A cidade medieval de Zadar na Croácia

Zadar é uma cidade pequena, mas com um centro histórico bem cuidado e uma orla interessante cercada por uma muralha e com quatro portões. Ela é a cidade mais antiga da Croácia que foi constantemente habitada. Cheguei até ela depois de passar por Zagreb e pelo Plitvice National Park e minhas próximas foram Trogir, Split e Bol.

Como chegar em Zadar

Zadar fica no Adriático e tem um aeroporto que fica há 11 km do centro, mas normalmente quem vai pra Zadar chega de carro, ônibus ou transfer, seja vindo de Zagreb ou de Split, que fica há 112 km de Zadar. Eu peguei um ônibus no Plitvice National Park que me deixou em menos de 1:30 na pequena rodoviária de Zadar.

Quanto tempo ficar em Zadar

O ideal é ficar pelo menos dois dias em Zadar. A cidade antiga é bem animada a noite e há coisas legais para visitar, além de passeios de barco. Se chegar bem cedo e sair no outro dia bem tarde, uma noite só pode resolver a viagem em Zadar, mas o ideal seriam dormir duas noites e no dia seguinte partir para Trogir ou Plitvice, dependendo do sentido que você estiver fazendo a viagem.

Onde ficar em Zadar

Como a cidade é pequena tem poucos hotéis, mas muitas pensões, pousadas e casas de aluguel de temporada. O Bastion Heritage Hotel que é um Relais Chateaux é um dos poucos que fica na cidade velha de Zadar. O Almayr Art & Heritage Hotel é outra opção que conta inclusive com café da manhã incluído. Entre as opções de aluguel de temporada, o Apartments & Rooms Andrea é um dos mais bem localizados.

Veja aqui todas as opções de hospedagem em Zadar

Onde comer em Zadar

Há diversas opções interessantes de restaurante em Zadar. De pequenas portinhas com meia dúzia de mesas a restaurantes sofisticados. De hamburgerias e pizzarias a restaurantes com comida típica croata. Muitos restaurantes italianos que com certeza resolvem na hora que bater a fominha.

O Tramonto tem uma excelente vista para o pôr do sol a beira mar na cidade antiga.

Outro restaurante bacanudo para quem está comemorando uma ocasião especial é o Kastel, dentro do hotel Bastion Heritage que serve comida mediterrânea em um ambiente requintado.

Andando pelo centro histórico encontramos vários restaurantes com mesinhas na calçada que a noite no verão ficam super animados.

O que fazer em Zadar

Há vários portões pela cidade. O mais impressionante dos portões da cidade é o Land Gate e o Sea Gate.

Zadar portao

Não deixe de ver o pôr do sol a beira-mar e aproveite duas atrações modernas encantadoras.

O órgão do mar (Sea Organ), foi construído em 2005, é ativado com o barulho das ondas e atrai milhares de pessoas todos os dias, que se sentam nas escadarias para ouvir a melodia composta pelas ondas do mar passando pelos tubos.

Assim que o sol se põe, as atenções se voltam para o “Greeting to the Sun“, o painel eletrônico com células solares que tem formato circular no chão, acende e pisca em cores e sequências diferentes.

Não estranhe ao ver as pessoas deitadas no chão ou fazendo malabarismos para tirar foto. Quando escurecer, caminhe pelas vielas da cidade velha e suas ruínas romanas e venezianas.

 

A Catedral de St Anastacia, ou catedral de Zadar, é uma linda obra em estilo romanesco e as ruínas do fórum romano no Zeleni trg Square ficam lindos iluminados à noite.

 

A igreja de St Donatus foi construída em cima das ruínas do fórum romano e tem ainda duas colunas preservadas.

Feche a noite em Zadar andando pelas lojinhas, passeando pelo Narodni Trg ou People’s Square onde está localizada a prefeitura (City Hall) e sente para jantar ou tomar um drink em dos vários restaurantes espalhados pela cidade velha.

Há passeios de barco para a praia de Sakarun beach e outras ilhas na costa, saindo da cidade velha.

Uma paradinha em Zadar é certamente recomendada no seu roteiro pela Croácia.

Leia mais sobre a Croácia

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui