Cairo e as pirâmides no Egito

O Cairo é um dos destinos mais populares no Egito, pois é nele(e nas proximidades) que ficam algumas das atrações mais icônicas do país. Eu fui ao Cairo no começo da minha viagem, mas deixei a maior parte das atrações para visitar no final. A cidade de quase 20 milhões de habitantes fica as margens do Rio Nilo. 

Visitando as pirâmides do Egito

A primeira manhã no Cairo começou com a tão esperada visita as Pirâmides de Giza (Queops/Khufu, Quefren e Miquerinos) que são o cartão postal do Egito e nesse ponto se juntaram a mim e ao guia, um casal de brasileiros, o Henrique a Mariane, que estavam também visitando o país pela primeira vez. Foi muito interessante trocar experiências e impressões sobre esse lugar que a gente amou tanto em tão pouco tempo.

Chegamos na pirâmide de Queops, a única das “Sete Maravilhas do Mundo Antigo” que ainda existe e a constatação, não há como visitar o Egito sem colocá-las no roteiro. Elas são grandiosas e eu não conseguia conter minha emoção ao chegar lá.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Fizemos a visita à parte interna da Grande pirâmide, Queops e achei extremamente claustrofóbico. Não existe entrada de ar e com a quantidade de pessoas e rampas que precisamos subir e é uma sensação que não quero nunca mais sentir na vida. Mas eu quis fazer, mesmo sabendo disso tudo, porque afinal eu tinha chegado até ali para ver as pirâmides, então eu precisava entrar dentro dela.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

A pirâmide de Miquerinos dizem, tem um ambiente menos claustrofóbico. Um dos lugares mais interessantes para ver as pirâmides e tirar fotos é o Panorama Point e foi outro lugar onde trocamos fotos, eu tirava fotos deles e eles de mim.

Lá é onde ficam os camelos tão famosos das fotos com as pirâmides e onde conheci Ali, um dos treinadores de camelos mais antigos e que há mais de 30 anos está diariamente com seu camelo em Panorama Point.

A Esfinge

Numa outra parte do complexo fica a Esfinge, que tem 70 metros de comprimento por 20 metros de altura e o rosto tem 5 metros de largura. O nariz segundo o guia, não foi arrancado pelo canhão do Napoleão, como dizem as lendas, porque um canhão destruiria todo o resto, então há uma versão que diz que foi um muçulmano suni que ficou indignado com a devoção de alguns Egípcios. Ele começou a destruir a Esfinge pelo nariz mas não prosseguiu por causa de uma tempestade de areia porque ele achou que era maldição. Como em vários casos durante esta viagem ao Egito, há diferentes versões e algumas não há como saber qual realmente é a verdade. Mas é fascinante de qualquer maneira. Ela foi esculpida em uma única rocha e está tendo sua base restaurada por causa da erosão subterrânea provocada pelos lençóis freáticos.

Almoçamos em um restaurante com vista para as pirâmides em Giza.

À noite existe um show de luzes e som aos pés da esfinge, com as pirâmides ao fundo. Esse show conta a história das pirâmides e da civilização Egipcia e seus faraós. É bem interessante para ver a as pirâmides a noite.

Memphis & Saqqara

Depois do almoço seguimos com o nosso tour por Memphis & Saqqara. Lá visitamos a Pirâmide de Djoser ou pirâmide dos degraus, que foi a primeira a ser construída no Egito e o corredor de colunas do complexo. Em Memphis visitamos também o Colosso de Ramses II, uma estátua de quase 10 metros, esculpida em calcário que foi encontrada caída. O curioso aqui é que  construíram um museu ao redor dela, dada seu tamanho e peso. Nesta mesma área há diversos outros artefatos encontrados no local.

O mercado no Cairo

Encerramos o dia no mercado que fica no bairro Islâmico: Khan El Khalili Market. Andei pelo mercado sozinha, pechinchei, comprei souvenirs e pashminas. Em uma loja ou outra sempre me perguntavam de onde eu era e surpresos com a resposta, sempre engatavam em algum papo sobre futebol, já que eles estavam lutando pela classificação para a Copa do Mundo(se classificaram no meu último dia lá e torci com eles) ou o quanto eles adoram os brasileiros. Não sofri nenhum assédio direto ou desconfortável e no máximo algum comentário do quanto eu era bonita e etc. Aliás, achei muito mais tranquilo andar aqui que em outros países da África e Oriente Médio e não precisei ficar o tempo todo me livrando de vendedores que queriam me vender qualquer coisa.

A mesquita de Alabastro / Mohamed Ali

No meu último dia na cidade começamos o dia na Mesquita do Mohamed Ali também conhecida como a Mesquita de Alabastro na Citadela no Cairo.

A mesquita é lindíssima e vale a pena a visita tanto por fora quanto por dentro.

O Museu Egípcio do Cairo

De lá fomos visitar o fascinante Museu Egípcio do Cairo. O acervo é enorme e necessita de acompanhamento do guia, para dar um mínimo de entendimento do que está em exibição. São mais de 160 mil artefatos que cobrem 5000 anos de história Egípcia em 107 salas. Para tirar fotos é preciso pagar um ticket adicional de 100 libras egípcias. Neste museu estão os artefatos que foram encontrados na tumba do King Tut, mas durante a minha visita, vários artefatos estavam sendo embalados. Esses artefatos serão transferidos para o Grande Museu Egípcio do Cairo que tem previsão de abertura para o meio de 2018 e será o maior museu arqueológico do mundo.

Mais uma razão para colocar o Egito na sua lista e fazer uma visita já!

Leia também

Nossa viagem teve o apoio da Hórus Viagens e Hilton Hotel Egito. Essa matéria apareceu primeiro na Revista Aprendiz de ViajanteAssine!


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui