Onde ficar no Rio de Janeiro – Bairro a Bairro

12
Pao de acucar

O Rio de Janeiro é a minha cidade queridinha, então pra quem quer saber onde se hospedar no Rio de Janeiro, pode sim falar comigo, porque além de ter recomendado hotéis para centenas de amigos do Brasil e exterior que passaram pela cidade eu já me hospedei em alguns hotéis por lá, depois que fui morar no exterior e voltei com a família.

A cidade tem uma profusão de hotéis, mas não é a mais barata no quesito acomodação. Então é bom ficar de olho na localização e não se esqueça de ler as resenhas com opiniões das pessoas que já ficaram nos hotéis. Além dos hotéis tradicionais, a cidade tem também muitos albergues e apartamentos para alugar por curta temporada. Leia sempre todas as informações e restrições.

Onde ficar em Ipanema

Ipanema é uma das queridinhas do Rio de Janeiro e é o meu lugar preferido para ficar na cidade. Isso porque a vida aqui não para. Tem diversão para quem gosta de curtir uma boa praia durante o dia e para quem quer aproveitar a vida noturna na cidade. Assim como a cidade, existem opções de hotéis para todos os gostos. Para os mais tranquilos, existe o Arena Ipanema Hotel. Para quem gosta de festas e agitação, o Caesar Park é uma opção. Dos pontos turísticos preferidos por perto, separamos dois: a Praça General Osório, onde, todos os domingos, desde 1968, ocorre a Feira Hippie de Ipanema e a Casa de Cultura Laura Alvim, com teatro, cinema e exposições. O bairro possui três estações de metrô: General Osório, Nossa Senhora da Paz e Jardim de Alah.

 >>> Onde se hospedar em Ipanema

Onde ficar em Copacabana

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Copacabana é um dos lugares mais populares no Rio de Janeiro para os turistas. O bairro é servido por três diferentes estações de metrô: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo. As melhores opções são na Orla de Copacabana, onde fica o lindíssimo Belmond Copacabana Palace. As ruas próximas tem também muitas opções de hotéis e já nos hospedamos no Américas Benidorm Hotel. Copacabana possui uma fama de longa data. Hoje é um bairro que atende à todos, desde o mais luxuoso hotel, à boate mais underground. O famoso desenho no seu calçadão é de inspiração portuguesa e representa o encontro das águas. É também aqui que encontramos as estátuas em bronze do poeta Carlos Drummond de Andrade e do compositor Dorival Caymmi.

 >>> Onde se hospedar em Copacabana e Praia de Copacabana

Onde ficar no Flamengo

Flamengo fica basicamente entre o Centro e as praias da Zona Sul. É um bairro residencial muito prático, também podendo ser acessado pelo metrô Flamengo. É um lugar calmo e tradicional entre as praias e as montanhas. A vida noturna não é tão intensa e a praia é imprópria para banho, mas a facilidade de locomoção não deixa preocupar. Podemos encontrar alguns hotéis tão históricos e tradicionais quanto o bairro, como o Hotel Novo Mundo ou o Hotel Regina. Além disso, um dos maiores parques do Rio fica no Flamengo, onde é possível praticar esportes, caminhar ou relaxar com amigos ou família.

 >>> Onde se hospedar no Flamengo

Onde ficar em Botafogo

Botafogo tem algumas ofertas de hotel como o Real Hotel e o Yoo2. O bairro é bem localizado, na Zona Sul, tem metrô – Botafogo, mas fique atento que algumas áreas não ficam muito próximas do metrô. Um dos meus lugares favoritos no bairro é Botafogo Praia Shopping que tem uma das melhores vistas do Rio de Janeiro e alguns dos restaurantes que eu recomendo para almoçar ou jantar com vista para o pão de açúcar ou para a Baia de Guanabara. Os cinemas mais cults e as opções alternativas do Rio você pode encontrar aqui.

 >>>Onde se hospedar em Botafogo

Onde ficar no Catete/Largo do Machado/Laranjeiras/ Cosme Velho

Estes bairros se misturam com muita facilidade e possuem acessos para se chegar ao bondinho, que sobe para o Cristo Redentor. São muito tranquilos e sem muita vida noturna, mas com alguns barzinhos; ótimos para quem está economizando, mas ainda quer ficar na Zona Sul do Rio. Catete e Largo do Machado são áreas historicamente ricas com fachadas dos prédios que refletem sua época colonial. O Palácio do Catete era a sede do governo brasileiro, antes de ir para Brasília. Já Laranjeiras é a sede do Governo do Rio, no Palácio Guanabara. A Casa Beludi fica nesta região. 

 >>>Onde se hospedar em Laranjeiras/ Catete/ Largo do Machado

Onde ficar no Centro e na Lapa

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O Centro e a Lapa são extremamente conhecidos pela vida noturna e boêmia do Rio de Janeiro. O Centro, com diversas linhas de metrô e a facilidade do trem, é o centro comercial da cidade. Aqui se misturam os edifícios coloniais com modernas construções. Famosa pelo Cartão Postal de seus incríveis Arcos, a Lapa reúne gente do Rio inteiro. É o berço da malandragem e boemia carioca, é o bairro mais eclético, desde o samba 0800 na Rua do Ouvidor, ao Rock’nRoll do Circo Voador. Para quem quer ficar mais perto da vida intensa na cidade, indicamos o Americas Granada que fica pertinho da Lapa e os hotéis Vila Galé Rio de JaneiroProdigy Hotel Santos Dumont ou o 55 Rio são boas opções.

 >>>Onde se hospedar no Centro

Onde ficar em Santa Teresa

Santa Teresa é um bairro boêmio e morei lá por alguns anos. É bem diferente de toda a zona sul do Rio de Janeiro e tem opções de hotéis que mostram isso, como o Sant’ Martre ou o MGallery. A dificuldade por lá é de locomoção, porque fica-se dependente de transporte, Santa Teresa está bem no alto do Rio de Janeiro. É um bairro artístico, colorido, arborizado e definitivamente carioca. A oferta de barzinhos e restaurantes é enorme e em alguns finais de semana acontece o Arte de Portas Abertas, quando é possível visitar os ateliês dos artistas. É possível subir suas ladeiras  de bondinho, moto táxi e até de carro. A vista é incrível! Também encontramos diversos pontos de cultura, como o Parque das Ruínas.

 >>>Onde se hospedar em Santa Teresa

Onde ficar na Barra da Tijuca

Com as Olimpíadas, a oferta de hotéis na Barra da Tijuca aumentou bastante e facilitou a vida dos turistas com o metrô que chegou ao Jardim Oceânico e faz conexão com BRT. Mas fique atento que, ainda assim, até as áreas mais turísticas na Zona Sul, gasta-se pelo menos uma hora e meia. A Barra é conhecida por ser parecida com Miami. Condomínios fechados, avenidas largas e muitos shoppings. Apesar disso, a beleza de suas praias é gigante, além de muitos restaurantes, bares e boates. O Grand Hyatt e o Américas Barra Hotel são boas opções para quem quer ficar na Zona Oeste do Rio.

 >>>Onde se hospedar na Barra da Tijuca

Onde ficar em Jacarepaguá

A vila olímpica em Jacarepaguá trouxe uma boa oferta hoteleira e de apartamentos de aluguel para temporada para Jacarepaguá. Para quem quer turistar pelo Rio, é mais indicado ficar perto de alguma estação do BRT, pela facilidade de acesso aos demais bairros da cidade. Além da grande demanda de hotéis, o Hilton Barra e o Best Western Rio Convention são ótimas opções, perto dos centros comerciais e estações de BRT.

 >>>Onde se hospedar em Jacarepaguá

Onde ficar na Tijuca

A Tijuca é a queridinha da Zona Norte. O bairro possui estação de metrô e por isso tem fácil acesso a vários os outros bairros. Ele normalmente não entraria em listas de lugar para se hospedar no Rio de Janeiro, mas por causa das Olimpíadas, a oferta de apartamentos para alugar aumentou bastante, por ser próximo ao Maracanã. A Tijuca é um bairro residencial, mas tem seu lado boêmio, ao lado da tradicional Vila Isabel. Além disso, é onde fica a Floresta da Tijuca, com diversas trilhas de cachoeiras. É uma ótima opção para quem quer economizar na viagem, mas ter facilidade de acesso na hora de turistar. Há muitas opções e é bom pensar em hotéis e apartamentos que fiquem mais próximos ao metrô, como o Hotel Villa Tijuca ou o Gallant Hotel. O acesso a zona sul também pode ser feito de táxi/uber via túnel Rebouças e o Shopping Tijuca tem uma profusão de lojas e restaurantes. Atenção com a localização, porque a Tijuca é cercada de morros e comunidades, então quanto mais perto do metrô, melhor.  

 >>>Onde se hospedar na Tijuca

 

Quer saber o que fazer no Rio de Janeiro? Veja nossos posts sobre a cidade!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


12 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui