Sérvia: Explorando a rota cultural Roman Emperors e Danube Wine na Europa

A Sérvia foi definitivamente o país mais surpreendente de toda a minha última viagem pela Europa, que me levou a 11 países diferentes durante o verão. Preciso confessar que não era um país que estava muito cotado na minha lista, talvez por falta de informação ou porque eu só ouvia falar da Sérvia por causa de conflitos políticos. Mas eu voltei de lá falando pra todo mundo: vá visitar a Sérvia e já!

Passei alguns dias visitando o país para explorar as rotas culturais e suas conexões com outros países da Europa. O foco foi especificamente na Rota Cultural The Roman Emperors e Danube Wine  que vou falar nesse post e a continuação da Rota Cultural TRANSROMANICA que começou na Austria e vou continuar no próximo post dessa série.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

O que são as “Cultural Routes of Council of Europe”?

As rotas culturais foram lançadas em 1987 pelo Council of Europe para mostrar como as heranças culturais de um país estão ligadas aos outros países e assim formam uma herança cultural compartilhada entre eles. Vocês já devem ter ouvido falar do Caminho de Santiago da Compostela, provavelmente uma das rotas culturais mais famosas que liga países como França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Bélgica ou da Via Régia, que liga países como Bielorussia, Belgica, França, Alemanha, Lituania, Polonia, Espanha e Ucrania. São 32 rotas culturais até o momento e algumas delas são ótimas para quem tem interesses específicos, como a rota das cerâmicas, a rota das cidades fortificadas(que eu quero muitooo fazer!), os caminhos de Mozart, a rota de Napoleão e a Via Francigena (que a Thais, nossa correspondente acabou de fazer e que leva a Roma e começou contando neste post: 5 razões para fazer uma peregrinação para quem não é religioso). As rotas que exploramos foi a rota Transromanica e a rota dos Imperadores Romanos e o rota do vinho no Danúbio

A Rota Cultural The Roman Emperors e Danube Wine

A rota cultural dos Imperadores Romanos e dos vinhos do Danúbio (The Roman Emperors and Danube Wine Route) se espalha por 4 países da região central e do baixo Danúbio: Croácia, Sérvia, Bulgária e Romenia e tem ao todo 20 sítios arqueológicos e 12 regiões dedicadas ao vinho. Os sítios arqueológicos tem monumentos em homenagem à liderança dos imperadores romanos e mostra um pouco de como a cultura romana se espalhou para essa parte do mundo. As rotas do vinho do Danúbio englobam as regiões produtores de vinho que começaram nos tempos romanos.

Agora que já conhecemos um pouco do assunto, vamos ao nosso itinerário:

Belgrado na Sérvia

Chegamos em Belgrado já bem tarde, depois de dias incríveis na Áustria. Viajamos com a Air Serbia, num avião que confesso, deu um certo medinho, mas o voo foi super tranquilo e teve até lanchinho. O moderno aeroporto Nikola Tesla em Belgrado foi uma surpresa.

belgrade

Na verdade a Sérvia inteirinha foi uma surpresa. Nosso guia estava nos esperando no aeroporto e fomos para o centrão de Belgrado, para o nosso hotel, o moderníssimo Art Hotel.

Aproveitamos a noite e um amigo local de um dos membros do nosso grupo para explorar um pouquinho da noite na Sérvia. Descobri que Belgrado é considerada a capital da música eletrônica no leste Europeu e as ruelas e bares lotados de gente. Um detalhe, a cidade é muito barata, tomei um copo de champagne por 2 euros, cervejas custam menos de 1 euro! Quero muito voltar para explorar mais!

Rio Danubio – Cruzeiro na Cortina de Ferro

O Rio Danúbio é o segundo maior rio da Europa e passa por países como Áustria, Romênia, Bulgaria, Slovakia, Hungria, Ukrania, Croacia, Alemanha e Sérvia e por cidades importantes como Budapeste, Viena, Belgrado, Bratislava. Não é a toa que ele é super popular nos famosos “River Cruises” ou cruzeiros de rio, na Europa.
No nosso segundo dia na Sérvia nossa programação incluía um cruzeiro pelo Rio Danúbio e partimos em direção a cidade de Donji Milanovac. donji
Pra chegar lá é possível pegar um ônibus na estação central de Belgrado e o ticket de ida e volta custa mais ou menos 20 euros (2200 RSD) e a viagem dura aproximadamente umas 4 horas.
Nós fomos de van e levou umas três horas e fizemos uma parada no caminho para ver as ruínas do castelo na beira do Rio Danubio.
servia1
Enquanto dirigíamos ladeando o Danubio a gente pode ver a EUROVELO 6 que é uma rota de international de bicicleta e que além da Sérvia passa por países como Bulgária e Romênia. Pra quem se interessar por essa parte do itinerário, eles tem uma app muito interessante com informações sobre a rota chamada: Euro Velo 6 – The Danube Cycle Route. Uma outra rota famosa de bicicleta na Sérvia é a Iron Gate Cycling route.
Fizemos o cruzeiro no Aquastar Maxim que foi contratado no Aquastar Danube Hotel (4*).
nobarco
Se você quiser fazer um cruzeiro desses, todas as sextas-feiras tem tours organizados por operadores de turismo como Robinson e Kontiki que saem de Belgrado.
barcoserbiadanube
O passeio foi uma delícia, almoçamos no barco e relaxamos enquanto navegávamos pelo Rio Danubio.
 comidanobarco
Durante o cruzeiro, que durou cerca de 3 horas, a gente viu alguns pontos turísticos interessantes, não só na Sérvia, mas também na Romênia, já que em alguns lugares a largura do rio Danúbio era tão estreita que dava pra fotografar os dois países, um de cada lado.
romeniaeorlando
Entre os pontos que vimos destaque para:
A estátua de Decebal, o último rei Dacian, esculpida na pedra no lado Romeno:
decebeldelonge
decebelo
decebal
O monastério de Mraconia que fica na Romênia
monasteriomraconia
A  Tábua Traiana que fica no lado Sérvio.
tabulatraiana2
tabulatraiana
Foi bem curioso ver a passagem do cruzeiro e um outro river cruise pelas comportas de uma represa. De um lado a gente tinha a Sérvia e do outro lado a Romênia.

Zaječar

Chegamos do cruzeiro na cidade de Kladovo e de lá fomos para Zaječar, onde ficamos hospedados no hotel Hamburg. Mas se você quiser vir de Belgrado de carro ou ônibus também é possível. A estação central de Belgrado tem ônibus pra Zaječar por pouco menos de 20 euros (2070 RSD).
nationalmuseumserbia
Jantamos num restaurante tradicional chamado Dva Brata (Two brothers) que fica pertinho do hotel. Foi uma festa cultural provar a tradicional rakija um tipo de “brandy” feito de pera, tomar vinho local de uma vinícola chamada Raj (Heaven), que é de propriedade de um inglês e fica localizada no monte Rajac.
Descobri que adoro a culinária sérvia! Entre os pratos servidos tivemos carne de cordeiro e vitela preparados numa panela em formato de sino, Karađorđeva schnitzel (frango enrolado com queijo) e queijo Vlach quente (Vlaški sir), que gente, nada mais é que o nosso delicioso queijo coalho com molho de tomate!!! Tudo muito delicioso!
culinariaservia
Na manhã seguinte nós visitamos o Museu Nacional em Zaječar, que é considerado um dos melhores museus na Sérvia. Lá nós vimos vários mosaicos importantes como o de Dionisius e a cabeça de Galerius, além de aprender sobre Magura Hill, que foi o lugar onde o último imperador ascendeu para os deuses.
De lá fomos visitar dois importantes sítios arqueológicos na rota dos imperadores romanos na Sérvia:

Felix Romuliana

felixromuliana

O sítio arqueológico de Felix Romuliana fica bem próximo a Zaječar e é onde o imperador Galerius construiu um palácio para sua mãe Romula nos séculos 3 e 4. Felix Romuliana é patrimônio mundial da Unesco desde 2007 e fizemos um tour guiado pelo local, além de poder assistir um video de realidade aumentada em um aplicativo chamado: Present Yourself to the Emperor Galerius.
felixromuliana1
O lugar é impressionante e vem sendo escavado desde 1953 e é um considerado um dos maiores e mais preservados monumentos da arquitetura romana na Europa.
O ingresso para o local custa 2 euros e 50 cents.mosaicofelixromuliana

Parque Arqueológico Mediana

Nossa próxima parada foi no Archeological Park Mediana (parque arqueológico Mediana) em Nish, onde nasceu o imperador romano Constantino, que tem impressionantes mosaicos. O ticket custa 1 Euro e garante entrada no museu nacional de Niš,  no parque arqueológico e no Ćele Kula (The Skull Tower/ Torre do crânio).
mosaicomediana
A estrutura do local parece futurística, mas tem a intenção de preservar os mosaicos tão importantes.mediana
mediana1mediana
Nossa última parada no roteiro dos imperadores romanos nos levou a um restaurante onde fomos tratados como reis. Mais uma vez comida deliciosa, tradicional Sérvia no restaurante Biser (The Pearl). Algumas das delícias que provamos ćevapi, linguiça, chicken com bacon, hamburger chamado de “gurmanska pljeskavica”). De sobremesa provamos baklava e tufahije. Notaram que eu fui fisgada pelo estômago na Sérvia né?
 comidaservia
Nossa próxima parada será em dois monastérios na Sérvia, que fazem parte da rota TRANSROMANICA.

Nota: Este post é parte da campanha Crossing Routes – Blogging Europe 2016 no programa conjunto entre o Council of Europe e a European Commission que tem como objetivo promover as Cultural Routes of the Council of Europe, em colaboração com iambassador.

Booking.com
Planeje sua viagem para Orlando aqui:
Compre passagens aéreas para Orlando na ViajaNET em até 10x
Reserve seu Hotel em Orlando no Booking.com
Compre seu chip para usar telefone/ internet ilimitada nos EUA na Easysim4U
Compre seu Seguro Viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto
Ache promoções de Pacotes e Hotéis no Zarpo
Alugue seu Carro em Orlando com a RentalCars


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$90,00) + frete grátis + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui