São Petersburgo na Rússia

1
Night view of Red Square and Saint Basil and Cathedral in Moscow., Russia.

Arquitetura impressionante. Cultura por toda a parte. Bares e restaurantes animados. Cidade mais bonita e elegante da Rússia, São Petersburgo não precisa de pretextos para figurar na lista de desejos de qualquer viajante. Até mesmo seu rigoroso inverno de dias curtos, gelados e repletos de neve cria cenários belíssimos. No verão, com dias longos e cheios de luz, a antiga capital do império russo é um destino imbatível e o mais visitado do país. Ficará ainda mais irresistível durante a Copa do Mundo de 2018, quando sediará sete jogos, incluindo uma semifinal, em um novo estádio com capacidade para quase 70 mil pessoas.

O roteiro clássico é incontornável mesmo para quem já conhece a cidade fundada por Pedro, o Grande, no início do século XVIII. Difícil deixar de sempre admirar as catedrais de Santo Isaac e a do Sangue Derramado.

© Alex Florstein Fedorov, Wikimedia Commons

Seu principal museu, o magnífico Hermitage, às margens do Rio Neva, merece ser visitado quantas vezes for possível. Imenso e com um acervo que reúne obras tão diferentes como antiguidades e “A dança”, de Henri Matisse, o museu oferece diferentes percursos. Dica importante: compre antes pela internet o tíquete para dois dias. Não é demais, acredite. É fascinante. E fica menos cansativo fazer duas visitas do que uma.

Bom lugar para observar a Catedral de Santo Isaac é o bar no terraço do hotel W Saint
Petersburg. Aberto de maio a setembro, o rooftop fica tão perto do domo dourado da igreja
que a sensação é de estar tomando um drinque na cúpula. Pertinho do W e da catedral, o Four Seasons Lion Palace, inaugurado em 2013, está instalado em um palácio do século XIX. Vale fazer uma parada no lounge no lobby e se encantar com o cuidadoso trabalho de restauração.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

São Petersburgo
 

 

Ícone da hotelaria de luxo da cidade, o Belmond Grand Hotel Europa, na Nevsky Prospect, a principal rua comercial de São Petersburgo, também merece uma visita para um café ou um drink em seu ambiente art nouveau. Ou quem sabe um jantar no novo restaurante Azia, de cozinha asiática moderna.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Veja aqui todos os hotéis disponíveis em São Petersburgo na Rússia.

A Nevsky Prospect é rua para se passar horas entre lojas (incluindo livrarias) em prédios históricos, igrejas, museus.

Com cúpulas coloridas, a Catedral do Sangue Derramado fica nesta parte da cidade, a dez minutos de caminhada do Grand Hotel. Na área há um mercado de suvenires e pontos de partida de barcos que fazem passeios pelos canais.

O teatro mais importante e famoso de São Petersburgo é o Mariinsky. Em frente ao prédio
original, de meados do século XIX, foi erguido outro, bonito e moderno, inaugurado em 2013.

É programa fundamental para entender um pouco da cultura local. Há óperas e balés em diversas faixas de preço, e toda a programação está disponível online. Ainda que você compre o ingresso mais barato, o pré-espetáculo pode (e deve!) ser sofisticado. Nos bares do teatro, o petisco que mais sai é uma torrada coberta de caviar, acompanhada de espumante.

São Petersburgo tem quase seis milhões de habitantes e uma área turística compacta. O Centro Histórico é considerado pela Unesco como Patrimônio Mundial e oferece belezas o suficiente para vários dias. Mas uma visita fora da cidade se impõe: Peterhof, o palácio de verão de Pedro, o Grande, inspirado em Versailles. A melhor maneira de chegar é de barco; os passeios saem do Centro. Uma vez lá, o visitante perde a noção do tempo passeando pelos incríveis jardins. Ao longo do Rio Neva, no verão, há pequenas praias disputadas por banhistas.

A Copa do Mundo começa em junho, no auge das Noites Brancas de São Petersburgo, quando praticamente não anoitece. Dezenas de eventos culturais acontecem nesta época do ano e não será diferente em 2018. Durante o Mundial, quem busca conjugar diversão e arte terá como destino certo a São Petersburgo que inspirou o livro “Noites brancas” de Dostoiévski.

A matéria foi publicada originalmente na revista Aprendiz de Viajante No. 6


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


COMPARTILHAR
Artigo anteriorResorts por todo Brasil a partir de R$ 164
Próximo artigoCopa do Mundo na Rússia: Mini guia para planejar a viagem
Carla Lencastre é jornalista especializada em estilo de vida, gastronomia, turismo e viagens. Anda pelo Brasil e pelo mundo desde sempre, a passeio e a trabalho. Editou por uma década a revista e o site de viagens do jornal carioca “O Globo”. Visita novos lugares e velhos conhecidos em busca de uma boa história para contar. Adora um hotel. Junto com outros três jornalistas, faz o perfil @HotelInspectors, no Instagram

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui