Itália: My Tuscan Experience, um site para explorar a Toscana

17
Toscana
Toscana

A minha viagem para a Toscana aconteceu a convite do projeto My Tuscan Experience, organizado por 3 universidades italianas em conjunto com empresários de turismo de diversas cidades da região. Eles criaram o site MyTuscanExperience.com (apenas em inglês por enquanto), que acabou de ser lançado (durante a semana que passei lá). Este site lista atividades e passeios pela região de Chianti, que é o “coração” da Toscana.

O Projeto

O objetivo é promover cidades e atrações que normalmente não são muito conhecidas dos turistas. Eles convidaram blogueiros dos 4 países que mandam muitos turistas para a região para testar algumas dessas experiências. Do Brasil eles convidaram o Aprendiz de Viajante e pra minha sorte eu estava disponível nas datas que eles queriam (a Cláudia e a Helô não podiam). Junto comigo foram dois blogueiros dos EUA, um da Áustria e uma da Holanda, e passamos 5 dias na Toscana conhecendo cidadezinhas e fazendo passeios que não costumam entrar nos roteiros da maioria das pessoas que viajam pra lá.

Nos 5 dias que passamos na Toscana, ficamos em 5 hotéis diferentes e fizemos vários passeios bacanas sobre os quais vou escrever em breve: degustação de vinhos, passeio de balão, visitas a fortalezas, castelos e outros lugares históricos, tour de uma fábrica de cristal pra ver os artesãos trabalhando, muita comida boa em restaurantes diversos, visitas a lojas de pequenos artistas locais, que fazem tudo a mão ali mesmo. E é claro, apreciamos as lindas paisagens toscanas.

Todos os passeios foram organizados e pagos pelo projeto, a gente tinha uma guia e um motorista levando o grupo pra cada lugar numa van. Os hotéis também estavam incluídos, eram todos hotéis pequenos e familiares que ofereceram seus estabelecimentos pro projeto. As universidades também pagaram as nossas passagens aéreas. Isso não é incomum na indústria de turismo, se chama “blog trip” e é a mesma coisa que as “press trips” que são feitas com jornalistas de jornais e revistas pelo mundo há décadas. A diferença é que convidaram blogueiros ao invés de jornalistas. Não recebemos dinheiro para escrever nada, não temos nenhum número de posts combinado pra escrever, não tinha que colocar nada nas mídias sociais (só eu que coloquei fotos nas mídias sociais durante a viagem, e isso porque eu quis fazer e porque esse é o nosso estilo no Aprendiz, os demais blogueiros que viajaram comigo por exemplo não colocaram nada). Tenho total liberdade pra escrever o que quiser e falar bem ou mal de qualquer coisa. Se não fosse assim nós do Aprendiz de Viajante nem aceitaríamos o convite, porque a gente não abre mão dessa liberdade editorial (e vocês vão ver algumas críticas, nem tudo é perfeito).

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto BLACK4U! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Conversar com esses italianos envolvidos no projeto foi muito interessante: aprendi logo que a Itália tem muito em comum com o Brasil, e isso não é um elogio. O governo não investe no turismo tanto quanto deveria, as cidades menores ficam esquecidas e os empresários locais estão na maior luta para sobreviver. Muitas ideias boas se perdem com burocracias, e anos passam antes que qualquer coisa se materialize. Como a Itália está em crise, o turismo local não está crescendo muito, então eles estão desesperados pra trazer mais turistas estrangeiros. Um dos donos de hotel falou que a novela Passione há alguns anos foi uma maravilha, que trouxe um número enorme de brasileiros para a região. Mas é difícil encontrar informações sobre as cidades menores, o que se vê são sempre as mesmas cidades famosas, por isso eles resolveram convidar os blogueiros para essa visita.

O Site

Como eles não podiam nos levar pra conhecer as mais de 200 experiências que estão no site MyTuscanExperience.com, recomendo muito que você visite o site se estiver planejando uma viagem para a Toscana. Você pode escolher que tipo de experiência está procurando (Cultura, Gastronomia, História, etc) e eles te dão uma lista com as atrações e localização como sugestão. O site é novinho e eles ainda estão melhorando várias coisas, inclusive a navegação e vão adicionar mais atividades, fiquem de olho!

Home page do site MyTuscanExperience.com
Home page do site MyTuscanExperience.com
Clicando em Plan no menu principal você chega nessa lista de atrações
Clicando em Plan no menu principal você chega nessa lista de atrações
Clicando em Plan na tela anterior você chega nessa busca onde marca que tipo de experiências te interessam
Clicando em Plan na parte de baixo da tela anterior você chega nessa busca onde marca que tipo de experiências te interessam

Duas viagens em uma

Depois da Toscana eu aproveitei e estiquei a viagem por uns dias visitando a Umbria, fiquei na casa de uma amiga que mora por lá. Foi interessante misturar na minha primeira viagem a Itália uns dias com guia e motorista (coisa que eu não costumo fazer nunca) e outros dias com os amigos ou sozinha, usando transporte público. Deu pra ter uma boa ideia de várias formas de explorar as cidades, e os prós e contras de cada forma. Obviamente na segunda parte da viagem eu paguei tudo do meu bolso e o projeto não teve nada com isso.

Nas próximas semanas vou publicar os posts com todos os passeios bacanas que fizemos e as reviews dos hotéis também. Aguardem os posts!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


17 COMENTÁRIOS

  1. Olá, adorei as informações e esperarei pelos seus posts mas se vc tiver alguma informação sobre o passeio de balão para me passar antes, te agradeço! Abraços!

  2. Adoro viajar pelo mundo, mesmo sem sair de casa. Já estive em Roma e Paris, e
    me deparei com algumas situações, nas quais já havia sido prevenida através de
    blogs. O seu é sensacional. Parabéns.

  3. Ficarei aguardando seus posts ansiosamente, pois amo a Italia, e planejo fazer uma viagem para região da Toscana e adoraria fazer um roteiro inovador.

  4. Olá
    Gostaria de informações sobre a Italia.Eu e minha filha gostariamos de conhecer Roma. Visitar o Vaticano,Fazer passeios com as gondolas. Enfim conhecer o possivel na Italia em 8 dias .Temos cidadania italiana. Ela vai se formar em Psicologia em março de 2017. . Pretendemos inclusive morar lá. Ela está fazendo curso de italiano.A principio nossa viagem está planejada para abril de 2017. Se possivel me de dicas.Obrigado. Um abraço !!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui