Brecon Beacons: um maravilhoso parque nacional no País de Gales

5

A primeira vez que ouvi falar sobre Brecon Beacons foi também a primeira vez que coloquei meus pés no País de Gales, em 2013. Eu fui para conhecer a capital, Cardiff, e também fiz um passeio para a Península de Gower, e foi o guia desse passeio que falou muito bem de Brecon Beacons e nos aconselhou a ir lá o quanto antes. Bom, acabei retornando para o País de Gales várias vezes depois disso, mas foi só agora, em 2017, que o destino foi Brecon Beacons. E olha, não vou falar que me arrependi de ter esperado tanto, porque agora, depois de várias idas ao país, aprendi como é a melhor maneira de viajar por lá, evitar perrengues e realmente curtir a natureza. 

Quem já lê meus posts aqui no Aprendiz há mais tempo sabe o quanto eu amo Gales, e continuo a desacreditar como tão poucos brasileiros fazem de lá um destino de férias. Pra quem ama natureza, vida ao ar livre e caminhadas, melhor lugar não há! E Brecon Beacons epitomiza isso, em qualquer época do ano. 

*****Post índice: País de Gales*****

Eu estive lá por apenas 3 dias. Adoraria voltar e fazer mais caminhadas para descobrir cantinhos exuberantes como os que vocês verão aqui, mas acho que consegui aproveitar bastante. Eu e meu marido fomos de carro a partir de Londres, e nos hospedamos em um B&B no vilarejo de Sennybridge, na parte norte do parque nacional. Todos os dias tomávamos o café da manhã cedo (lá pelas 8/8:30), e então seguíamos para os destinos que eu tinha no mapa. Como levamos lanchinhos na mochila e o café da manhã era bem reforçado, a gente acabava comendo alguma coisa de novo no fim da tarde. Então voltávamos pro B&B pra descansar umas horinhas e tomar banho, e saíamos pra jantar a noite. 

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Aqui está o roteiro da nossa viagem para Brecon Beacons! Pra ajudar no planejamento de vocês – dúvidas podem ser colocadas nos comentários e eu farei o possível para responder!

Brecon Beacons dia 1: Pen y Fan e cachoeiras

O Pen y Fan é o ponto mais alto de Brecon Beacons, e se você começa a pesquisar sobre o parque nacional, é certamente o lugar que vai estar como dica em todos os guias e sites. Então decidimos colocar esse “tem que ver” como prioridade no nosso itinerário, e subir o Pen y Fan logo cedo. Deixamos o carro no estacionamento na beira da estrada (use o CEP: LD3 8NL), que por sua vez está logo em frente do início da trilha. Prepare-se! O Pen y Fan tem apenas 886 metros de altura mas a subida é íngreme (não é uma subida técnica, é uma simples caminhada, mas beeeem cansativa). O caminho é muito bem demarcado, não há risco de você se perder (e sempre vai ter gente por ali).

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

brecon beacons
Subindo o Pen y Fan

A vista lá de cima é linda… ou foi o que ouvi dizer e o que as imagens na busca do Google me mostraram. O dia que subimos o Pen y Fan não conseguimos ver absolutamente nada lá em cima, apenas neblina. Mas o País de Gales é assim, como já escrevi nesse blog repetidas vezes: você não pode esperar tempo bom e ensolarado pra seguir com a sua programação. Bom, por causa da neblina forte, que não sava sinal nenhum de dissipar, a gente ficou pouco tempo lá no topo e fizemos o caminho de volta, para dirigirmos rumo a mais um pontinho no itinerário. 

brecon beacons
Subindo até o topo do Pen y Fan, a neblina já dando o ar da graça

Esse segundo ponto (anota aí o CEP pra colocar no GPS: SA10 9PG) era um pequeno estacionamento logo na entrada de uma trilha com algumas cachoeiras. A primeira (e mais famosa) é a Henrhyd, e é possível inclusive andar atrás dela. O caminho do estacionamento até essa primeira cachoeira e coisa de 10/15 minutos (tem uma descida íngreme, depois é cansativo pra subir). Depois dela, tem mais duas pelo caminho: a primeira a cerca de 10 minutos de caminhada (pequena) e a segunda depois de uns 20/30 minutos. Essas duas não são tão grandiosas quanto a Henrhyd, mas se você tiver tempo, vale sim a pena. Elas são mais vazias e tranquilas. 

brecon beacons
A cachoeira Henrhyd
brecon beacons
Siga na trilha por 30 minutos até chegar a essa cachoeira menor. É possível sentar nas pedras e ficar um tempo ali, sem ninguém por perto!

Depois, é só fazer o mesmo caminho de volta até o estacionamento. Como já era fim de tarde, nós paramos em um pub na estrada para comer alguma coisa, e seguimos para o hotel. Mais tarde ainda saímos novamente, e jantamos em outro pub também na estrada (eu não tinha nenhum desses marcado no meu roteiro, simplesmente pegamos o carro e fomos dirigindo até achar algum lugar). 

brecon beacons
Durante toda a trilha você verá isso: uma linda floresta, mega fotogênica!

Brecon Beacons dia 2: lagos e muita caminhada!

O País de Gales tem lindos lagos (quando fui para Snowdonia eu falei deles também), e eu queria ver dois deles em Brecon Beacons: Llyn y Fan Fach e o Llyn y Fan Fawr (eu sei, eu sei, esses nomes em gaélico são impossíveis de pronunciar!). Bom, se você gosta de caminhadas, vai adorar essa parte do roteiro! Para chegar lá, coloque o cep SA19 9UN no gps, que vai te levar até o estacionamento. Do estacionamento mesmo você já vê o quanto o lugar é bonito, e o caminho até o primeiro lago é bem óbvio e super bem demarcado. São uns 25 minutos andando (leve subida) até o Llyn y Fan Fach.

brecon beacons
Eu com o Llyn y Fan Fach logo atrás

Bom, a vista do lago no pé das montanhas já é incrível, mas para você ter uma impressão ainda mais inesquecível de lá, siga montanha acima! Sim, a subida é íngreme, mas chegando lá no topo você vai me agradecer, juro! A vista é recompensadora. O caminho não tem erro, é só subir e ir contornando a beira da montanha. É uma caminhada longa pra chegar até o outro lado, com outras descidas e subidas, então não se esqueça de levar lanche e vestir as roupas apropriadas. 

brecon beacons
Llyn y Fan Fach visto do topo da montanha

Continue seguindo a trilha beirando o cume para ver o outro lago, o Llyn y Fan Fawr. Para voltar, você não precisa fazer exatamente todo o mesmo caminho. Tem um “atalho” no caminho, bem no meio entre uma descida e a última subida para ver o segundo lago. Esse atalho te deixa no pé da montanha, e basta seguir para a esquerda para chegar no primeiro lago e então voltar para o estacionamento. Eu aconselho dedicar o dia todo para esse programa, pois as descidas e subidas vão te deixar bem cansado. 

Continue caminhando pela beira da montanha
brecon beacons
E você verá o Llyn y Fan Fawr também!

Depois de tanta caminhada e tanta paisagem linda, voltamos para o hotel e a noite dirigimos até a fofíssima cidade de Hay on Wye, que é conhecida por suas diversas livrarias. Quando chegamos elas infelizmente já estavam fechadas, então apenas jantamos no delicioso restaurante de tapas Tomatitos Tapas Bar

Brecon Beacons dia 3: mais cachoeiras!

Nosso último dia no País de Gales. Tínhamos que voltar para Londres e devolver o carro até as 9 da noite. Então levantamos cedo e partimos rumo a mais cachoeiras! A primeira parada (cep SA11 5NP) foi no vilarejo de Pontneddfechan, onde deixamos o carro na rua (em frente a um pub, exatamente o lugar do cep) e entramos em uma trilha ao lado, rumo a duas cachoeiras. A trilha é fácil, e você chega na primeira em uns 30 minutos.

brecon beacons
Todas as trilhas para cachoeiras em Brecon Beacons são assim, um conto de fadas! Contato com a natureza no último grau!
brecon beacons
A primeira cachoeira dessa trilha!

Você tem a opção de voltar o seguir para a segunda, mais 30 minutos pra frente (continue seguindo o rio, ignore os outros caminhos), que é muito linda! Como nós começamos o dia bem cedo, não tinha mais ninguém lá quando chegamos. Fiquei com muita vontade de entrar na água, mas não tinha levado biquini. Quero muito retornar no verão, porque deve ser uma delícia curtir aquele paraíso. 

A caminho da segunda cachoeira
brecon beacons
A segunda cachoeira dessa trilha… estava vazia!

No caminho de volta ao estacionamento, cruzamos com muita gente chegando, então deve ter ficado bastante cheio perto da hora do almoço. Bom, pegamos o carro e fomos para outro estacionamento a 5 minutos dali, em Dinas Rock (cep SA11 5NU), para fazer a última trilha e ver a última cachoeira: Swgd Yr Eira, mais um cartão postal de Brecon Beacons. Mal sabíamos que uma pequena aventura nos aguardava!

Logo no começo da trilha pra Swgd Yr Eira há uma bifurcação, e nós resolvemos pegar o caminho acompanhando o rio, simplesmente porque foi assim que fizemos todas as outras trilhas de cachoeiras. Nem cogitamos em ir “por cima”, mas erramos ao não olhar direitinho um mapa que tinha no estacionamento, que mostrava que esse caminho por fora seria o correto. 

Seguimos caminhando pela beira do rio em torno de uma hora. Foi um caminho difícil, muito mais difícil que os outros, com alguns obstáculos como árvores caídas, pedras e por vezes não estava bem demarcado. Até que encontramos um grupo voltando, e eles nos falaram que a trilha terminava e não era possível prosseguir por ali até a cachoeira. Eles estavam certos: andamos mais 10 minutos e não tinha mais como seguir, pois o rio fazia uma curva e a trilha simplesmente acabava. Esse grupo resolveu voltar tudo e começar do zero a partir da bifurcação láááá no começo, mas nós dois resolvemos fazer “scrambling” (basicamente, fazer uma trilha sem estar numa trilha oficial, desbravar o mato mesmo), pois sabíamos que a trilha correta deveria ser paralela a nossa.

O problema é que precisávamos subir uma parte íngreme, e não tínhamos equipamento apropriado. E uma vez subindo, não dava pra descer (teríamos que ir escorregando). Então fomos nos agarrando em galhos, enfiando o pé na terra, até chegarmos no alto. Foram aí uns 15 minutos de incerteza, sem saber se estávamos no caminho certo, sem avistar ninguém. Até que finalmente vimos umas pessoas andando e perguntamos se aquela era a trilha correta para cachoeira. Ufa! Tudo certo. 

A vantagem de termos ido pela beira do rio é que tivemos oportunidade de ver muita coisa bonita pelo caminho, o teríamos perdido na trilha oficial (voltamos por ela, e realmente não tinha nada legal pra ver, não dava nem pra escutar o barulho do rio, pois ela passa por uma área desmatada, bem sem graça). 

Mas enfim, cehagmos na Swgd Yr Eira! A última cachoeira e a última parada antes de voltarmos pra Londres. Valeu a mini aventura no meio do mato!

brecon beacons
Swgd Yr Eira

Eu realmente fiquei impressionada com a beleza do Brecon Beacons. Mais uma jóia do País de Gales!


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


5 COMENTÁRIOS

  1. Que bacana, Helô!
    Destino mais que anotado pra quando eu for ao País de Gales, adoro este tipo de programa como eu já te disse 🙂
    Abraços,
    Helder

  2. Ooooi Heloooo! Compartilho da sua paixao por Gales! Eu nao pude explorar o parque BB, mas passei um dia bem gostoso em Breacon e Hay on Wye. E alem de ter super me ajudado com minha viagem ( eu oraticamente nao passei perrengues gracas as suas dicas), aprendi a gostar de trilhas! Estou me preparando para fazer a Salcantay no prox semestre! Irado ne? Obrigada pela atencao e pelos posts lindos sempre bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui