Planejando a sua viagem para Seattle

131

Entre outubro de 2005 e março de 2008 nós moramos em uma cidade vizinha a Seattle. Era mais fácil dizer que a gente morava em Seattle, porque as cidades aqui nos EUA são meio que como bairros no Brasil. Nós visitamos a cidade onde nasceu o Starbucks e o grunge pela primeira vez em maio de 2005, e para nossa sorte pegamos dias lindos de sol e céu azul – e ficamos apaixonados pelo lugar. A beleza natural dessa região impressiona: picos cobertos de neve (a cadeia de montanhas chamada Cascade), um vulcão altíssimo ao fundo (o Mt Rainier), uma baía imensa (chamada Puget Sound, onde vivem famílias de baleias Orcas), uma cidade espalhada por colinas, pontilhada por lagos e pinheiros, muitos pinheiros altíssimos. Seattle está na beira da água, mas longe do mar aberto: a baía gigantesca que é Puget Sound liga a cidade ao oceano Pacífico. Para chegar em uma praia de mar aberto, você tem que dirigir horas e horas atravessando a Olympic Península, como vocês podem ver no mapa. Não se confunda: Seattle fica no estado de Washington, no extremo Noroeste dos EUA, fronteira com o Canadá, que não tem nada a ver com Washington DC, a capital federal na costa leste.

Localização de Seattle, vejam o oceano Pacífico a esquerda e como é longe da cidade
Localização de Seattle, vejam o oceano Pacífico a esquerda e como é longe da cidade


A cidade é charmosa, os locais são super relax: na maioria das grandes empresas que movem a economia da área (Microsoft, Amazon, Boeing, Starbucks, entre outras), os funcionários vão trabalhar de bermuda e camiseta, tomando um café seja do Starbucks ou de outras duas redes competidoras, Seattle’s Best Coffe ou Tully’s. Os nativos de Seattle não se preocupam com marcas, não ostentam, e principalmente, não se incomodam com o clima ruim. Quem assiste o seriado Grey’s Anatomy está acostumado a ver um pouco da cidade e o estilo de vida simples e confortável dos moradores da área. A gente tenta voltar uma vez por ano para rever os amigos e matar a saudade das montanhas!

Clima: o problema não é nem a chuva, chove menos em Seattle do que em Nova York, você sabia? A geografia de Seattle é que faz com que mais de 200 dias por ano sejam nublados, e isso é que afeta e muito o humor das pessoas. Nos três meses de verão quando o sol aparece é uma festa, todo mundo sai cedo do trabalho ou tira o dia de folga pra fazer alguma atividade ao ar livre. Pegar um dia de sol e céu azul em Seattle é motivo para comemoração, se você quer aumentar as suas chances de ver a cidade em toda a sua glória, planeje a viagem para o verão (junho a agosto). Mesmo assim vá preparado para as temperaturas amenas (leia-se leve um casaco, porque mesmo no verão pode fazer 15 graus) e não se surpreenda se pegar somente dias cinzas. O clima foi a razão principal de termos nos mudado, porque eu adoro a cidade e moraria lá facilmente se o clima fosse melhor (eu e todo mundo que já morou lá e foi embora, os preços dos imóveis seriam mais absurdos do que já são). Ao contrário do que muita gente imagina, no inverno quase não neva na cidade, somente nas montanhas. A cidade mesmo recebe pouquíssima neve (umas 2-3 tempestades por ano somente) e fica tudo um caos, porque Seattle não tem infra-estrutura para limpar a neve e o gelo rapidamente e o trânsito fica uma loucura. Pense que Seattle é quase que uma cidade irmã gêmea de Londres no quesito clima: não faz um frio absurdo, não faz um calor de verdade, é cinza a maior parte do tempo e está sempre meio friozinho.

Clima em Seattle: mesmo no verão, é fresquinho
Clima em Seattle: mesmo no verão, é fresquinho. Fonte: Weather.com
 

Atrações turísticas: Seattle combina atrações culturais e históricas com muita natureza, tem uma infinidade de passeios e trilhas por parques e montanhas, passeios de barcos nas ilhas de Puget Sound, a área tem muito a oferecer para quem gosta de atividades ao ar livre. Você só precisa se preparar psicologicamente antes de ir, porque pode estar um dia cinza e feio e o seu passeio de barco não vai ser tão bonito quando você imaginava. No verão, você pode subir uma boa parte do Mt Rainier de carro e brincar na neve que fica no topo usando short e camiseta. No inverno algumas ótimas estações de esqui por volta de 1 hora da cidade ficam sempre cheias, oferecendo descidas para todos os níveis de habilidade. A primavera traz tulipas, as fazendas de tulipas do Skagit Valley ficam espetaculares, e logo depois os rododendros, que são arbustos da família das azaléias que temos no Brasil, deixam tudo mais colorido. As atrações do Seattle City Pass são um bom começo: a Space Needle, o Seattle Aquarium, um cruzeiro pela baía com a Argosy Cruise, o Pacific Science Center, o museu EMP (de música, que também tem espaço para shows) e o excelente Museum of Flight. O centenário Pike Place Market em downtown é imperdível. Acho lindo o Olympic Sculpture Park, principalmente com o pôr-do-sol. O Museu do Vidro na cidade vizinha de Tacoma é muito legal, e ao lado da Space Needle abriu o Chihuly Garden and Glass que é um jardim de esculturas de vidro do artista local Chihuly. Você pode visitar uma das fábricas da Boeing, passear pelo imenso campus da Microsoft e conhecer a primeira loja do Starbucks. Veja no post o que fazer em Seattle, as principais atrações turísticas com mais detalhes, e passeios bacanas nos arredores também.

O centenário Pike Place Market, a Space Needle e a vista lá de cima
O centenário Pike Place Market, a Space Needle e a vista lá de cima


População & influência: essa região tem uma forte imigração asiática, é só pensar que é mais perto ir ao Japão a partir de Seattle (9h30 de vôo direto para Tóquio) do que ao Brasil (mais de 17 horas até o Rio, e não tem vôo direto) e você vai entender porquê. Como consequência, você encontra uma seleção fantástica de restaurantes tailandeses, chineses e japoneses, entre outros. Até hoje morro de saudades dos restaurantes tailandeses e japoneses de Seattle!

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Algumas atrações da cidade: Museum of Flight, EMP, Seattle Aquarium e Olympic Sculpture Park
Algumas atrações da cidade: Museum of Flight, EMP, Seattle Aquarium e Olympic Sculpture Park


Quanto tempo: separe no mínimo 5 dias para conhecer Seattle e seus arredores. É uma viagem muito longa a partir do Brasil, e a cidade não merece menos que isso. Eu recomendo 7 dias, e se você gosta de atividades ao ar livre, pode acrescentar mais dias facilmente para fazer passeios fora da cidade. De Seattle é interessante considerar uma visita a Vancouver, no Canadá, são apenas 2 horas de carro, e vale muito a pena. Se você está indo no inverno para esquiar, ainda pode incluir Whistler, pertinho de Vancouver, que é uma das melhores estações de esqui das Américas e foi sede das competições de esqui nas Olimpíadas de Inverno de 2010 em Vancouver.

Mt Rainier e Tubing em Snoqualmie Pass
Mt Rainier e Tubing em Snoqualmie Pass


Hospedagem: as melhores áreas são Downtown, Seattle Center (perto da Space Needle) e Lake Union (se você viu o filme Sintonia de Amor – Sleepless in Seattle, vai lembrar que o Tom Hanks morava com o filho em uma das casas-barco no Lake Union). Nessas áreas você fica perto de lugares interessantes, bons restaurantes e lojas e tem ótimas opções de transporte público. Para se sentir um morador cool da cidade, procure ficar em Queen Anne ou Capitol Hill. Se os preços em Downtown, Seattle Center ou Lake Union estiverem exorbitantes, você pode ficar em um hotel no Eastside, em Bellevue, mas não recomendo muito essa opção porque o trânsito de Bellevue para Seattle é bem chatinho (engarrafamentos horrorosos na hora do rush). Evite ficar perto do aeroporto, que é bem longe de tudo o que você vai querer fazer. Vou escrever um post mais específico sobre onde ficar em Seattle com nomes de hotéis e um mapinha.

Transporte: se você ficar hospedado em Downtown, Seattle Center e Lake Union, não vai precisar alugar carro, somente para fazer passeios fora da cidade. Se você ficar hospedado no Eastside, talvez seja uma boa alugar um carro, principalmente se você não estiver sozinho. Explico: as estradas da região tem pistas especiais para carros com mais de 1 ou mais de 2 passageiros (pra incentivar todo mundo que dirige sozinho a usar transporte público). Os ônibus são super civilizados, tem até ônibus com wi-fi, espaço para carregar bicicletas, climatizados, pra deixar a gente babando (mas eu morava numa área que não tinha ônibus perto e tinha que andar de carro pra tudo, infelizmente não usufruí dos ônibus bacanas que alguns dos meus colegas de trabalho pegavam).

Comida: o forte da região são peixes e caranguejos pescados ali mesmo na costa do Pacífico ou trazidos do Alasca, muito salmão, halibut (linguado), Dungeness Crab e King Crab (o caranguejo gigante). A culinária asiática na área é excepcional, fazendo ótimo uso dos peixes fresquíssimos. O vinho local do estado de Washington é muito bom, embora pouco conhecido dos brasileiros, vale a pena experimentar. Seattle e a costa oeste americana embarcaram há tempos na onda da comida local, sazonal e orgânica, produzida por fazendas locais, e os bons restaurantes da cidade tentam sempre usar esses ingredientes em seus pratos. Vou fazer um post separado sobre onde comer em Seattle, com a minha listinha de restaurantes preferidos e recomendações de amigos que moram na cidade.

Tulipas em Skagit Valley, Diablo Lake e Snoqualmie Falls: passeios lindos nos arredores
Tulipas em Skagit Valley, Diablo Lake e Snoqualmie Falls: passeios lindos nos arredores


São muitos lugares lindos para explorar em uma das áreas mais bonitas dos EUA. Ficou com vontade de conhecer Seattle? Já foi a cidade? Conte pra gente e aguarde os próximos posts!

Leia mais: meus posts sobre Seattle no Colagem. O Oscar tem ótimos posts sobre várias atrações da cidade.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


131 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo post Lu

    Adoramos visitar Seattle.. Hoje mesmo estava comendo as ultimas cerejas da Chuckar Cherries que experimentamos pela primeira vez no Pike Place Market e que compramos antes de nos mudarmos dos EUA para dar de presente para algumas pessoas aqui
    Saudades de lá!! Nos demos sorte e só pegamos tempo bom
    Obrigado por citar o MauOscar

    Bjs

  2. Oi Lú!!

    Tenho muita vontade de conhecer Seattle (muitos anos vendo Greys Anatomy hehehe)… O meu plano é ir pra lá quando formos pra Califórnia… Acho que em uma viagem de uns 20 dias dá pra incluir as duas regiões… Penso mesmo por causa da distância daqui do Brasil (nunca tinha pensado que o Japão ficava mais perto!).

    ;D

    Beijo!

    • Hah, mais uma fã de Grey’s Anatomy! 😉 Olha, a Califórnia tem tanta coisa pra ver e fazer que eu não acho que é uma boa dividir com Seattle não! Dá pra gastar os 20 dias na Califórnia facilmente entre San Diego, Los Angeles, San Francisco, Napa Valley e Yosemite, só pra falar dos lugares mais famosos! Eu acho que vale mais a pena é combinar Seattle com Vancouver (e Vancouver Island) ou mesmo com uma viagem ao Japão, passando uns dias em Seattle antes e depois, pra quebrar a viagem que é muito longa a partir do Brasil mesmo. Beijos!

      • É, Califórnia tem muita coisa pra fazer… Pra ir e voltar várias vezes!
        E também quero aproveitar pra conhecer Vancouver… Acho que teremos que desdobrar essa viagem em duas!!

        E curti essa opção do Japão, hein? hehehehe

        Beijo!

      • Eu quero conhecer essa região maravilhosa. Principalmente por causa da Saga Crepúsculo, queria muito conhecer forks também. Tenho loucura

  3. Seattle eh encantadora! Apesar do clima cinza, eh uma cidade cheia de vida. Fiquei hospedada no Hampton Inn perto da Space Needle e recomendo! O hotel eh simples, como de praxe, mas a equipe era muito educada e o cafe da manha bem gostosinho.
    Recomendo demais experimentar as cerejas citadas acima, o clam chowder e o seafood em geral. Se prepare porque o sabor dos peixes eh diferente e muito delicia. Fui tambem num tailandes que nao me lembro o nome porque era um cubiculo, mas que era maravilhoso! Ou seja, a culinaria da regiao eh espetacular! A historia da cidade tambem eh demais, fiz um tour subterraneo por downtown maravilhoso! Nao me lembro o nome da empresa do tour, mas acho que eh o unico da cidade.

    • Michelle, sabe que eu ainda não fiz esse passeio subterrâneo? A gente quando mora na cidade às vezes acaba não fazendo os programas turísticos que muitas vezes são bem legais! 🙂 Valeu pela dica do hotel. E eu não gosto de cerejas, mas as blueberries dessa região (no verão) são um espetáculo!

      • Sei como eh… no Rio mesmo tem varias coisas que eu nunca fiz! rs Mas faca esse tour qdo tiver oportunidade porque ele conta a historia da cidade. Preciso voltar no verao entao pra provar os blueberries! Amo blueberry muffin! 🙂

  4. Oi Michelle, tudo bom?
    Estou indo para Seattle em março para um congresso e gostaria de uma sugestão. O evento será no Sheraton e pesquisando, encontrei os hoteis Andra e The Westin por uma tarifa semelhante. Você os conhece? Ou conhece o entorno deles, de maneira a me auxiliar na escolha?

  5. Ei Luciana, tudo bem?! Eu irei para Seattle agora em julho/2013 para seguir para as rochosas canadenses. Como eu chego tarde da noite, pensei em ficar a primeira noite em um hotel perto do aeroporto e, no dia seguinte, alugo o carro e sigo para o Canadá, deixando para conhecer Seattle e ficar nos lugares que você sugeriu na volta. O que você acha? Muito obrigada, Ana Paula

    • Oi Ana Paula, desculpe a demora, estou no meio de uma viagem. Eu não encararia uma viagem de carro assim logo em seguida de uma longa viagem de avião com mudança de fuso-horário não. Ficaria uns dias em Seattle pra ir me acostumando com o fuso e descansando antes de pegar a estrada. E deixaria uns 2 dias pra volta só pra descansar um pouquinho antes de pegar o avião novamente! Beijos!

  6. Estou pensando em conhecer Seattle, porém meu ingles não lá dos melhores. Pelo que percebi não tem muitos brasileiros ou latinos por la. Será que consigo me virar arranhando ingles? rs

  7. Olá, parabéns pelo site. Estou pensando em fazer uma viagem de carro de San Diego até Seattle, em julho. Terei +- 8 dias para fazer isso. Você acha que é viável ou não recomendaria? Outra dúvida básica é: indo de carro de Seattle até Vancouver eu preciso ter o visto canadense? Obrigado!!

    • Anderson, com apenas 8 dia eu faria a viagem de San Diego a San Francisco apenas, porque nesse caminho já tem coisas suficientes pra ocupar os seus dias todos! Se você quiser gastar os seus 8 dias em Seattle e Vancouver aí é outra história, dá pra fazer 4 em Seattle e 4 em Vancouver (dando uma passada em Vancouver Island) numa boa, e esquece San Diego. E sim, você vai precisar de visto canadense pra ir a Vancouver, British Columbia, Canadá (não confundir com a cidade de Vancouver no estado de Washington, sul de Seattle, já na fronteira com o estado de Oregon).

  8. Oi Luciana, obrigado por compartilhar tanta informação útil. Principalmente pra quem está planejando conhecer Seattle, muito em breve. Vou pra estudar mas infelizmente só fico sabendo onde vou morar duas semanas antes, pela escola. Existem bairros onde o transporte publico é melhor ou pior ? Meu medo é ser descolado para um lugar muito longe da escola e não pretendo alugar carro de forma alguma.
    Mais uma vez, obrigado pelas dicas.

    Luiz

      • Olá Fernando! Estudei na Kaplan de Londres no ano passado e adorei! Estou indo pra Seattle agora no dia 21/06 e vou ficar duas semanas por aih, gostaria de me matricular em uma escola perto do Centro, a Kaplan fica perto? Ou, vc conhece alguma outra aih que fica no Centro de Seattle? Muito obrigada, abraços, Janaina

  9. Olá Luciana, obrigado pelo retorno tão rápido. O pior que não, dizem, só fico sabendo duas semanas antes. Eu vou estudar na Kaplan Seattle, 4216 University Way NE.

    Devido o fato da escola ser muito próxima a uma universidade, acredito existir uma boa rede de transporte público por ali. (não sei se só tem ônibus) Mas nada garante que eu vá morar próximo…, e ai nesse caso terei que negociar troca de homestay junto a escola.

    Tenho tentado entender mais ou menos as áreas pelo site http://www.seattle.gov/default.aspx só pra ir tendo uma idéia de como é.

    Obrigado pelo retorno, tudo de bom

    • ..e ah, esqueci de dizer que qualquer dica será muito bem vinda. Pois não conheço ninguém por aí. Estou indo só com a coragem…he he

      abraço, obrigado.

  10. Oie!!
    Adorei as dicas! Estamos indo para Seattle dia 13 de junho. Ficaremos uns 4 ou 5 dias e depois seguiremos para Moscow, Idaho, para visitar um pedacinho da familia que está lá. Li que tu não recomendas ficar para os lados do aeroporto, mas realmente os hotéis em downton estavam muito caros e então resolvemos ficar para aquelas “bandas” mesmo. Estive estudando o transporte público e vi que é muito tranquilo. Bom, aguardo mais dicas e mais uma vez obrigada!!

  11. Oi Luciana …Estamos planejando viajem a Seattle , Vancouver e Whistler…Me diga quantos dias tu achas necessário e qual a melhor Época pra se aproveitar , agora no segundo semestre ?… iremos apenas o Casal ..ou quem sabe levaremos nossa filha de 9 anos …Outra pergunta : Um carro alugado em Settle pode ser devolvido em Vancouver ? Abraços

    • Fabiano, eu recomendaria uns 15 dias, e quanto mais “cedo” você puder ir melhor, porque a partir de outubro começa a chover em Seattle e região. Julho, agosto e setembro são os meses mais secos e ensolarados. Eu acho que a sua filha iria gostar dessa viagem, tem programas bacanas pra crianças. E sim, um carro alugado em Seattle pode ser devolvido em Vancouver.

  12. Olá! Adorei o post! Estou indo pros Eua no fim do ano como au pair e estou pesquisando sobre possiveis cidades para se morar. Você recomenda San Diego or Seattle?? Boston também me chama muita atenção hehe

    • Eu pessoalmente acho Seattle ótima pra visitar mas ruim pra morar por causa do clima, foi por isso que saímos de lá. Não suporto o clima da região, sempre cinza, quase não se vê o sol. Dessas cidades que você falou eu iria pra San Diego com certeza!

  13. Oi Luciana!

    Obrigada pelas informações!

    Você teria alguma dica de local para compras em Seattle? Há algum Outlet que valha a pena conhecer?

    Obrigada!

    • Júlia, os meus shoppings preferidos são o Pacific Place em downtown, o Bellevue Square em Bellevue, o Alderwood Mall em Lynnwood. O outlet é o Premium Outlets Seattle, que fica bem afastado, ao norte de Seattle (fora da cidade, apesar do nome).

      • Boa tarde !
        Luciana me programei juntamente com a minha família para irmos para Seattle e ficarmos 1 semana ,agora no mês de outubro,vc poderia me dizer se vamos fazer uma boa viagem já que neste mês inicia a mudança de tempo por lá?tenho receio também por não falar inglês vc sabe me dizer se eu teria algum problema com a imigração ,ou no aeroporto eles tem algum intérprete?

  14. Adorei o site, parabéns. Estou me mudando para Renton, pertinho de Seattle.
    Gostaria de saber se é um bom lugar para se viver, apesar do clima.
    Questão de preços, segurança etc…
    Se seria viável alugarmos uma casa em Renton mesmo ou em Seattle.
    Eu e meu marido não conhecemos o local e estamos nos mudando em agosto,
    No início ficaremos em um hotel para conhecer,os o local e encontrarmos
    Uma casa ou apartamento para morarmos. Gostaríamos de dicas de bons lugares para
    Morar, que tenhamos transporte no início, etc… Desde já agradecemos muito .
    Abraços.

    • Rafa, eu pessoalmente não gosto de Renton e não moraria lá. Se eu fosse você ficaria primeiro em Seattle, pra ir conhecendo a área. Em Seattle tem mais opções de transporte público, assim como lugares interessantes, restaurantes, etc. Mas tem que ver onde você vai trabalhar, porque o trânsito é bem ruim e tem que levar isso em consideração.

  15. pooow eu tô indo fazer um intercâmbio em Seattle.Gostei muito do que vi,pois estava muito curioso.Vem cá,quanto é a passagem de avião,por alto mesmo,para a Califórnia e quanto tempo de viagem???

  16. Oi Luciana!
    Obrigada pelas informaçoes! Vou estudar tudo q vc e Oscar postaram sobre Seattle.
    Vou ficar por lá uma semana, hospedada em Bellevue, acompanhando meu marido numa viagem de trabalho dele. Ou seja, terei os dias livres mas sozinha. Vi q tem onibus de Bellevue pra Seattle, mas vc acha q é tranquilo? Por exemplo, tem uma loja q quero ir (Jan’s Beauty) em West Seattle, fica a umas 15 mi mas deu umas tres transferencias de onibus. Achei meio demais, mas de fato, terei tempo. No mais, ansiosa pra conhecer o mercado, sempre visito os mercados por onde passo! Tam bem procurei algum curso de culinaria, q adoro, mas nao tem muita Opçao pra quando eu vou. Vc conhece alguma escola pra recomendar? Obrigada!!!

    • Ana Luiza, os ônibus são bem tranquilos sim, se você tiver tempo e paciência pra navegar as transferências. Muitos deles tem até wi-fi grátis. O Pike Place Market é ótimo, você vai adorar! E não tenho nenhuma recomendação de escola, mas já fiz curso de sushi no supermercado asiático Uwajimaya http://www.uwajimaya.com/ (eles tem outros cursos de culinária japonesa).

      • Obrigada, Luciana! Viajo semana q vem, ansiosa!
        Vou fazer um curso na Paris Eastside! Vou olhar este q recomendou tb!
        Valeu!

  17. Obrigado pelas informações pertinentes. Já morei lá, e é isso aí. O clima é depressivo, não pelo frio mas pelo cinza quase eterno (se bem que após algum tempo aprende-se a apreciá-lo). Mas quando o sol brilha num céu azul… é fantástico, só perde para o céu californiano. Muita natureza, numa cidade rica em história e folclore (pra quem gosta do paranormal, lá é a terra do sasquatch).

    • Obrigada João. A gente não se acostumou com o clima não, nos mudamos pra outra cidade 😉 Mas realmente quando o sol brilha num céu azul, é a região mais linda dos EUA na minha opinião!

  18. Parabéns pelo post, Luciana!

    Já estive em Seattle e faço parte da turma que adora a cidade! Achei os moradores bastante simpáticos e atenciosos. Bom, eu conheci alguns pontos turísticos da cidade como o Pike Place, a primeira loja da Starbucks, o Space Needle, Kerry Park e o Gas Works Park. Tem uma atração não cidada no post, mas que merece uma atenção que é a estátua do Jimi Hendrix para os amantes do rock. Recentemente ela sofreu pichações de vândalos, o que é lamentável. Eu fui e gostei bastante. Parada rápida para fotos. O endereço é o Broadway & Pine St, Seattle, WA 98127.

    Abraço!

  19. Oi Luciana, em janeiro/2014 estaremos em vancouver. Existe a opção de viagem de ônibus ou de carro para o outlet em marysville., pois pretendemos voltar no mesmo dia. Neste período as rodovias são perigosas devido a neve, ou tem algum homenzinho próximo que possamos pernoitar?

  20. Oi Luciana, em janeiro/2014 estaremos em vancouver. Existe a opção de viagem de ônibus ou de carro para o outlet em marysville., pois pretendemos voltar no mesmo dia. Neste período as rodovias são perigosas devido a neve, ou tem algum homenzinho próximo que possamos pernoitar? Desculpe: Hotel

    • Vá de carro com certeza! Não devem ter problema com neve, raramente neva nessa área (não é impossível, mas é difícil). Nas montanhas neva muito (no topo) mas na cidade de Seattle neva bem pouco, são umas 2-3 neves por inverno.

  21. Oi Luciana, estamos embarcando pra Seattle em março próx… e adorei ler sobre a cidade… ficaremos por lá 10 meses na University of Washington. Eu e meu marido estamos indo pra estudar e temos duas filhas de 2 anos. Estamos um pouco preocupados com o custo de vida, principalmente child care…
    alguma sugestão?!
    Um grande abraço.

  22. Adorei visitar esta pagina, me informei bastante sobre a cidade de Seattle, estarei lá em abril na feira Internacional do Café, gostei das dicas. Obrigado

  23. Luciana. Adorei o seu post sobre Seatle. Estou indo com minha filha na semana santa ( abril) gostaria de ver com vc se a época é legal. Ela já fez intercâmbio lá nos meses de janeiro e fevereiro. Seus comentários foram ótimos pra mim. Um abraço
    Marcia

  24. Luciana, boa tarde !!

    Estou querendo passar em família o Natal em Vancouver e Ano novo em Seattle e que quebra conhecer Portland.
    O que gostaria de saber se nesta época chove muito ??

    grato,

    • O inverno é a época das chuvas em Seattle, mas não costuma ser chuva forte, é mais uma garoa fina que vai e volta várias vezes por dia. Não costuma atrapalhar muito (viajar pra essa área é sempre esperar chuva, exceto no verão, que é seco).

  25. Olá Luciana.
    Gostaria te te parabenizar pela matéria.
    Tenhos planos de ir à Seattle em agosto de 2014, em uma conferência que vai acontecer no hotel sheraton, entre os dias 21 – 25 de agosto.
    Queria uma acomodação próxima do local do evento, mais barata possível. Se não for muito encomodo e se for do seu conhecimento algum local, gostaria de uma indicação.
    Parabéns pelo blog.
    Obrigado.

    • Gabriel, infelizmente em downtown Seattle a faixa de preços é a mesma do Sheraton onde vai acontecer a convenção. Hotel barato vai ser fora de downtown, ou então você vai ter que ficar em albergue.

  26. Entendi, acho que se eu for optar por um hotel em downtown acho que a melhor opção seria o sheraton mesmo, já que a congresso vai ser lá. Quanto aos albergues de seattle, você sabe onde posso me informar sobre eles?
    Muito obrigado Luciana.

  27. Oi Luciana
    Adorei tudo que você escreveu e vou abusar de você, mas acredite é por uma boa causa.
    Eu quero muito ir a Seatle, quero fazer uma surpresa ao meu noivo, eu o amo muito e sinto muitas saudades e ele está morando em Seatle a trabalho a 4 anos, só vem duas vezes ao ano ao Brasil me ver e eu nunca fui visita-lo, e eu quero ir ficar com ele nas minhas férias, mas quero que seja uma surpresa, por isso não posso pedir ajuda dele.
    O que quero saber é extremamente simples, estou até meio envergonhada de perguntar, mas enfim , vale tudo por amor,né?, rs.Então lá vai….
    O problema é que eu nunca sai do Brasil e não faço idéia de como chegar lá.
    Não sei que voo pegar em qual Aeroporto, qual seria a melhor opção?
    Sei que preciso pegar dois voos, mas você pode me dar um passo a passo, com detalhes para eu não me perder? kkkkkkkk, tenho medo de ficar pelo meio do caminho, rs
    Eu vou sair do Rio de Janeiro e ele mora bem no centro de Seatle.
    Conto com sua ajuda!Bjo grande!!!!!

  28. Parabéns Luciana adorei,
    Pode me dar uma big ajuda?????Quero fazer uma surpresa para meu namorado que mora em Seatle, mas nunca viajei para fora do Brasil, e não faço a minima ideia destas coisas de conexão, quais Aeroportos são mais próximos e etc.Não quero pedir ajuda a ele e estragar a surpresa.
    Eu moro no Rio de Janeiro e ele bem na parte central de Seatle.
    Pode me dar um passo a passo pra eu não me perder?Rsrsrsrsrs.
    Os locais por onde irei fazer conexões tem funcionários que atendam turistas?Alguém que fale português se eu precisar de um help?
    Me ajude please.
    Bjão!!!!!

  29. Parabéns Luciana adorei,
    Pode me dar uma big ajuda?Quero fazer uma surpresa para meu namorado que mora em Seatle, mas nunca viajei para fora do Brasil, e não faço a minima ideia destas coisas de conexão, quais Aeroportos são mais próximos e etc.Não quero pedir ajuda a ele e estragar a surpresa.
    Eu moro no Rio de Janeiro e ele bem na parte central de Seatle.
    Pode me dar um passo a passo pra eu não me perder?Os locais por onde irei fazer conexões tem funcionários que atendam turistas?Alguém que fale português se eu precisar de um help?

    • Ola Luciene! Meu nome é Claudia! Bom li seu post aqui em como ir a seattle sozinha saido de Sao Paulo,pois meu namorado tbm mora la atualmente e tbm quero faze lo uma surpresa…penso que vc ja foi esta la?Ou ja voltou?Por favor me ajude tbm nao sei qual a conexao aeroporto e ajuda de alguem que fale o portugues.Bom te agradeço desde ja e aguardo ansiosa sua resposta um bjo

  30. Ola,

    Achei o seu post otimo sobre Seattle, estou com uma proposta de trabalho pra la, mais tenho criança de 3 anos o que vc acha? A infra-estrutura é boa digo escolas, parques etc?

  31. Tenho muita vontade de conhecer Seattle depois que eu li 50 tons de cinza!!!
    Mas gostaria muito é de morar lá…..

  32. Oi Luciana, td bem? Adorei suas postagens. Estamos indo para Vancouver em Janeiro, e queremos dar uma passada em Seattle para compras em Outlets e para comer em alguns lugares de Seattle. Meu filho esteve por lá em Março 2013 e ficou perdido, pois desembarcou do onibus vindo de Vancouver em Seattle e se perdeu por lá, pois não foi informado da grande distância entre os dois lugares…. Downtown em Seattle e Premium Outlets. Tem algum albergue perto do Outlet que vc recomende? Nós estaremos em 5 pessoas e gostaríamos de ficar todos juntos no mesmo quarto, o q é quase impossível conseguir em um hotel q seja não muito caro. Desde já agradeço sua atenção e mais uma vez parabéns pelas postagens. Ah, seria melhor ir de onibus com alguma empresa ou alugar um carro? Abraço

    • Silvia, realmente é bem longe o outlet do centro (sem trânsito uns 45 minutos, o normal é levar 1h), o melhor é alugar um carro. Não conheço nenhum ônibus que vá pra lá não. Quarto pra 5 pessoas é bem difícil de conseguir, o máximo costuma ser 4 adultos. Não conheço nenhum albergue perto do outlet não, até porque é uma área que não tem muita coisa, as atrações dessa cidadezinha são o outlet e um cassino ali do lado. Alguns hotéis perto:

      Holiday Inn Express

      Comfort Inn Marysville

      Best Western Tulalip Inn

  33. Olá Luciana,

    Estarei indo a Seattle para uma viagem de trabalho no dia 22 de abril. Que tipo de roupa devo levar? estarei participando de uma evento.

    Grata!

  34. Luciana, preciso ficar em Seattle por 40 dias, mais precisamente em First Hill, estou tendo problemas para alugar um apto por esta temporada….voce me sugere alguma coisa? agradeço imensamente…abraço

  35. por favor vou a Seattle e depois walla walla valley pra conhecer mais os vinhos de washington e Oregon. Alguma dica?????????

    • Adorei as vinícolas de Walla Walla! Quando você vai? Visite a Tertulia Cellars, que é de um amigo casado com uma brasileira 🙂 vou procurar os meus posts de quando fui lá, fazem vários anos.

  36. Luciana, vou passar Natal e Ano Novo em Seattle e Vancouver minha duvida é, posso entrar com carro alugado em Vancouver??
    Vou alugar e devolver o carro em Seattle.

    grato,

  37. Bom dia Luciana Misura,

    Nossa muito bom o seu blog, legal mesmo, pq ele fala dos pontos turísticos, onde ir, oq fazer, como é, oq esperar e pra mim q sou de São Paulo, a informação mais importante de todas, O CLIMA!!! srsrsrsrsrs

    Nossa vou ler muito o seu blog sobre Seattle (já tá no favoritos) pq estou pretendendo ir para lá, talvez o ano q vem ainda estou me programando!!! Então espero q possa tirar minha duvidas para eu faça uma grande viagem!!! 😀

    Beijos
    Beth
    Até a próxima

  38. Oi Luciana, muito legal o seu post sobre Seattle. Vamos (eu, meu marido e 2 filhas, 6 e 9 anos) passar 15 dias em Julho em Vancouver, Victoria, Banff e Seattle, e estávamos pensando em ficar no início em Vancouver, Victoria, alugar um RV para ir para Whistler/Banff e depois ir de carro para Seattle. Vc teria recomendações de hotéis p/ ficar c/ crianças em Seattle (pensamos uns 2 ou 3 dias, vc acha que seria suficiente?), restaurantes (kids friendly) e lugares para compras de roupas (inclusive p/ crianças :)? Se tiver alguma dica de hoteis/restaurantes em Vancouver, agradeço tbem!!! Muito obrigada! Abs.

  39. Oi Luciana!
    Passarei 6 semanas agora em agosto/setembro pra um curso de inglês intensivão na cidade, no bairro de Capitol Hill. Como as opções pra uma pessoa sozinha ao redor do local do curso ficariam muito caras, acabei optando pela acomodação em casa de família oferecida pelo curso – mas só vou saber a localização às vésperas da minha partida… Um tiro no escuro, apesar do curso garantir uma distência de no máximo 40min em transporte público até o curso.
    Bom, seus posts sobre a cidade são os melhores!!! Simplesmente adorei!!! Estive na cidade ano passado pela primeira vez e como fã de música, me apaixonei pela cidade!!! Mas ultimamente tenho ouvido algumas coisas sobre a questão de segurança… Ano passado tive um experiência um pouco desagradável em Pioneer Square (muita gente barra pesada e armada na rua negociando drogas a céu aberto), q parece se degradou muito nos últimos anos. Algum conselho? Além de Pioneer Square, alguma área na cidade q vc aconselharia evitar???
    Bom, super obrigada pela atenção e aguardo sua resposta!
    Abs

  40. Oi Luciana!
    Passarei 6 semanas agora em agosto/setembro pra um curso de inglês intensivão na cidade, no bairro de Capitol Hill. Como as opções pra uma pessoa sozinha ao redor do local do curso ficariam muito caras, acabei optando pela acomodação em casa de família oferecida pelo curso – mas só vou saber a localização às vésperas da minha partida… Um tiro no escuro, apesar do curso garantir uma distância de no máximo 40min em transporte público até o curso.
    Bom, seus posts sobre a cidade são os melhores!!! Simplesmente adorei!!! Estive na cidade ano passado pela primeira vez e como fã de música, me apaixonei pela cidade!!! Mas ultimamente tenho ouvido algumas coisas sobre a questão de segurança… Ano passado tive um experiência um pouco desagradável em Pioneer Square (muita gente barra pesada e armada na rua negociando drogas a céu aberto), q parece se degradou muito nos últimos anos. Algum conselho? Além de Pioneer Square, alguma área na cidade q vc aconselharia evitar???
    Bom, super obrigada pela atenção e aguardo sua resposta!
    Abs

      • Estou fazendo o curso da ELS Language Center, mas se vc já tem boa noção de inglês e for mais velha como eu, não aconselho a fazer o curso regular deles, não… Mta molecada e a coisa parece ser muito básica! Eu estou fazendo um programa particular, especialmente montado pros aspectos que eu quero desenvolver – faço 5 horas de aula por dia, divididas entre gramática, compreensão, conversação e escrita. É bem mais caro do q as aulas em grupo, mas estou achando bem mais interessante!!! Contratei tudo aí do Brasil pelo escritório do STB – Student Travel Bureau -, q é o representante deles aí no Brasil. Paguei uma taxa de serviço de quase R$400, mas fiquei mais tranquila do q contratar diretamente com o curso. Aqui em Seattle tb tem o Kaplan, ligado à universidade. Mas preferi o ELS por ser mais central e ligado à escola Berlitz. Bom, espero ter ajudado!
        Abs,
        Adriana

  41. Ola! Adorei o relato! Assisto Grey`s Anatomy e sempre quis visitar a cidade! Ja conheco bastante os lugares mais pops dos EUA, mas sempre tive receio de ir a Seattle no inverno, mais especificamente em Janeiro, meu periodo de ferias! Acha neura minha, ou devo evitar Seattle em janeiro?

    Obrigada!

  42. Oi, estou indo fazer um curso de ingles em seattle, tenho 16 anos, vou ficar na casa de uma amiga, queria saber se é facil para andar de onibus lá?! Se eu vou consigo fazer os passeios sozinha?! Sera que tem excurcoes para Vancouver!? Estou com medo tb do aeroporto de los angeles, pq vou ter que fazer escala la, é facil de andar la? Gostaria q me mandasse um email com a resposta obg

  43. Oi Luciana , tudo bem?
    Adorei tudo o q dissestes sobre Seattle , bem estou indo pra lá com uma amiga em dezembro / janeiro …e gostaria de saber se vc conhece apartamentos p alugar nesses melhores bairros a qual comentou … Ou se tem informações sobre alguns albergues,, estamos indo na cara e na coragem raras… Nos ajude por favor … Desde já agradeço , um beijao

  44. Oi Luciana, bom dia!

    Parabéns pelo trabalho! Tenha certeza que as suas dicas aqui contribuíram bastante. Estou planejando estudar inglês na Kaplan International Center Seattle – 4216 University Way NE Seattle, WA, e ficarei no Studio Apartment (Vermont Inn) – 2721 Fourth Avenue – Seattle-WA 98121. Pelo que vi no mapa da uns 40 minutos de transporte.
    Com relação ao Vermont Inn, vc conhece? o bairro onde fica é tranquilo pra morar? o transito até Kalpan é tranquilo?
    Agradeço se puder me fornecer algumas dicas sobre este dois bairros, pois ficarei lá por 8 semanas.

    Abraços

    Marcelo Faleiro Pedreira

  45. Olá, estou amando sua página. Estarei fazendo curso de inglês em Vancouver e meu voo de volta é por Seattle. Vou ficar apenas uma noite, tem indicação de um hotel ou albergue baratinho. Quero economizar para compras rss. Abs.

  46. Ola! Morei em seattle em 2004 por 6 meses, e em maio 15 vou voltar para o casamento da minha hostsister. Estou indo com meu marido e meus pais para eles conhecerem a familia que me hospedou. Estamos pensando em ficar 5 dias em seattle e viajar por mais uns 10 para aproveitar a viagem. Estou precisando loucamente descansar e por isso pensei em ir ao havai e ficar num resort nesse estilo mais relax. O meu pai pensou nessa de irmos ate vancouver e conhecer aquela regiao do canada. Vc acha viavel essa ida ao havai? Ja ouviu falar de alguem que fez esses roteiro? To tao em duvida do que fazer, se faco escala em miami e vou para o caribe, se vamos para o havai ou se fazemos a roadtrip pro canada… Alguem ai tem alguma dica?

    • Monique, claro que é viável a ida ao Hawaii! Quando eu morei em Seattle nós fomos ao Hawaii, é tão pertinho (5h50min de vôo). Fomos pra Oahu e passamos uma semana curtindo as praias por lá. Se você quer descansar, recomendo muito. Vancouver também é bem legal, vocês poderiam ficar 6 dias no Hawaii (em Oahu) e 3 ou 4 em Vancouver.

    • Felipe, dezembro é um mês bem cinzento e chuvoso, então pra fazer os passeios ao ar livre não vai ser tão indicado. O frio não costuma ser absurdo – é frio, pra padrões brasileiros, claro, mas pro padrão americano, é bem menos frio que Nova York, Boston, Washington DC, etc.

  47. Ola…primeiro adorei o post, detalhado e cheio de dicas…..
    Estou planejando para 2015 quando faco 20 anos de casada um cruzeiro para conhecer o alaska e vi que varios navios saem de seattle, vc fez esse passeio.?
    A saida do passeio e de maio a setembro…..ainda nao decidi o mes…..como teremos pouco tempo vamos para o alaska e ficaremos na cidade por 3 dd, qual a melhor area para se hospedar…..e uma cidade boa para fazer compras…..

    Bjs

  48. Luciana, parabéns pelo post. Adorei suas dicas!
    Estou planejando conhecer Portland, Seattle e Vancouver, com meu marido, meu filho e minha sogra, em junho de 2015, para aproveitar a visita ao meu enteado que está estudando na Oregon State University, próximo a Portland. Fiz um roteiro com base nas suas dicas.
    Obrigada.

  49. Ola Luciana, estou indo, sozinho, para SEA no próximo dia 28/10 e pretendo ir também a Vancouver. Meu inglês é quase nulo, mas não ligo muito para isso e viajo para toda parte do mundo. Você acha que terei problemas se for de carro ate Vancouver? Terei dificuldades na imigração canadense ou podem não querer deixar-me entrar de carro pela meu inglês deficiente? Parabéns pelas dicas.Obrigado. Marcio

  50. Oi, Luciana! Adoro tudo que tu publicas!
    Vamos em janeiro de Seattle a Vancouver, e pensamos em fazer o trajeto de carro. Tu achas que é tranquilo, em termos de clima? Não gostaria de dirigir com neve, por exemplo.
    Perde-se muito tempo com as burocracias de fronteira?
    Obrigada pela atenção

  51. Boa noite. Estou indo para o Canada em abril e estou querendo descer pra Seattle pra conhecer o museu do Rock e pro Premium Outlet. Vale a pena fazer um bate e volta?

  52. Oi Luciana!

    Entre os dias 2 e 3/3 de 2015, participarei de um evento no Grand Hyatt Hotel (East Pine Street), em Seattle. Como chegarei com um dia e meio de antecedência, até por conta do longo tempo de vôo, você recomenda ficar hospedado em alguma outra área próxima ao evento e que tenha opções de entretenimento, ou o lugar onde fica esse Hotel é bom?

    Agradeço,

    Luciano

  53. Lu, estou indo a Seattle em Março para ficar na University of Washington. Gostaria muito de saber se o acesso de ônibus é fácil do Alaska way até a universidade

  54. Olá Luciana!

    Adorei o seu post!!

    Pretendo ir para Seattle em Agosto e queria saber se você conhece algum guia brasileiro por lá!

    Obrigada
    Ariana

  55. Ola!

    Gostaria de saber qual empresa de onibus opera em WA. Por exemplo, eu gostaria de ir da Palouse Falls ate Skagit Valley. Procurei no site da Greyhound mas o onibus nao vai para La Crosse, que e onde fica a Palouse, por ex. Nao pretendo fazer esse trecho de carro, teria que ser trem ou onibus, Vc teria alguma sugestao?

    Muito obrigada!

  56. Ola, queria saber se é caro morar em Seattle? Meu sonho é morar lá mas queria a sua opinião. Estou querendo viajar ate o final do ano de 2015 pra Seattle junto com meu namorado.
    Aguardo respostas e amei seu blog.

  57. Oi gente estive em Seattle em Novembro de 2014 e ameI apesar do frio que se faz por lá. Fiquei 03 dias! e achei um lugar jovem, cheio de música pelas ruas, principalmente á noite!…Pub´s agitados, apesar do frio…Lugar bom de se comprar!
    Me hospedei no Grand Hyatt Seattle Hotel, a mesma rede de hotéis que me hospedei em kioto, japão. Por falar nisso,fui para seattle logo assim que partir do japão…De fato, bem distante…. Mas valeu!!

    Abs.

  58. Estou indo para Vancouver e Seattle em setembro desse ano. Gostaria de ir de Vancouver para Seattle de carro e já dar uma passada no outlet, porém estou com dúvidas de que documentos são necessários para alugar o carro em Vancouver e devolver em Seattle. Só a cnh e o passaporte com vistos é suficiente? Por exemplo, para ir do Brasil a Argentina é necessário contratar um seguro chamado Carta Verde, exige-se algo equivalente entre Canadá e EUA?
    Adoro o blog e sempre pesquiso aqui antes de viajar.
    Beijos

    • Carolina..eu também viajarei para Seattle em setembro… primeira semana.. quando você pretende ir?
      Mais alguém com viagem em setembro?
      Abraços,
      Francine

  59. Luciana, adorei suas dicas
    morei em Seattle em 1989 e voltei com esposa em 2002
    agora pretendo voltar final desse ano om nossas 2 filhas
    vou pedir dicas suas atualizadas, mas já adianto q deve incluir nas dicas o Jazz Alley, berço do Jazz mundial e traz semanalmente grandes nomes da musica mundial para tocar durante a semana e final dela

    abs

  60. Olá, Luciana, nunca sai do meu pais, Brasil, mas escrevo contos e estou escrevendo agora um que se passa no Natal em Seattle, mas não quero passar informação errônea, então gostaria de saber se tem neve no Natal de Seattle , será q vc poderia me ajudar? desde já agradeço, bjss.

  61. Exelentes dicas pretendo ir de carro de San Francisco para Seattle alguma sugestão para pernoitar no caminho? Obrigado Toni

  62. Ola Luciana tudo bem? Estou montando meu roteiro p as ferias de julho com marido e filhos e quebrando um pouco a cabeça também! Tenho algumas duvidas; chegarei via PDX aeroporto em Portland,Oregon; Vc conhece a cidade, vale a pena? seguirei para Seattle e depois Vancouver; li na internet q carros alugados nos EUA tem que pagar uma taxa a mais para cruzar a fronteira com Canada? Quantos dias vc sugere em Vancouver? Vc se faz passeios tipo bate volta a partir de Vancouver,tipo Whistler? eu queria muito ir ate Banff ver o lake louise,porem meu voo de retorno e pelo PDX 🙁
    Obrigada,Cristina
    Obs: em 2013 vc me deus dicas de San antonio e do Texas,amei!

  63. Oi Lu,
    vc pode me ajudar ?
    como faço para ir de Seattle pra Portland onde se faz comprar sem pagar taxas !?
    Obrigada
    Cris

  64. Olá Luciana,

    Tudo bem? Vou a Universidade do Oregon em agosto apresentar um trabalho em congresso e estou com dúvida para qual aeroporto ir. Portland é muito longe de Corvallis? Vc sabe se tem ônibus ou trem de Portland para Corvallis e qual é o valor e duração da viagem?

    Obrigada
    Amanda

  65. Estou indo p seattle para ir ao medico! Gostaria de aproveitar a viagem e conhecer novos lugares até mesmo paises vizinhos o que vc me indica? Vamos com uma criança pequena e já conhecemos a california e las vegas

  66. Oi Luciana! Excelentes dicas… Já visitei Seattle quando fui ao Yellowstone Park e adorei! Quero ir novamente, em Fevereiro 2017 levando meus filhos. Desta vez quero ir até o Alaska … você teria dicas para me dar de como chegar ao Alaska partindo de Seattle? quero ficar 1 semana em Seattle e 1 semana no Alaska (meu marido quer pescar ao menos 1 dia) e eu gostaria de ver ursos (que não consegui ver no Canadá).

  67. Oi lu. Ótimo post. Pesquisei bastante sob Seattle e estou pretendendo me mudar pra lá com visto de turista mesmo por não ter um visto de trabalho. Vou na loucura e na aventura estou disposto a encarar trabalhos informais não tenho nível superior porém disposição para trabalhos em geral.Irei sozinho, inicialmente pretendo alugar um quarto. VC poderia me dar algumas idéias. Aqui no Brasil moro no Rio de janeiro e tenho uma Cargo van onde trabalho por conta própria fazendo fretes e entregas. VC acha que posso ter sucesso nesse ramo lá. Desde já agradeço obrigado.

  68. Oi, por favor, você poderia comentar como é viver em Seattle em Dezembro, Janeiro e Fevereiro.

    Pretendo fazer um intercâmbio neste período ( o único que posso ), e gostaria de saber mais sobre o clima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui