Parque Nacional Plitvice na Croácia: Guia para Visitação

189

O Parque nacional de Plitvice (http://www.np-plitvicka-jezera.hr/) é patrimônio da Unesco e uma das maiores atrações turísticas da Croácia. Esse é um dos lugares mais lindos que eu já visitei no mundo e vale muito a pena incluir o parque no roteiro. Plitvice tem dezenas de lagos, cachoeiras, trilhas e cavernas que formam essa obra prima da natureza e com sua cor verde esmeralda encanta visitantes do mundo inteiro. Aqui neste post preparei um mini guia para ajudar quem está planejando fazer uma visita. 

Como chegar a Plitvice na Croácia

O parque de Plitvice fica entre Zagreb e Zadar e pra chegar lá há diversas opções. Várias empresas de turismo fazem passeios bate e volta de Zadar ou Zagreb, você pode alugar um carro ou mesmo pegar um ônibus.O ônibus sai da Rodoviária de Zadar ou Zagreb e para em frente ao parque. Há horários específicos, então fique de olho no relógio para não perder o último ônibus e ter que pagar uma fortuna por transporte privado de última hora.

Eu resolvi passar um dia no parque, então saí de Zagreb em um dos primeiros ônibus e de lá fui para Zadar no último ônibus. Levei a minha mala e guardei na entrada do parque. 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Como explorar o parque Plitvice

O parque de Plitvice abre o ano inteiro, de 7 da manhã as 8 da noite. Plitvice tem duas entradas, a entrada 1 e a entrada 2. Dependendo do seu tempo disponível e do que você quiser visitar, é melhor escolher uma ou outra entrada, por causa das trilhas que cruzam o parque.

Há trilhas muito bem sinalizadas para todos os níveis e o parque tem uma estrutura impecável com restaurantes, banheiros e até lugar pra guardar mala, caso você esteja de ônibus e seguindo viagem. Eu parei na entrada 1, que tem umas trilhas bem fáceis e dá pra ver alguns pontos mais legais do parque com pouca caminhada. O mapa abaixo mostra quanto tempo se leva pra completar cada trilha – o mínimo são duas horas e qual o percurso – a mais curta tem 3500 metros, ou 3.5 km. 

Mesmo as trilhas mais fáceis levam a lugares lindos e há muitas famílias, inclusive com bebês, passeando por lá. Eu comecei pela A, na entrada 1 e em alguns passos você já se depara com essa vista:

As trilhas são pavimentadas, mas a maior parte delas, principalmente perto dos lagos, não tem corrimão. Então cuidado, principalmente com as crianças, porque alguns dos lagos são fundos. 

Pra onde a gente anda tem lagos lindos, cor verde esmeralda… mas um aviso: apesar dessa belezura toda, não é permitido nadar nos lagos aqui em Plitvice. 

E cachoeiras… pequenas, grandes… 

Pra onde a gente tem olha, tem paisagens belíssimas!!!

O parque é dividido em:

Upper Lakes, que tem 12 lagos: Prošćansko, Ciginovac, Okrugljak, Batinovac, Veliko, Malo, Vir, Galovac, Milino, Gradinsko, Veliki Burget e Kozjak. Pelo caminho você vai vendo plaquinhas que mostram em que lago você está. 

Lower lakes com os lagos: Milanovac, Gavanovac, Kaluđerovac e Novakovića Brod.

Plitvica Stream que tem 4 km. Korana River que está abaixo da Great Falls e vai até a caverna Golubnjača. Caverna Šupljara, Karlovci e a floresta de Čorkova Uvala.

As trilhas que começam na Entrada 1(Norte) são estão sinalizadas por placas verdes com letras:

Trilha A – foi a trilha que eu comecei, é uma trilha circular bem facinha, com 3500 m de comprimento, que passa pela “Great Waterfall” que é a maior cachoeira dos lagos Plitvice e da Croacia. Essa trilha passa pelos canion dos “Lower Lakes” passando pelos lagos Novakovića brod, Kaluđerovac, Gavanovac e Milanovac, passando pela Kozjak Bridge, onde a trilha vai para o lado leste do canyon e é possível retornor para o ponto de partida na Entrada 1. Com duas horinhas é possível fazer essa trilha. 

Trilha B – ela também é circular e passa pelos canyons de calcário dos “Lower Lakes”. Nessa trilha também temos acesso ao barco que faz um passeio pelo lago Kozjak, que é o maior lago do parque, um passeio de trem panorâmico. É possível andar pelo topo do canyon no lado leste até voltar ao ponto de partida. Nesta trilha dá pra ver a Great Waterfall e a cachoeira Sastavci. Os lagos Novakovića Brod, Kaluđerovac, Gavanovac e Milanovac. Separe pelo menos umas 4 horas para fazer essa trilha. 

Trilha C – Se você tem pelo menos umas 6 horas no parque, pode optar pela trilha C. Ela é circular, como as duas outras, mas percorre um total de 8km. Eu fiz um pedaço dela, mas acabei voltando porque não teria tempo para percorrer ela toda. Nessa trilha dá pra combinar as caminhadas a pé com barco e é possível visitar as áreas do Lower e Upper Lakes area. Pra voltar ao ponto de partida o ideal é pegar o trem panorâmico. Nessa trilha dá pra ver vários lagos, quedas d’água e também as cachoeiras maiores: Great Waterfall, Veliki Prštavac e Mali Prštavac. 

Trilha K – pra completar essa trilha é preciso pelo menos 8 horas pelo parque e dá pra visitar o parque praticamente todo com seus lagos, cachoeiras e cavernas. 

As trilhas E, F, H e K Laranjas tem como ponto de partida a Entrada 2. Eu não fiz essa parte do parque, porque não tinha tempo suficiente, mas tem lugares lindíssimos por lá também! Existem ainda outras trilhas com elevações pelo parque. 

 

Há vários restaurantes espalhados pelo parque, mas eu aconselho levar na bolsa ou na mochila alguma coisa para comer, pra se der fome pelo caminho e você estar no meio de uma trilha. E sempre levar água, para ficar hidratado, principalmente no verão. 

Quanto tempo ficar em Plitvice na Croácia?

Separe um dia inteiro pelo menos, mas o ideal seriam dois dias para visitar o parque.Os tickets de dois dias tem desconto em relação ao ticket de um dia só. O parque é enorme e há bastante coisas para explorar. Fique atento também aos ônibus e barcos que fazem passeios dentro do Plitvice, que tem horários definidos(pegue na entrada do parque o mapa com os horários). No inverno o parque abre, mas as cachoeiras ficam congeladas! 

Onde se hospedar em Plitvice na Croácia?

Há opções de hospedagem ao redor de Plitvice se você resolver dormir por lá, mas faça a reserva com antecedência, porque durante o verão é quase impossível conseguir uma vaga. Procure por hotéis em Plitvička Jezera que são os mais próximos do parque. Alguns hotéis que eu estava de olho pra dormir por lá porque estavam bem recomendados: o Bellevue Hotel , o Grabovac Hotel , o Hotel Jezero e o Hotel Plitvice . Veja aqui todos os hotéis próximos ao parque Plitvice na Croácia. Existem também várias guest houses e campings com preços a partir de 8 euros por noite.

Quanto custa a entrada para o parque de Plitvice na Croácia?

A entrada do parque tem preços variados dependendo da época do ano que você vai visitar. Eu fui no último dia de agosto e paguei 180 kunas… se tivesse marcado um diazinho depois, teria pago 70 kunas a menos!!! Então fique de olho na hora de planejar suas datas. Veja a tabelinha abaixo (Fonte: Site oficial de Plitvice)

Categoria Periodo – preço por pessoa em Kunas por dia
  1 Jan – 31 Mar and
1 Nov – 31 Dez **
1 Abr – 30 Jun e
1 Set – 31 Out
  1 Jul – 31 Ago
Adultos 55,00 110,00 180,00
Adultos – GRUPOS* 50,00 100,00 160,00
Estudantes*** 45,00 80,00 110,00
Estudantes -GRUPOS*/*** 40,00 70,00 100,00
Crianças e adolescentes de 7 a 18 anos 35,00 55,00 80,00
Crianças e adolescentes de 7 a 18 anos -GRUPOS* 30,00 50,00 70,00
Crianças menores de 7  anos Gratuito Gratuito Gratuito

Para quem quiser ficar dois dias no parque, há um desconto. 

Categoria Periodo – preço por pessoa em Kunas para dois dias
  1 Jan – 31 Mar and
1 Nov – 31 Dec
1 Apr – 30 Jun and 1 Sep – 31 Oct 1 Jul – 31 Aug
Adultos – Individual  90,00 180,00 280,00
Estudantes 70,00 130,00 210,00
Crianças – Individual  55,00 90,00 140,00

Se estiver de carro, o estacionamento custa 7 kunas (HRK) por hora. 

Espero que você curta muito, porque o parque realmente vale a pena! 

Leia mais sobre a Croácia aqui no blog:

Zagreb e Istria

Roteiro de Carro pela Croácia


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


COMPARTILHAR
Artigo anteriorPraias em Búzios
Próximo artigoPraia de Tucuns em Búzios

Claudia Beatriz trocou as praias do Rio de Janeiro pela vizinhança da Casa Branca em Washington DC em 2004 e se mudou em 2014 para Orlando, onde vive atualmente. Apaixonada por Viagens e Fotografia, criou esse blog e a revista Aprendiz de Viajante. Quando não está escrevendo sobre viagens ou fotografando, a “nerd confessa” dá consultoria, treinamento e escreve sobre tecnologia, gerenciamento de conteúdo e mídias sociais.

189 COMENTÁRIOS

    • Nossa!!!!!! Só faltam 47 dias pra sua ?????? Gente e eu achando que as minhas estavam próximas jkkkkkk. O bom é que de certa forma curtimos tanto a viagem da outra que me sentirei em férias quando vc viajar kkkkk. #47dias

    • Tati é verdade né, curtimos muito a viagem uma da outra, a minha do ano passado só foi muito possível por tuas preciosas dicas rsrs, e esses assuntos de viagens nos tornou amigas né rsrs… sempre falo de você para as outras pessoas assim: a Tati aquela minha amiga que viaja muito rsrsr

    • Ahahaha dicas são assim mesmo , a gente vai, a gente vê, a gente vai , vê e volta pra compartilhar, assim a viagem não morre nunca ! O cromossomo V ( viagem) realmente nos aproximou kkkkkk, e viajar tem esse poder de aproximar, criar e manter amizades !!!! É ou não a melhor coisa do mundo ? Agora , a amiga viajante é vc kkkkkkkk eu sou a que viaja muito na maionese ahahaha , no pensamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui