Meia Noite em Paris – Um Roteiro pelas Locações do Filme

54
pontejaponesa

Depois de semanas escutando críticas e elogios ao filme Meia Noite em Paris, finalmente fui ao cinema assistir. Resolvi não ler muito sobre ele, não perguntar muitos detalhes,para não criar muitas expectivas ou me decepcionar. Na verdade eu não suporto Woody Allen. Vejo raramente os filmes dele e somente porque gosto muitoooo da história ou dos atores, não porque foi ele que fez. Se você é fã ou não de Woody Allen, se você gosta de comédia romântica meio fantasia ou não, nada disso importa. Quem rouba a cena nesse filme é Paris! A cidade luz está linda, poética e mais convidativa pro romance do que nunca. Na abertura uma coleção de cenas dos lugares mais famosos da cidade, que eu até achei um pouquinho exagerada no comercial. Mas não há como negar, é um lugar encantador.

O filme me ganhou na 1a cena…abre para uma paisagem lindíssima e florida, a ponte japonesa ao fundo, num dia ensolarado no jardim que eu reconheceria em qualquer foto ou filme e provavalmente de qualquer ângulo. Gil e Inez, os personagens, são introduzidos no filme em Giverny, os jardins de Monet. Não, eu não vou contar o filme, mas alguns dos comentários a seguir podem ser considerados spoilers, portanto, se ainda não viu o filme, continue a leitura por sua conta e risco.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Meia Noite em Paris é um passeio pela cidade, de dia, a noite, por hotéis, restaurantes, pontos turísticos e outros lugarzinhos nem tão conhecidos assim. As locações dariam um roteiro prontinho pra uma viagem deliciosa a Paris. Eu não duvido nada que já exista algum tour sendo oferecido por lá, mas como adoro o assunto e amei muitos lugares do filme, fui buscar pra vocês os endereços, que estão aqui, detalhados, pra se quiser, fazer o seu roteiro por conta própria.

A Torre Eiffel e Champs Elysees aparecem em vários momentos e são impossíveis de não reconhecer, mesmo para quem nunca fui a cidade.

Giverny Os Jardins de Monet – Os jardins são fora de Paris e nas minhas três vezes a Paris, não consegui visitar. Está no topo da minha próxima viagem a cidade!
Endereço: 84, Rue Claude Monet, Giverny, França

Os jardins de Monet
Os Jardins de Monet – Foto: Divulgação

Musée de l’Orangerie – É onde ficam os painéis enormes das Ninfeias do Monet, um dos meus museus preferidos de Paris no filme está em uma cena que além das Ninféias, eles vão pra uma outra ala onde conversam sobre um quadro de Picasso. É um museu pra ir com calma.
Endereço: Jardin des Tuileries 75001 Paris, França

Hotel Le Bristol – O hotel onde Gil e Inez estão hospedados é um 5 estrelas queridinho dos famosos de hollywood. As diárias começam em 800 euros. Em compensação você ficará num dos hotéis com os maiores banheiros de Paris. 🙂 Se você quiser dar uma passadinha na “brasserie” do hotel para comer um hamburguer, prepare-se para deixar quarenta euros e uma taça de champagne custa a bagatela de 30 euros.
Endereço: 112, rue du Faubourg Saint-Honoré 75008 Paris, França

Hotel Bristol
Hotel Bristol – Foto: Divulgacao

Le Meurice:  Hotel 5 estrelas em Paris e no filme é onde acontece a degustação de vinhos. As diárias começam em 700 Euros.
Endereço: 228 rue de Rivoli, 75001 Paris, France

Restaurante Le Grand Véfour Inez jantando com os pais.
Endereço: 17 rue de Beaujolais 75001 Paris
Musée des Arts Forains: Esse museu que tem carrosséis, balanços e bicicletas. Gil encontra Adriana aqui quando descobre que ela não está mais tendo um caso com Picasso
Endereço: 53, avenue des Terroirs de France, Paris, França

Maxim’s: Esse restaurante é conhecido pelo seu museu e interior em “art nouveau”. É aqui que Gil e Adriana se perdem na Belle Époque.
Endereço: 3, rue Royale – 75008 Paris, França

Rio Sena – Aparece várias vezes e em especial na cena do Gil andando sem rumo pela beira do Sena e na capa do filme. O rio corta a cidade, tem vários barcos de turismo que fazem um tour pelo Sena.

Rio Sena
Rio Sena – Foto Divulgação

Museu RodinAqui acontece uma das cenas onde Paul, um dos personagens metido a sabe tudo, tenta mostrar todo o seu “conhecimento” e é onde a 1a dama Carla Brunni faz a sua ponta como uma guia do museu.
Endereço: 79 Rue de Varenne, Paris, França

Escadaria na Rua Montagne
Escadaria na Rua Montagne

Rue Montagne St. Genevieve:  É aqui que o Gil vai todas as noites e senta na escadaria. Esta rua fica no 5e arrondissement perto do Panthéon. Os sinos que se ouvem aqui são da igreja  St Etienne du Mont.

Marché Paul Bert:  é onde Gil compra um disco e conhece Gabrielle. É um mercado a céu aberto com especialistas em antiguidades, moda e decoração.
Endereço: Rue des Rosiers – 93400 Saint Ouen França
Quai de la Tournelle: Varias bancas de livros estão nessa quai e é onde Gil compra o diário escrito por Adriana.

Chopard’s – Perto da praça Vendome é onde Inez e a mãe olham anéis de noivado.
Endereço: 1 Place Vendôme, Paris, França

Rue des Renaudes and Boulevard Courcelles – Inez e a mãe procuram movéis antigos.

Square Jean XXXIII – Esta praça fica atrás da catedral de Notre-Dame e no filme é onde a guia do museu traduz o diário de Adriana para Gil.
Endereço: 4eme arrondissement atrás da Catedral de Notre Dame, Paris, França
Shakespeare & Co. Bookstore: Uma das mais famosas livrarias do mundo, onde vários escritores famosos se reuniam. No filme, Gil aparece saindo da loja.
Endereço: 37 rue de la Bûcherie 75005 Paris, França
Ponte Alexandre III: É a cena final do filme, quando Gabrielle encontra Gil e começa a chover.É uma das pontes mais lindas de Paris, cheia de detalhes, que conectam as áreas de Champs Élysées e Torre Eiffel.

Eu adorei o filme pela simples razão de me levar para passear numa das minhas cidades favoritas em 2 horas. E você? Viu o filme? Algum lugar que foi locação do filme que você gostaria de visitar ou revisitar? Alguma outra locação que eu tenha esquecido nesta lista?


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


54 COMENTÁRIOS

  1. Eu também amei esse filme e embora não me ache uma apaixonada por Paris, acho difícil não sair do cinema louca pra conhecer a cidade, ainda mais depois daquela cor linda que deram ã ela no filme 🙂

    Adorei saber mais sobre os lugares por onde ele passou, e queria muito saber que lugar era aquele que ele esperava a carona todas as noites.

    Tive a impressão que o castelo que mostra o detetive perdido no final, era Versailles. Será que é ou não?

    • Marcia,
      o lugar que ele esperava a carona é esse do lado da foto da escada.. “Rue Montagne St. Genevieve: É aqui que o Gil vai todas as noites e senta na escadaria esperando pelo carro que passa para levá-lo aos “anos 20″. Esta rua fica no 5e arrondissement perto do Panthéon. Os sinos que se ouvem aqui são da igreja St Etienne du Mont.”

      Sim.. aquele lugar era Versailles.. esqueci de botar Versailles que eles também visitam no presente. Boa lembrança!

      • Oi Claudia,

        Se bem lembro, tem uma cena onde ela almoça com os pais, na mesa ao lado, alguém com um cachorro. Se não me falha a memória, aquele é o restaurante do hotel Le Meurice;

  2. Cláudia, você vai amar Giverny…as cores, os cheiros, as flores, a história…Fácil de chegar, não precisa nem pagar por pacote separado. Recomendo ir na época da primavera, porque o jardim está no auge da florada. Vontade de voltar…Beijo.

  3. Realmente o que se destaca no filme são o cenários de Paris… Apesar de ser fã de Wood Allen e achar que a atuação de Owen Wilson foi surpreendente, concordo que a cidade é o ponto forte do filme, por uma questão ainda mais especial as primeiras cenas do filme onde mostram diversos lugares de Paris me remeteu muito minha cidade Porto Alegre ….. simplesmente lindo!!!

  4. Cláudia,

    Sou uma leitora silenciosa, gosto muito de seu blog e obrigada por me esclarecer que as Ninfeias do Monet ficam no Musée de l’Orangerie , por isso que não as achei no D’Orsay 🙁

  5. Claudia,
    Tinha visto seu post antes, mas deixei para lê-lo depois de ver o filme.
    Vi o filme ontem à noite e a primeira coisa que fiz hoje foi procurar pelo seu post para conhecer as locações. Já inclui tudo no meu mapa de Paris!
    Se a minha expectativa pela primeira viagem à Paris, já era grande, depois de ver o filme, ela ficou maior ainda. E visitar Paris sob essa perspectiva deve ser algo interessante!
    Brigadão!!

    • Divirta-se Tiago!
      Paris é deliciosa.. e ver ao vivo as cenas do filme, com certeza vai tornar essa viagem ainda mais especial!

  6. A partir do seu site consegui localizar a escadinha que tanto quero conhecer. Assisti ao filme e amei! Estou em Paris e vou visita-la. Obrigada pela dica. Super beijo.

      • Claudia querida, localizei a linda escada e tirei uma foto nela. Voce nao imagina como fiquei feliz. Tive a sorte de acessar o site e conseguir o endereco aqui.
        Acho que os astros estavam a meu favor, fui no dia 21/06/2012, estava acontecendo a feira da música, tive o privilégio de ver inúmeras bandas tocando em todos os bares da regiao.
        Obrigada!
        Beijo.

  7. Claudia Beatriz,

    Parabéns pela sua postagem.

    Assisti o filme ontem. Excelente roteiro e imagens.

    Em julho irei conhecer Paris e vou fazer todo o roteiro do filme.

    Obrigado pelas dicas.

    Abraços.

    Zivaldo – Fortaleza -Ceará

    Obs:

  8. Eu fui a Paris em Abril, e fiz todo o roteiro do filme com minha família! Foi muito legal! Sempre que vou a Paris me encanto com a cidade! Sem dúvidas um lugar lindo pra sonhar! Em minha conta no instagram tem algumas fotos dos lugares onde estive: @marisaavlis

  9. Amei Meia Noite em Paris ! Amo Paris, para mim é a cidade mais linda do mundo ! Quero fazer o roteiro do filme da próxima vez ! Eu ja fiz o roteiro de Amélie Poulain!

  10. Olá, tudo bem? Sou o designer da revista Segue Viagem, revista que vai para todos os agentes de viagens e hoteleiros do país inteiro. Na nossa próxima edição, vamos falar de filmes com link para destinos, como Meia noite em Paris. Para ilustrar a matéria gostaria de colocar fotos do seu blog. Você poderia me passar também crédito das fotos?
    Para conhecer nossa revista, acesse o link: http://www.revistasegueviagem.com.br
    Obrigada
    Tatiana

  11. Ameeeei o post, e amei o filme, aliás, me sinto exatamente como o Gil, querendo voltar p minha época de ouro que é exatamente no período dos grandes escritores, artistas <3 indo para Paris e com certeza vou nesses lugares!!!

  12. Ainda nao assiste ao filme, mas fiquei muito curiosa pra ver. Adoro Paris e sexta feira proxima estarei indo pra la novamente. Vou rever estes lugares maravilhosos.Grande abraço!

  13. Oi Claudia ! Adoro seu blog , pesquiso nele quase todos os dias, sempre planejando o passo a passo de todas as viagens!! Tbm nao sou fã de Wood Alan , mas adorei o filme justamente por mostrar Paris! Tbm não conheço Giverny ,mas já está programado para o ano que vem !
    No filme tem uma cena em que o Gil encontra Hemingway para beber um drink se nao me engano é no Les Deux Magots ( 6 place Saint Germain des Prés). E tem tbm o restaurante Polidor ( 41, Rue Monsieur le Prince) que existe ate hoje mas que no filme o Gil sai dele se arrepende e volta e aí aparece uma lavanderia no lugar !!!
    Parabens ! Bj

  14. Eu adoro este filme! Assisti 4 vezes…. Estou indo para Paris em junho vou visitar estes lugares!! Excelente suas dicas, obrigado!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui