Booking.com

Top 5 momentos gastronômicos na Sicília

Date:

Share post:

Falar de gastronomia italiana é chover no molhado né? Você pode ter tido experiências diversas na Itália, mas certamente teve um momento gastronômico – ao menos um! – inesquecível durante a viagem. E a sorte é que é uma cozinha fácil de praticar em casa mesmo, porque não é complicada. Mas nada melhor do que saborear o melhor da Itália in loco, e na Sicília não teve um dia da viagem que eu não experimentei algo novo. A culinária siciliana tem sua própria personalidade, já que a ilha é abundante em ingredientes, como atum, pistache, tomates, azeitonas. E os doces? Ah, os doces… nem vou falar aqui do cannolo, porque esse é hors concours! Mas em vez de mencionar os meus pratos preferidos, resolvi listar os meus top 5 momentos. Ou seja, não apenas o que foi servido, mas o ambiente, a maneira de servir, as pessoas que estavam lá fazendo essas refeições comigo. Pra mim, essa é a essência da Sicília: o estar junto, apreciar junto! Vamos lá?

*****Veja aqui todos os posts sobre a Sicília*****

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Enoteca Rossorubino em Cefalù

Como eu mencionei no post que escrevi sobre Cefalù, o meu lugar preferido para jantar lá foi a Enoteca Rossorubino. Um pequeno restaurante com algumas mesas na calçada que serve apenas quatro ou cinco pratos. A especialidade ali – como diz o nome – é a variedade de vinhos sicilianos (mas eles tem também outros drinks). Recomendo ficar algumas horas lá, ir pedindo os pratos e bebericando até a noite cair.

cefalù (18)

Eu adorei essa simplicidade dos ingredientes (todos locais), que mostra que nem sempre gastronomia italiana é sinônimo de exagero. A qualidade da comida, e a maneira como ela é apreciada, é o que conta mais, pelo menos pra mim!

cefalù (19)

Café da manhã no B&B Armonie em San Vito Lo Capo

Eu não cheguei a tirar foto do café da manhã desse B&B (em um hotel tão pequeno, não gosto de fotografar café da manhã enquanto as outras pessoas estão comendo tranquilamente), mas como falei no post que escrevi sobre os hotéis escolhidos na Sicília, eu nunca me hospedei em um lugar que tivesse uma oferta de café da manhã tão maravilhosa. Todos os pães, sanduíches e doces feitos pela mãe do dono do B&B, que inclusive fazia questão de nos dar uma ‘marmita’ pra gente levar nos nossos passeios durante o dia. E claro, nós aceitamos felizes! Esse tipo de situação exemplifica bem a receptividade siciliana. Eu já recomendaria esse B&B mesmo se o café da manhã não fosse muito bom, mas com esse ‘plus’ eu não vou entender como alguém pode escolher outro lugar pra se hospedar em San Vito Lo Capo!

Jantar no Hotel Villa Ducale em Taormina

Esse hotel em Taormina (sobre o qual escrevi um post) não tem apenas uma vista maravilhosa do Etna e da cidade e quartos lindos, mas também um restaurante sensacional. Ficamos lá duas noites, e em uma delas fomos convidados para jantar lá mesmo (esse foi o único hotel da viagem que fiquei como cortesia, para conhecer como blogueira). Eu geralmente não gosto de jantar em hotel porque acho que perco uma oportunidade de conhecer outro lugar na cidade, mas olha, não dá pra se arrepender!

Hotel Villa Ducale (17)

Comemos MUITO e MUITO bem. Seguimos algumas recomendações do chef (aliás, um dos chefs, pois a cozinha do Villa Ducale é comandada por duas pessoas: uma mulher e um homem, cada um com um perfil distinto. Ela, mais tradicional, e ele, mais contemporâneo. Assim, quem faz uma refeição lá não deixe de ter uma experiência tipicamente siciliana, mas com detalhes e sacadas que fazem desse restaurante um lugar único. Por exemplo, a polpetta embrulhada em folhas de limão e o atum salpicado com pistache (todos ingredientes locais e abundantes na ilha).

Hotel Villa Ducale (16) Hotel Villa Ducale (14) Hotel Villa Ducale (13)

Se você não tiver a oportunidade de se hospedar no Villa Ducale, tente fazer uma reserva lá para jantar, e peça pra ficar em uma das mesas coladas na janela. Assim você terá um fim de dia espetacular, olhando o por do sol e o Monte Etna.

Hotel Villa Ducale (12)

Piquenique no barco em Favignana

Um passeio de barco ao redor da ilha de Favignana já é uma experiência memorável, então qualquer coisa além disso vem como lucro! Eu confesso que quando reservei esse passeio e li que o almoço no barco estava incluído no preço pensei que nos dariam sanduíches prontos. Minhas expectativas estavam baixíssimas, mas eu não estava preocupada. Afinal estaria em Favignana! Coloquei algumas bolachas e salgadinhos na mochila e pronto. Mas qual foi a surpresa de ver o picnic delicioso que o capitão serviu?

passeio de barco em favignana (9)

Vários petiscos típicos, torradinhas, queijos e pães. Éramos oito pessoas no barco e ainda assim sobrou comida. Foi tudo muito simples e informal, mas delicioso demais. O cuidado do capitão no preparo e na hora de servir fizeram o momento ainda mais especial. Se eu já recomendaria o passeio com essa empresa mesmo que tivessem servido sanduíches prontos, com esse picnic delícia então, não dá pra escolher outra! Leia aqui tudo sobre o passeio (incluindo preço e como reservar).

passeio de barco em favignana (8) passeio de barco em favignana (2)

Brioche com sorvete em Siracusa

Deixamos para experimentar essa maravilha no último dia, quando fizemos uma rápida passagem por Siracusa, já a caminho de Catania (onde pegaríamos um vôo para Londres no dia seguinte). Sabe quando você já está tão relax e acostumado com as férias que nem tira mais tantas fotos? Pois foi isso que aconteceu, e a gente perdeu a oportunidade de registrar o momento com o “brioche con gelato”. Pode parecer uma combinação super esquisita, mas garanto pra vocês que é genial. E o melhor: dá pra fazer em casa! No blog Descobrindo a Sicília tem uma imagem dessa sobremesa deliciosa, junto com outras iguarias que você deve experimentar quando viajar para a Sicília!

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de Feriados no Brasil em 2024

Quando se trata de planejar aquelas escapadas que recarregam nossas energias e trazem experiências inesquecíveis, não há ferramenta...

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Procurando pelos feriados no Brasil em 2024? Clique aqui! Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...