemos passear pelas zonas 1 e 2.
    1) Qual a melhor opção de cartão de transporte no nosso caso?
    2) É melhor pegar um Oyster Card e carregar com o caping diário? Ou é melhor um Travelcard 7 Day, para poder aproveitar a promoção 2×1?
    3) E qual a melhor forma de chegar em Londres pelo aeroporto de Luton? E qual a melhor forma de sair de Londres e ir para o Heathrow?
    4) Greenwich é zona 2?

    Fiz uma simulação, mas não sei se estou certa. Por favor, me corrija se eu estiver errada 😉

    1ª opção: Oyster Daily Anytime
    O valor dele para as zonas 1 e 2 é £6,60 por dia.
    Como vou passar 3 dias, fica £19,80 + £5,00 (cartão) = £24,80.
    Como somos 2 (eu e meu marido), fica £49,60.
    Preço das atrações que queremos visitar (multiplico por 2 porque são 2 pessoas):
    London Eye: 2 X £26 = £52
    Torre de Londres: 2 X £28 = £56
    St. Pauls cathedral: 2 X £18 = £36
    Total = £49,60 + £52 + £56 + £36 = £193,60

    2ª opção: Travelcard 7 Day
    Achei melhor o 7 Day porque o Travelcard Day Anytime é £12,30 por dia. Para os 3 dias fica £36,90.
    O valor do Travelcard 7 Day para as zonas 1 e 2 é £33 + £5,00 (cartão) = £38.
    Como somos 2 (eu e meu marido), fica £76.
    Preço das atrações que queremos visitar (não multipliquei por 2 porque elas participam da promoção 2×1):
    London Eye: £26
    Torre de Londres: £28
    St. Pauls cathedral: £18
    Total = £76 + £26 + £28 + £18 = £148

    Tem algo errado na minha simulação?
    O melhor para a minha situação é realmente pegar o Travelcard 7 Day, e aproveitar a promoção 2×1? Ou pegar o Oyster card e carregar com o caping diário?

    Obrigada 😉

    • Oi, tudo bem?
      Sobre locomoção de e para os aeroportos, tem toda a explicação no meu guia de Londres, vc pode saber mais sobre o guia aqui: bit.ly/guia-londres (o ebook custa baratinho, R$14.90!)
      Sim, Greenwich é zona 2
      se vc quer muito visitar essas atracoes pagas, sim, pegue o travelcard da promocão 2×1, mas nao se esqueça q isso faz com q vc tenha q ir numa estacao de trem e ficar na fila do guiche pra comprar esse oyster especial e ter a foto. suas simulações estao certinhas!

  33. Olá,
    Muito obrigado pelo seu post, ajuda muito!
    Eu fiquei com uma dúvida, pois farei um intercâmbio na Inglaterra, mas não em Londres, então ficarei dois finais de semana em Londres e depois ficarei 4 dias seguidos. O que você acha que compensa mais nesse caso?

  34. Olá!
    Ficarei 2 dias em Londres. Depois, 8 dias fora e retorno para mais uma semana em Londres. O que compensa em relação ao transporte neste caso?
    Obrigada!

  35. Olá. Tudo bem? Estou com uma dúvida, moro na zona 2 e trabalho na zona 1, sempre recarrego meu oyster por mês zonas 1 e 2. Recarreguei até dia 12/08 só que vou me mudar para a zona 4 fim desse mês, como faço para usar meu oyster q já está carregado até dia 12/08 para as zonas 1 e 2 , sendo q vou morar na zona 4. Obrigada

  36. Olá! Vou ter que abusar da sua boa vontade, já que li tudo na internet e não encontrei uma resposta que me deixasse tranquila!
    Vou ficar na zona 5, e a estação mais próxima só tem trem, então eu precisaria ir de trem até uma estação mais central para pegar o Tube. Lendo o site do TFL fiquei em dúvida se o teto do PAYG inclui as viagens de trem (segundo a tabela atualizada, o daily cap PAYG das zonas 1-5 seria 11 pounds). O semanal sairia 56 pounds. Como ficarei apenas 4 dias, pelo PAYG sairia mais em conta… Mas o daily cap do PAYG contempla também as viagens de trem ou tem caps separados para bus + train e tube?

    Muito obrigada desde já pela atenção e por salvar nossas vidas com seus posts hehehe

  37. Tenho duas perguntas:

    Vou comprar um Oyster Travelcard para 7 dias. Eu gostaria de saber qntas libras a mais tenho q ter no cartao para ir para Watford pq vou no Harry Potter. Eu tenho q partir da Euston para a Watford Junction Rail Station né?

    E outra dúvida se eu sair as 6:00 que é off-peak, mas chegar no destino depois quando ja for horario de pico, como que vao me cobrar? Cobram no horario de pico ou nao?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui