A incrível Luxor no Egito

Luxor era um dos destinos mais esperados no Egito, pois estava muito ansiosa para visitar seus templos. Eu cheguei lá no cruzeiro pelo Rio Nilo, mas muita gente vai de avião até Luxor em voos que saem do Cairo ou Alexandria e começa o passeio de barco por lá, fazendo o roteiro contrário, com destino a Aswan.

Nós chegamos em Luxor no fim da tarde e há muito pra se fazer na cidade. Quase todo o barco foi diretamente para o Templo de Luxor, mas por sugestão do guia, esperei para ir perto do anoitecer, assim pude fotografar com luz do dia e com a iluminação especial a noite.

O Templo de Luxor

O Templo de Luxor é um dos mais populares do Egito e junto a ele existe uma mesquita que foi construída no século XIV quando o templo ainda não tinha sido descoberto.

As colunas e a mesquita na direita

Quando o templo foi descoberto durante as escavações, optaram por deixá-lo do lado da Mesquita que hoje tem mais de 700 anos!

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Os monumentos pagãos e islâmicos dividindo o mesmo espaço é surreal.

O Voo de balão no Vale dos Reis

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Acordamos no dia seguinte novamente na madrugada para fazer o passeio de balão no vale dos Reis. Uma das coisas que mais me impressionaram foi como eles estão preparados para o turismo e toda a estrutura é muito bem orquestrada. Uma van passou no barco para pegar os passageiros e nos levou até um outro ponto da cidade, em um porto mais distante para fazer uma travessia de barco curta para o outro lado do Rio Nilo.Eram dezenas de barcos e do outro lado uma outra van nos esperava para nos levar para o lugar de subida dos balões. 

O passeio de balão pelo Vale dos Reis foi um dos melhores passeios que fiz durante essa viagem. Já voei de balão em vários outros lugares do mundo, mas além de uma decolagem e aterrissagem perfeitas, por causa da ajuda de um grupo de rapazes da comunidade, a paisagem é de tirar o fôlego. Avista-se do balão o Templo de Hatshepsut, o rio Nilo, o contraste entre o deserto e as plantações e também a casa onde viveu Howard Carter, o arqueólogo britânico que descobriu a tumba de Tutankhamun, mais conhecido como King Tut. Foram quase 50 minutos no ar e o espetáculo do nascer do sol é garantido por aqui, já que raramente chove.  

O Templo de Hatshepsut a primeira faraó mulher

Terminado o nosso voo de balão, partimos para um dia intenso. Começamos visitando brevemente os Colossos de Memnom, que são duas estátuas faraônicas de Amenhotep III que guardavam um templo que já não existe mais. Fomos então até o Templo de Hatshepsut, que é o templo da primeira faraó mulher, que governou por quase 20 anos e que curiosamente gostava de se vestir e posar como homem. O templo é lindíssimo e imponente, são três andares de terraços largos, construído na encosta oposta do Vale dos Reis, escavado na rocha. Mas ele está bem danificado pois teve parte dos seus relevos e pinturas destruídos por seu sucessor(seu enteado), que não a reconhecia como regente.

A visita ao Vale dos Reis(e das Rainhas)

Prosseguimos rumo ao Vale dos Reis que é uma cadeia de montanhas também conhecida como “Vale da Morte”. Conta o meu guia que o vale possui no seu topo uma forma piramidal natural, assegurando um sepultamento semelhante aos dos faraós ancestrais e que apesar de ter mais de 60 tumbas, apenas algumas delas estão abertas ao público. A visitação permite a entrada em três delas e o guia escolheu algumas pelas configurações e artefatos diferentes em cada uma delas. A tumba do King Tut tem preço separado para visita, mas todos os artefatos da tumba estão no museu do Cairo. Não senti claustrofobia, mas o ambiente interno é bem abafado, mas a visita vale a muito a pena. Infelizmente não é permitido fotografar nada dentro do complexo do Vale dos Reis.

De lá visitei também o Vale das Rainhas, mas ele é bem menor em escala e onde fica a tumba de Nefertari.

O Templo de Karnak

A tarde fui fazer meu último passeio em Luxor, visitar o Templo de Karnak, um complexo com 4 templos que começou a ser construído 2000 AC efoi mantido e ampliado por várias dinastias faraônicas. O templo é enorme, com mais de 1 km de largura e várias áreas muito interessantes.

A sala hipóstila(Hypostyle Hall), que era reservada aos sacerdotes, tem 134 colunas enormes, com os capitéis em forma de flor de lótus e de papiros (símbolos do Alto e Baixo Egito respectivamente) e inscrições entalhadas em relevos enormes e algumas das colunas ainda tem pinturas originais. Algumas delas caíram em 1899, por causa de um terremoto, mas foram imediatamente colocadas de volta no seu lugar, por isso algumas delas tem o que parecem ser remendos.

Os obeliscos, estátuas gigantes de Faraós, lagos e colunas fazem deste um dos templos mais completos do Egito.

O templo de Karnak possui uma ligação com o templo de Luxor através da Avenida das Esfinges, com 3 km de extensão, todo margeado por pequenas esfinges dos dois lados.

Onde se hospedar em Luxor

Luxor é uma cidade muito preparada para o turismo e tem diversos hotéis excelentes. Eu me hospedei no Hilton Luxor Resort & Spa, hotel maravilhoso que fica nas margens do Rio Nilo e tem um spa sensacional. Como já expliquei no texto introdutório de Planejamento de uma viagem para o Egito, os preços de hotéis no Egito são bem razoáveis e é possível encontrar hotéis 4 e 5 estrelas na faixa de 100 dólares.

Reserve seu hotel em Luxor

Leia também

Nossa viagem teve o apoio da Hórus Viagens e Hilton Hotel Egito. Essa matéria apareceu primeiro na Revista Aprendiz de Viajante. Assine!

 


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui