Por que as mulheres brasileiras viajam menos que os homens?

4

Por que as mulheres brasileiras viajam menos que os homens? Segundo pesquisa feita pelo Voopter com mais 5.000 viajantes para o projeto Viaje, Mulher! os motivos para isso são diversos e a falta de dinheiro aparece em primeiro lugar, reflexo da desigualdade salarial que muitos insistem em negar.

Essa pesquisa para nós foi intrigante, já que o Aprendiz de Viajante é um site criado por mulheres apaixonadas por viagem e a grande maioria dos leitores por aqui e nas nossas mídias sociais são mulheres, mas nos deu material para pensar.

Já escrevemos aqui as razões porque adoramos viajar sozinhas e descobrimos nessa pesquisa que 37% das mulheres que responderam ainda não tiveram essa experiência, mas gostariam de ter. Adoramos ouvir histórias das nossas leitores que resolveram deixar o medo de lado e viajar, com ou sem companhia e percebemos que só estamos engatinhando no assunto. 

Ainda segundo a pesquisa, a dificuldade de ter tempo livre para viajar, também é um fator predominante por conta da jornada dupla das mulheres que trabalham fora e ainda cuidam da casa e da família. Uma mulher chega a gastar em média 7 horas a mais por semana que os homens em atividades domésticas, por isso sobra menos tempo para lazer, como viagens. Seria muito diferente se existisse divisão justa de tarefas em casa, não acham?! As viagens de lazer são poucas, a maior parte das mulheres só viaja dessa maneira uma vez por ano (41,4%), e só 25,4% das que responderam a pesquisa viajam a trabalho.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

A gente sabe que tem muita mulher que tem vontade de visitar algum destino sozinha, mas por medo de violência, abuso e assédio acaba desistindo. Nós sabemos a dificuldade diária de andar na rua sem sofrer assédio, e estando em outro país, de língua e cultura diferentes, isso só nos deixa mais aflitas na hora de andar sem companhia. Isso acaba afetando o número de mulheres que planejam viagens, por causa dos motivos citados acima, desde falta de dinheiro – consequência de uma sociedade que não valoriza a mão de obra feminina e não abre espaço para mulheres em cargos altos -, até medo da violência. Afinal, mulheres sofrem ataques físicos e sexuais, e são mortas apenas por serem mulheres. 

A grande realidade é que não queremos ser obrigadas a viajar acompanhadas, nós queremos ter o nosso direito de ir e vir garantidos sem que ninguém invada nosso espaço sem permissão. Até porque todo mundo sabe que viajar, mesmo que seja uma viagem de baixo custo, é uma despesa, e poder usar esse dinheiro pra conhecer qualquer cantinho pelo mundo é uma grande privilégio. Só as mulheres sabem a apreensão de andar pela rua a qualquer hora do dia tendo que prestar atenção em tudo e em todos, e o quanto isso é uma barreira para que a gente viva nosso dia a dia e aproveite nossos momentos de lazer. 

A pesquisa feita pela Voopter que resultou nesse levantamento, só mostra o quanto ainda precisamos lutar pelos nossos direitos, nos ajudar, encorajar nossas amigas, apoiar os projetos delas, para que as mulheres possam ser o que quiserem e viajarem sim!

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Contem com a gente para inspirar e tirar suas dúvidas na hora de viajar!

Inspiração para viajar sozinha

Aproveitamos o post para reunir alguns links para livros, posts e grupos para ajudar, tirar dúvidas e inspirar quem quer viajar sozinha!

Nivia Gouveia - Juntando Mochilas
Nivia Gouveia – Juntando Mochilas

Aproveitei essa foto inspiradora da Nivia Gouveia com o livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer e pedi para a autora do livro, Patricia Schultz me contar o que ela tem visto em suas viagens, como ela vê o futuro das mulheres viajantes:  

“Há um número surpreendente de mulheres de todas as idades que já não precisam de permissão, apoio emocional ou incentivo de cônjuges, amigos ou colegas para viajar. Elas são intuitivas, corajosas e impressionantemente fortes – até mesmo indomáveis. Eu leio histórias sobre suas expedições polares e criação de fundos para ajudar as aldeias onde vivem na Armênia e na Bolívia. Eles são nômades digitais, são professoras na Nicarágua ou dirigem uma cooperativa em uma aldeia na Amazônia. Conheço essas mulheres em eventos, viagens e como colegas palestrantes em conferências e fico muito honrada em estar na companhia delas. Muitas delas são bem mais novas que eu e me pergunto – será que eu era assim aos 28? 40? Eu adoraria ver onde estarão daqui a 10 ou 30 anos, porque sei que estarão em algum lugar maravilhoso e elas estarão liderando com empatia, fazendo mudanças no mundo, de forma sutil e ao mesmo tempo grande.

Essas mulheres independentes são as que assumirão papéis de liderança nos negócios ou na política. A viagem nos ajuda a entender nosso lugar no mundo e a compreender melhor a vida que queremos criar para nós mesmos. Isso nos torna melhores pessoas – e invariavelmente melhores esposas, mães, irmãs e amigos. Ao invés de cansadas e arrogantes, acho que a viagem nos mantém humilde – e tolerantes e respeitosas com outras pessoas e outras culturas.

Estas são mulheres que acreditam que as zonas de aventura e conforto não coexistem. Se você quer crescer e se esticar, não pode fazer isso em seus pijamas de flanela, torcendo pela mocinha nas telenovelas. Você tem que sair do sofá – mexa-se! Vá! Assim que alguém te disser “Você não pode …”, mostre-lhes que você pode!”

Livros

  • Sozinha mundo afora – Mari Campos
  • Mas, e você vai sozinha? – Gaía Passarelli 

Posts de Outros Blogs

Grupos no Facebook

Para quem procura informações e companhia para viajar.

Vamos viajar, mulheres?


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


4 COMENTÁRIOS

  1. Discussão importante e relevante! Não é fácil ser mulher e viajante, mas desmistificando alguns mitos e com as dicas certas dá pra viajar sozinha sim, e dá pra fazer qualquer coisa! Podemos tudo! Obrigada por trazer o Aos Viajantes na matéria é uma honra pra mim!

  2. É realmente um tema importante para pensarmos e agirmos. Essa pesquisa descortina uma realidade que já é nossa velha conhecida. Vamos que vamos. Beijinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui