Cairo e as pirâmides no Egito

O Cairo é um dos destinos mais populares no Egito, pois é nele(e nas proximidades) que ficam algumas das atrações mais icônicas do país. Eu fui ao Cairo no começo da minha viagem, mas deixei a maior parte das atrações para visitar no final. A cidade de quase 20 milhões de habitantes fica as margens do Rio Nilo.

Visitando as pirâmides do Egito

A primeira manhã no Cairo começou com a tão esperada visita as Pirâmides de Giza (Queops/Khufu, Quefren e Miquerinos) que são o cartão postal do Egito e nesse ponto se juntaram a mim e ao guia, um casal de brasileiros, o Henrique a Mariane, que estavam também visitando o país pela primeira vez. Foi muito interessante trocar experiências e impressões sobre esse lugar que a gente amou tanto em tão pouco tempo.

Chegamos na pirâmide de Queops, a única das “Sete Maravilhas do Mundo Antigo” que ainda existe e a constatação, não há como visitar o Egito sem colocá-las no roteiro. Elas são grandiosas e eu não conseguia conter minha emoção ao chegar lá.

Fizemos a visita à parte interna da Grande pirâmide, Queops e achei extremamente claustrofóbico. Não existe entrada de ar e com a quantidade de pessoas e rampas que precisamos subir e é uma sensação que não quero nunca mais sentir na vida. Mas eu quis fazer, mesmo sabendo disso tudo, porque afinal eu tinha chegado até ali para ver as pirâmides, então eu precisava entrar dentro dela.

A pirâmide de Miquerinos dizem, tem um ambiente menos claustrofóbico. Um dos lugares mais interessantes para ver as pirâmides e tirar fotos é o Panorama Point e foi outro lugar onde trocamos fotos, eu tirava fotos deles e eles de mim.

Lá é onde ficam os camelos tão famosos das fotos com as pirâmides e onde conheci Ali, um dos treinadores de camelos mais antigos e que há mais de 30 anos está diariamente com seu camelo em Panorama Point.

A Esfinge

Numa outra parte do complexo fica a Esfinge, que tem 70 metros de comprimento por 20 metros de altura e o rosto tem 5 metros de largura. O nariz segundo o guia, não foi arrancado pelo canhão do Napoleão, como dizem as lendas, porque um canhão destruiria todo o resto, então há uma versão que diz que foi um muçulmano suni que ficou indignado com a devoção de alguns Egípcios. Ele começou a destruir a Esfinge pelo nariz mas não prosseguiu por causa de uma tempestade de areia porque ele achou que era maldição. Como em vários casos durante esta viagem ao Egito, há diferentes versões e algumas não há como saber qual realmente é a verdade. Mas é fascinante de qualquer maneira. Ela foi esculpida em uma única rocha e está tendo sua base restaurada por causa da erosão subterrânea provocada pelos lençóis freáticos.

Almoçamos em um restaurante com vista para as pirâmides em Giza.

À noite existe um show de luzes e som aos pés da esfinge, com as pirâmides ao fundo. Esse show conta a história das pirâmides e da civilização Egipcia e seus faraós. É bem interessante para ver a as pirâmides a noite.

Memphis & Saqqara

Depois do almoço seguimos com o nosso tour por Memphis & Saqqara. Lá visitamos a Pirâmide de Djoser ou pirâmide dos degraus, que foi a primeira a ser construída no Egito e o corredor de colunas do complexo. Em Memphis visitamos também o Colosso de Ramses II, uma estátua de quase 10 metros, esculpida em calcário que foi encontrada caída. O curioso aqui é que  construíram um museu ao redor dela, dada seu tamanho e peso. Nesta mesma área há diversos outros artefatos encontrados no local.

O mercado no Cairo

Encerramos o dia no mercado que fica no bairro Islâmico: Khan El Khalili Market. Andei pelo mercado sozinha, pechinchei, comprei souvenirs e pashminas. Em uma loja ou outra sempre me perguntavam de onde eu era e surpresos com a resposta, sempre engatavam em algum papo sobre futebol, já que eles estavam lutando pela classificação para a Copa do Mundo(se classificaram no meu último dia lá e torci com eles) ou o quanto eles adoram os brasileiros. Não sofri nenhum assédio direto ou desconfortável e no máximo algum comentário do quanto eu era bonita e etc. Aliás, achei muito mais tranquilo andar aqui que em outros países da África e Oriente Médio e não precisei ficar o tempo todo me livrando de vendedores que queriam me vender qualquer coisa.

A mesquita de Alabastro / Mohamed Ali

No meu último dia na cidade começamos o dia na Mesquita do Mohamed Ali também conhecida como a Mesquita de Alabastro na Citadela no Cairo.

A mesquita é lindíssima e vale a pena a visita tanto por fora quanto por dentro.

O Museu Egípcio do Cairo

De lá fomos visitar o fascinante Museu Egípcio do Cairo. O acervo é enorme e necessita de acompanhamento do guia, para dar um mínimo de entendimento do que está em exibição. São mais de 160 mil artefatos que cobrem 5000 anos de história Egípcia em 107 salas. Para tirar fotos é preciso pagar um ticket adicional de 100 libras egípcias. Neste museu estão os artefatos que foram encontrados na tumba do King Tut, mas durante a minha visita, vários artefatos estavam sendo embalados. Esses artefatos serão transferidos para o Grande Museu Egípcio do Cairo que tem previsão de abertura para o meio de 2018 e será o maior museu arqueológico do mundo.

Mais uma razão para colocar o Egito na sua lista e fazer uma visita já!

Leia também

Nossa viagem teve o apoio da Hórus Viagens e Hilton Hotel Egito. Essa matéria apareceu primeiro na Revista Aprendiz de ViajanteAssine!