Planejando uma viagem para San Antonio, Texas

25

(Atualizado em fevereiro de 2014) A cidade de San Antonio é a segunda maior do Texas e sétima maior cidade dos EUA, onde fica o famoso Álamo, que já apareceu em muitos filmes e séries de TV do velho oeste (e é a atração turística número 1 do Texas). Mas tem muito mais o que fazer em San Antonio além do Álamo: a cidade é a casa do time de basquete da NBA San Antonio Spurs, da Riverwalk, um calçadão beira-rio lindo cheio de restaurantes e lojas, um monte de museus e parques temáticos (Sea World e Six Flags). Não falta coisa para fazer, provavelmente vai faltar é tempo para ver tudo.

Localização: San Antonio fica no sudoeste do Texas, 1h30 de carro de Austin, 3h de Houston, 5h de Dallas. Está bem mais perto do México do que todas essas outras cidades texanas: apenas 2h30 da fronteira. Não tem vôo do Brasil direto pra lá, você tem que ir primeiro para Houston (vôos do Brasil diretos com a United) ou Dallas (vôos do Brasil diretos com a American Airlines), e depois fazer conexão para San Antonio (ou fazer uma viagem pelo Texas bacana, alugando um carro em Houston ou Dallas e dirigindo até San Antonio e Austin).


View Cidades do Texas in a larger map

Clima: Assim como as demais cidades texanas tem um verão que não é brincadeira, com temperaturas acima de 35 graus todos os dias e muitos dias batendo os 40 graus em julho e agosto, os meses mais quentes. Os invernos são amenos em comparação com os estados do Norte dos EUA, com temperaturas médias entre 5 e 17 graus nos meses mais frios (dezembro e janeiro). Melhores épocas para visitar: abril, setembro e novembro, quando a temperatura está mais agradável e chove menos que em maio, junho e outubro. Veja o clima de San Antonio mês a mês aqui.

Clima em San Antonio, gráfico do site weather.com
Clima em San Antonio, gráfico do site weather.com


Onde ficar: A melhor área pra ficar hospedado é mesmo em downtown, perto da Riverwalk e do Álamo. Veja o meu post Onde ficar em San Antonio com os hotéis testados e aprovados durante as nossas visitas a cidade.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Comida: a influência mexicana é óbvia e a comida tex-mex está em todo lugar – muitos tacos, burritos, guacamole, enchiladas…pra quem gosta não faltam opções, das mais autênticas às moderninhas. O churrasco texano também aparece bastante, mas se você não gosta dessas comidas pode ficar despreocupado que as tradicionais redes americanas tem presença na cidade (Rainforest Cafe e Hard Rock Cafe, por exemplo, estão bem na Riverwalk) e restaurantes locais de massas, peixes e outras culinárias não são difíceis de encontrar. Para os melhores restaurantes da cidade, vá até a Pearl Brewery, uma área ao norte de downtown que tem vários restaurantes excelentes (fomos a 3 restaurantes de lá e os 3 foram ótimos, e tinha indicação de mais 3 com reviews incríveis – é “o” lugar pra comer bem em San Antonio). A Riverwalk tem muito restaurante “pega-turista”, a exceção e que nós vamos todas as vezes que estamos na cidade é o Boudro’s, com cardápio de comida do sul e sudoeste dos EUA e a melhor guacamole de todas, feita na hora, ao lado da mesa.

Transporte: se você ficar em downtown não precisa de carro pra conhecer a grande maioria das atrações da cidade, muitas você vai conhecer a pé, de trolley, de ônibus ou táxi. Se for aos parques (Sea World e Six Flags), se quiser fazer caminhadas/trilhas e explorar as cidadezinhas vizinhas (New Braunfels, San Marcos, Fredericksburg, ir até Austin) aí sim vai precisar alugar carro ou contratar um transfer.

Atrações em San Antonio: são muitos os pontos turísticos em San Antonio, essa lista aqui tem apenas uma amostra dos mais famosos.

Álamo: a mais famosa das missões espanholas, símbolo do Texas, é relativamente pequena, tem um jardim lindo e fica bem no centro da cidade. Foi onde menos de 200 texanos lutaram contra um exército muitas vezes esse número em 1836 pela independência do Texas, numa batalha que durou 13 dias, e na qual todos os defensores do Álamo foram mortos. Eles viraram mártires, claro, e vem daí o grito de guerra “Remember the Alamo” (lembre-se do Álamo) usado em batalhas seguintes pelos texanos. O Álamo abre diariamente, fechando apenas na véspera e dia de Natal. Entrada gratuita. Das 9h as 17h30, sendo que aos domingos abre as 10h. No verão fica aberto até as 18h30.

O Álamo, atração turística número 1 do Texas
O Álamo, atração turística número 1 do Texas

Riverwalk: um rio que causou enchentes trágicas e que quase foi acimentado, e que depois de muitos protestos acabou sendo transformado na segunda maior atração turística da cidasde, a Riverwalk. Obras de contenção e represas para lidar com as cheias foram feitas e suas margens transformadas em calçadões com jardins, restaurantes e lojas. Barcos fazem passeios pelo rio, alguns oferecendo jantares a bordo. Na época do Natal, milhares de luzes enfeitam as árvores da Riverwalk e no final de semana do Thanksgiving eles fazem um desfile de barcos natalino para acender as luzes pela primeira vez na estação. Na primevera, um desfile de barcos faz parte da Fiesta San Antonio, um festival anual que relembra as batalhas do Álamo e San Jacinto. A Riverwalk e o Álamo são as duas atrações imperdíveis de San Antonio, se você tem pouco tempo na cidade, não deixe de ir. Se você quer ir pra assistir o desfile, o melhor é fazer reserva em um dos muitos restaurantes que oferecem pacotes de jantar nessa noite, porque fica tudo lotado e é ruim pra assistir se você não está em uma mesa. Grátis. Os passeios de barco duram em média 45 minutos e custam $8.50 dólares por adulto. Tem restaurantes de todos os tipos (mexicano, italiano, churrasco texano, tex-mex, frutos do mar, burgers…) e faixas de preços.

Um pedacinho da Riverwalk em julho de 2008
Um pedacinho da Riverwalk em julho de 2008

San Antonio Missions National Historical Park: Os padres franciscanos foram enviados para catequizar os nativos da região no século 18 pelo governo espanhol e a igreja católica. São 5 missões preservadas, o Álamo (chamado originalmente de missão San Antonio de Valero) é uma delas e a única que não funciona como igreja até os dias de hoje – e que não faz parte do Parque Nacional. Nas outras 4 ainda se celebram as missas de domingo. Para quem quer visitar as igrejas por dentro, elas ficam abertas das 9h-17h diariamente e os park rangers fazem visitas guiadas em horários específicos em cada uma (consulte o site do parque para os horários). A missão mais importante das 4 que fazem parte do Parque Nacional é a San José, e é onde fica o Visitor Center maior que tem o filme gratuito falando sobre a história e a vida nas missões (vale a pena assistir). Fecham em alguns feriados religiosos, consulte o site. Grátis.

Missão San José, a mais importante das 4 missões do Parque Nacional
Missão San José, a mais importante das 4 missões do Parque Nacional

La Villita: é um distrito histórico as margens da Riverwalk, a área foi construída nos séculos 18 e 19. Parece uma cidadezinha mexicana antiga, com arquitetura típica preservada em pátios, praças e casas, cheia de lojas de artesanato e galeria de artes, e alguns restaurantes. A maioria das lojas abre das 10h-18h. Grátis.

La villita, área histórica com galerias de arte e lojas
La villita, área histórica com galerias de arte e lojas

Market Square: são três mercados nessa praça: um Farmer’s Market, que vende produtos dos fazendeiros locais; El Mercado, que vende artesanatos mexicanos; e Produce Row, que vende frutas e legumes frescos. Vários restaurantes mexicanos tradicionais, incluindo um 24h, fazem parte do complexo e nos finais de semana barraquinhas de comida mexicana aumentam ainda mais o leque de opções culinárias. Mariachis tocando música passeiam pela área, principalmente aos finais de semana. Achei meio caidinho o mercado (os produtos que estavam a venda), o restaurante Mi Tierra é razoável e barato, e tem muitos doces tradicionais que você pode comprar pra levar no balcão. Grátis.

Market Square, ou El Mercado
Market Square, ou El Mercado

Tower of the Americas: uma torre de 190m de altura com restaurante e observatório no topo pra quem quer ver a cidade de cima. Incluído no ingresso está um filme 4D sobre o Texas, Skies over Texas 4D Theater Ride, mas como os meus filhos não gostam de nada 4D, acabamos não assistindo. A vista lá de cima é legal, mas como a região é inteira plana e nós fomos no inverno, não achei que tem muita graça (se desse pra ver o rio seria melhor, mas você só vê um pedacinho mínimo dele por entre os prédios). Fica dentro do Hemisfair Park, que tem um playground legal e também o Instituto Cultural Mexicano. No topo da torre fica um restaurante com vista panorâmica, o Chart House. Abre diariamente das 10h-22h (sextas e sábados até as 23h) e custa $10.95 por adulto, $9.95 para idosos e $8.95 por criança.

A Tower of the Americas e a entrada do Hemisfair Park
A Tower of the Americas e a entrada do Hemisfair Park

Institute of Texan Cultures: esse é o museu mais completo em história e cultura do Texas. Pertence à Universidade do Texas em San Antonio e tem uma parceria com o Smithsonian Institute, que é responsável pelos fantásticos museus em Washington DC. É imenso, você vai levar em torno de 3 horas pra fazer uma visita. Ainda não conseguimos visitar, mas está na minha lista para uma próxima viagem. Abre diariamente das 9h-17h e aos domingos de meio-dia as 17h. O ingresso custa $8 para adultos e $6 para crianças entre 3-11 anos, menores de 3 anos entram de graça.

Majestic Theatre: um cinema antigo luxuoso que foi construído um pouco antes da Grande Depressão, funcionou até os anos 40-50, ficou abandonado por anos e finalmente restaurado, hoje em dia é uma casa de shows. É a casa da Orquestra Sinfônica de San Antonio, e com 2.311 lugares foi por muito tempo o maior do Texas e o segundo maior cinema dos EUA. Curiosidade: foi o primeiro cinema com ar-condicionado do Estado quando inaugurado (sim, em 1929!). Para ver um show no Majestic, dê uma olhada no calendário de eventos.

Witte Museum: é um museu de história, ciência e história natural. Achamos o museu bem fraquinho comparados a outros do mesmo tipo que visitamos em outras cidades americanas, o que vale a pena é a exposição no prédio novo (South Texas Heritage Center) sobre a história do Texas – os índios, os cowboys e rangers, os pioneiros, essa parte é nova e está muito bem feita. No verão tem atividades ao ar livre, e o jardim é bem bonito. Eles estão preparando duas novas áreas: a Treehouse fechou, e está sendo transformada na “Body Adventure”, que abre no final de maio, e uma exposição Aliens and Androids abre no final de fevereiro. Funciona diariamente das 10h-17h, Terças fecha as 20h e domingos abre ao meio-dia. A entrada custa $10 dólares por adulto, $7 dólares crianças entre 4-11 anos e $9 para idosos (65+). Algumas exposições temporárias não estão incluídas nesse preço e tem que ser compradas separadamente.

A exposição sobre a história do Texas no Witte Museum
A exposição sobre a história do Texas no Witte Museum

San Antonio Botanical Garden: fica perto do Witte Museum, e é bem bonito, mesmo no inverno. Tem 4 estufas com plantas tropicais, cactus, palmeiras, samambaias; um jardim japonês, um jardim de rosas que deve ficar espetacular na primavera e verão, um lago com uma trilha ao redor, uma horta das crianças onde as crianças da cidade cuidam das plantinhas da primavera ao outono. Se você é um fã de Jardins Botânicos vai gostar, senão pode passar.

Julia na estufa de plantas tropicais do Jardim Botânico de San Antonio
Julia na estufa de plantas tropicais do Jardim Botânico de San Antonio

San Antonio Children’s Museum: esse museu das crianças de San Antonio fica bem pertinho da Riverwalk e do Álamo em downtown, mas vai mudar de lugar em 2015 – estão construindo um museu novo, que vai se chamar DoSeum, e substituir o atual. Até lá, esse museu antiguinho continua aberto, e as crianças se divertem – meus filhos gostaram, a gente é que fica comparando com outros museus do mesmo tipo. Pra quem nunca visitou um museu de crianças, eles tem áreas temáticas com brinquedos educativos, as crianças se esbaldam. Abre diariamente, das 9h-17h, aos sábados fica aberto até as 18h e aos domingos de meio-dia as 17h. Custa $8 dólares por adulto e crianças acima de dois anos. Adultos sem crianças não entram. Fecha em alguns feriados, consulte o site.

Eric explorando o San Antonio Children's Museum, mudando de nome para DoSeum
Eric explorando o San Antonio Children’s Museum, mudando de nome para DoSeum

Magik Theatre: uma companhia de teatro infantil de San Antonio, tem sempre uma ou duas peças em cartaz. O teatro fica no Hemisfair Park, bem pertinho de La Villita e da Tower of the Americas. A gente queria ter levado as crianças, mas fora dos finais de semana os horários são bem chatinhos, tipo terça as 9h da manhã, quinta as 11h, e por aí vai. Os ingressos custam $10 para adultos e crianças. Menores de 2 anos não pagam. Consulte a programação no site.

Buckhorn Saloon e Texas Ranger Museum: O Buckhorn é um autêntico saloon, aberto em 1881 e em funcionamento até hoje. Você pode almoçar por lá e comer churrasco texano e outros pratos tradicionais e nem entrar na parte do museu. O Texas Ranger Museum é interessante, contando a história desses primeiros “policiais” texanos, os justiceiros do velho oeste. Já a parte do Buckhorn Museum, que tem animais empalhados do mundo inteiro e um sideshow (que é basicamente uma exposição de coisas estranhas) eu acho completamente dispensável (e de mau gosto, mas enfim, gosto tem pra tudo). Infelizmente pra entrar no Texas Ranger Museum você paga um ingresso combinado com o Buckhorn Museum, custa $18.99 para adultos e crianças entre 3-11 anos pagam $14.99, que eu acho caríssimo pelo museu pequeno que é. Só vale a visita se você for mesmo muito fã dos Texas Rangers. Veja horários e preços no site.

O Buckhorn Saloon, que está em funcionamento desde 1881
O Buckhorn Saloon, que está em funcionamento desde 1881

Paris Hatters: Bem pertinho do Buckhorn Saloon você encontra uma das lojas mais tradicionais de chapéus e botas de cowboy da cidade, a Paris Hatters. Chapéus da marca Stetson, que é a mais famosa entre os fazendeiros texanos, botas Lucchese, de couro e bordadas de altíssima qualidade, a Paris Hatters faz chapéus sob medida para celebridades (ou para quem tiver dinheiro para comprar). Tem chapéu de $40 a 1.000 dólares, de acordo com a qualidade dos materiais utilizados, além de chapéus para verão ou inverno. As botas começam em torno de $200. O dono me disse que eles entregam chapéus em qualquer lugar do mundo, é só pedir.

Botas e sapatos de cowboy autênticos na Paris Hatters
Botas e sapatos de cowboy autênticos na Paris Hatters

Briscoe Western Art Museum: este museu novinho (abriu em outubro de 2013) fica perto da Riverwalk e tem uma coleção muito legal de arte (pinturas e esculturas retratanto o velho oeste, mesmo que tenha sido feita recentemente) e objetos do velho oeste, como selas de cavalo de épocas diversas, esporas idem, a espada do general Santa Anna, a sela de Pancho Villa, alguns uniformes militares de época, uma réplica de uma carroça dos pioneiros que cruzavam o oeste, e uma maquete (diorama) da batalha do Álamo. Essa maquete é muito legal, super bem feita e você pode ouvir a história de vários personagens que participaram da batalha nas estações de áudio ao redor. O museu tem várias estações multimídia e as crianças amaram ver os vídeos e ouvir algumas histórias dos objetos que estavam vendo. Abre de terça a domingo, das 10h-16h ou 17h aos finais de semana, fechado as segundas. O ingresso custa $5 para adultos e crianças até 12 anos não pagam. Consulte sempre o site para conferir horários e preços.

Briscoe Western Art Museum, o mais novo museu de San Antonio
Briscoe Western Art Museum, o mais novo museu de San Antonio

King William Historic District: um distrito histórico ao sul de San Antonio, com casas lindíssimas em estilo vitoriano, neoclássico ou dos palazzos italianos, que foram construídas por famílias alemãs que tinham imigrado para o Texas em meados do século 19. No início do século 20 a área ficou meio abandonada, até que em 1950 as casas começaram a ser compradas e restauradas. Você pode passear por conta própria, a pé ou de carro, ou em uma walking tour. Dois restaurantes nessa região são bastante famosos: Guenther House, da família alemã que era dona de um moinho na área, e tem um café-da-manhã disputado, e o Rosario’s, restaurante mexicano votado várias vezes como o melhor da cidade. O passeio pelo distrito é grátis, a não ser que você decida fazer a walking tour.

Chabot House, no King William District
Chabot House, no King William District

Pearl Brewery: uma cervejaria histórica que fechou, a área foi comprada por uma empresa de desenvolvimento urbano e passou por uma restauração, agora você encontra lojas, restaurantes, apartamentos e um parque, construídos ao redor da antiga cervejaria (e continuam construindo). Fica na Riverwalk North, você pode pegar um River Táxi da Riverwalk em downtown pra ir até lá, ou usar uma bicicleta do San Antonio Bike Share pra pedalar pela Riverwalk (e pela cidade!). Tem um Farmer’s Market aos sábados a partir de 9 da manhã (produtores locais vendem seus produtos frescos). O forte são os 12 restaurantes (nós provamos o Sandbar, o Il Sogno e o La Gloria, todos ótimos), o Culinary Institute of America tem um campus ali e o seu restaurante-escola é o NAO, de sabores latinos.

Pearl Brewery - apartamentos, restaurantes, lojas e um parque a beira do rio
Pearl Brewery – apartamentos, restaurantes, lojas e um parque a beira do rio

Sea World: o parque conhecido da Flórida tem um parque em San Antonio também, com os mesmos shows de baleias e golfinhos que atraem multidões. Uma área da Vila Sésamo com personagens e brinquedos bons para crianças pequenas, montanhas-russas e um parque aquático (pago separadamente) chamado Aquatica completam as atrações. Bom pra família toda, porque tem entretenimento pra todas as faixas etárias. Ingressos básicos (sem o parque aquático) a partir de $49.99 dólares por adulto e $39.99 por criança de 3 a 9 anos. Estacionamento pago à parte, $10 por dia. Abre diariamente, mas os horários variam por mês e dia da semana, veja sempre no calendário o horário específico pro dia que você for visitar. O parque aquático chamado Aquatica, como o da Flórida, abre somente durante o verão e custa $20 a mais por pessoa. Você pode reservar os programas especiais de interação com golfinhos, baleias, penguins e outros animais separadamente.

Show da Shamu no Sea World em San Antonio
Show da Shamu no Sea World em San Antonio

Six Flags Fiesta Texas: o famoso parque de montanhas-russas radicais americano tem um parque em San Antonio, e com temática mexicana, claro. Um parque aquático chamado White Water Bay garante que a atração não fique vazia durante os meses escaldantes do verão. Você pode torrar no sol na fila pra montanha-russa e depois dar um pulinho nos toboáguas. O parque é bem antigo, tem 20 anos, mas é bem conservado, com exceção dos banheiros do parque aquático, que precisam de uma reforma. Mais adequado para crianças mais velhas e adolescentes, por causa das restrições de altura nos brinquedos, que não são voltados para crianças pequenas. Abre diariamente (o parque aquático só abre no verão), os horários variam por mês e dia da semana, confira sempre no calendário no dia que você for. Ingressos a partir de $49.99 dólares pra adultos e crianças acima de 1.20 de altura, estacionamento pago separadamente, $17 dólares o dia. O parque aquático não é cobrado à parte.

Uma das montanhas-russas do Six Flags Fiesta Texas
Uma das montanhas-russas do Six Flags Fiesta Texas

NBA San Antonio Spurs: o time tetra-campeão de basquete joga na AT&T Arena de outubro a abril todos os anos. São muitos jogos então não é difícil conseguir tickets baratos no início da temporada (claro que vão ficando mais disputados à medida que os jogos vão ficando mais importantes e decisivos). Se você gosta um pouquinho que seja de basquete, recomendo muito ir a um jogo da NBA. Os americanos sabem transformar um jogo de basquete numa experiência de entretenimento! Você pode ver datas dos jogos e comprar tickets online aqui.

Nos próximos posts vou falar mais sobre o Álamo e a Riverwalk, que são as duas atrações principais da cidade. Aqui o post sobre a Riverwalk.

Tem sempre dicas legais de restaurantes e lugares pra visitar (incluindo trilas em cidades vizinhas) no ótimo blog Ex Corde, de uma brasileira que mora em San Antonio.

Você pode ver os meus posts originais sobre San Antonio no meu blog pessoal.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


25 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Luciana, estou adorando seu blog.

    Já estive 2x na Europa e nunca nos EUA.

    Como queria fugir do comum (Miami, Orlando, NY), estou pensando em visitar o Texas.

    Levo muito tempo para programar (e pagar) minhas viagens, por isso queria saber de você se dentre todas as opções dentro do EUA, vale mesmo a pena começar pelo Texas?

    Obrigada, abraços!

    • Miriani, muito difícil responder “se vale a pena”. Não te conheço, não sei quais são os seus interesses, vir ao Texas só pra ser diferente acho bobagem, o negócio é o que você espera da viagem, o que você gosta, e ver se o Texas tem a oferecer o que você procura. Existem muitos lugares interessantes nos EUA além de Miami, Orlando e NY. Além do Texas, tem a Califórnia, o Grand Canyon e o Arizona, Seattle, Chicago, os parques nacionais espalhados pelo país, o Havaí, as opção são muitas…

  2. Ola , adorei seu comentário sobre San Antonio, quando minha flha foi morar lá , me diziam , o que sua filha va fazer no Texas ?, hoje
    conheco San Antonio e adoro o lugar até então só conhecia a Florida , vale a pena conhecer é maravilhoso , um abraço

  3. Bom Dia Lu, vou para San Antonio em novembro ,, ,só que desta vez vou ficar 20 dias vou ter que alugar um carro voce tem alguma dica pra mim bjs

  4. Olá, Luciana. Adorei o seu blog! A sua postagem sobre San antonio me ajudou muito, pois meu pai foi transferido para lá e iremos em abril morar nesta cidade durante dois anos. Atualmente, moro no Rio de Janeiro. Queria uma ajuda com relação ao aluguel de casa ou apartamento. Obrigada! Beijo!

  5. Estou em San ANTONIO, 22/02/2014. Estou adorando a cidade, e fica a dica do,jantar delicioso no restaurante Maria Mia em River walk, comida maravilhosa e com preço justo. Jantar para 5 pessoas, saiu por 88 dólares.

  6. Parabéns pelo blog.

    Vou a trabalho para San Antonio agora em abril saindo do Brasil. Como é minha primeira vez nos EUA, o que você sugere que eu faça? Pensei em ficar uma noite e um dia em San Antonio e uns 4 dias em outra cidade que posso fazer conexão partindo do Brasil. O que você sugere? Valeria a pena Houston?
    Abraços

  7. Olá Luciana!
    Estou indo passar as férias de Julho em San antonio! Suas dicas me ajudaram muito a planejar tudo, o roteiro está ótimo e por isso só tenho que te agradecer!!
    Nossa viagem terá um cruzeiro partindo de Galveston no meio, comprei tudo por agencia, mas os parceiros da agência não tem transporte de san antonio –> galveston e galveston –> san antonio, ou pelo menos Houston –> galveston e galveston –> houston, sabes me indicar este tipo de serviço?

    Muito Obrigada

  8. bom dia luciana, estou indo a dallas em conecção de 12h. Irei alugar um carro para um breve passeio pela big d. qual locadora de carro você recomenda? carros mais novos e sem muita burocracia na hora do aluguel? grato, edson

  9. Luciana…..Estou proximo de me aposentar e gostaria de passar uma temporada nos EUA estudando ingles. Vc poderia me dá alguma dica de cursos que não sejam muito caros? É que os que são ofertados no Brasil são caríssimos e eu gostaria muito de economizar nesse ponto até mesmo para sobrar um pouco para passear ai nos EUA. Vc tem alguma dica nesse sentido? Quanto tempo vc acha que é suficiente para aprender a lingua inglesa ai? Estou estudando aqui mas mas os cursos são muuito elementares e também não temho mais idade para investir naqelas escolas tradicionais cheia de jovens. Espero uma dica sua nesse sentido.

  10. Lu
    boa tarde!
    estou pensando em ir correr em dezembro em Santo anotonio , voce recomendaria algum hotel ou algo mais ? como é o tempo nessa epoca ai ?
    bjs

  11. San Antonio é muito especial, a primeira vez que estive no Texas, a 12 anos atrás, um grande amigo do alto escalão do governo Bush me levou para conhecer esta cidade, e acabei comprando um rancho a 15 milhas de downtown. Hoje vou pelo menos 2 vezes por ano nesta cidade…..San antonio vale muito para mim

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui