Booking.com

A Ilha Grega de Ios

Date:

Share post:

A Ilha de Ios é uma das minhas favoritas na Grécia. Não sei se são as casinhas brancas de janelas azuis, as buganvílias, o pôr do sol no mar, as praias, as pessoas ou uma combinação de todas essas coisas, mas a verdade é que esse lugar é mágico e se tornou pra mim o símbolo máximo de paraíso na Grécia.

A ilha grega de Ios foi durante muitos anos habitada por hippies e descoberta por jovens recém-saídos da faculdade que queriam fugir da rigidez e dos preços proibitivos de alguns destinos de verão europeus. A galera jovem ainda vem em massa para Ios, que durante o verão tem excursões (bar crawl) pelos bares de Chora, o centrinho da ilha. Mas Ios nos últimos anos está se reinventando como um paraíso de luxo acessível do ladinho de Santorini. São mais de 30 praias paradisíacas e hotéis de luxo por um terço, e às vezes um quinto do preço da vizinha famosa.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Durante as minhas visitas eu sempre me pergunto porque ela ainda não foi descoberta pelos turistas como Santorini e Mykonos, mas aproveito enquanto isso não acontece, pois assim posso ainda aproveitar da verdadeira hospitalidade grega sem ter que me acotovelar com os milhares de turistas em cada atração.

Como chegar a Ios

A chegada na ilha Grega de Ios é feita somente pelo porto de barco ou balsa (ferry). Para chegar a Ios você pode voar para Atenas, Santorini ou Mykonos e pegar uma das balsas diárias. Santorini tem o aeroporto e porto mais próximo, são apenas 40 minutinhos até Ios. De balsa você pode ir de qualquer desses três portos para Ios e vice versa.

Chegando no porto avista-se Chora, com suas casinhas brancas e suas centenas de igrejas com teto azul. Para se locomover pela ilha a partir do porto você pode alugar um carro ou um quadriciclo, ou usar o serviço de transfer do seu hotel (se ele tiver). O porto tem ponto de ônibus para Chora e para algumas das praias mais populares, que é onde se concentram os hotéis, as pensões e apartamentos para alugar.

Onde ficar em Ios

A escolha do hotel em Ios é parte determinante de como será sua viagem. A ilha está crescendo, tem opções ótimas, e em muitos dos hotéis de luxo é possível encontrar diárias por menos de cem euros fora da alta temporada e para quem está com orçamento apertado encontra-se facilmente quartos por menos de cinquenta euros.

Nas duas vezes que fui pra Ios, eu me hospedei na Agalia Luxury Suites (www.agaliahotel.com) que oferece o serviço de transfer e eu acho muito conveniente chegar no porto e já ter uma van do hotel me esperando no porto. O hotel tem uma piscina com vista para o porto e Chora. A praia de Tzamaria é pequenininha e se encontra a menos de 100 metros do hotel.

Veja aqui mais opções de hospedagem na Ilha de Ios.

Onde comer em Ios

Um dos meus restaurantes favoritos na ilha fica no Agalia Luxury Suites. Taste of Joy, de culinária internacional e grega tem o menu preparado pelo chef Gikas Xenakis, do Aleria em Atenas. As mesas em volta da piscina, uma vista singular para o porto e o centro de Ios tornam os jantares ainda mais românticos.

Mas o que não falta em Ios são boas opções para comer.

No porto, o restaurante The Octopus Tree, uma das tavernas mais recomendadas pelos locais, coloca suas mesinhas na calçada e serve um dos melhores polvos grelhados da Grécia. A churrasqueira improvisada do lado do restaurante trabalha sem parar, no que é um dos lugares mais populares da ilha.

O centrinho de Chora tem opções para todos os gostos. Italianos, Gregos, Turcos, há vários restaurantes familiares espalhados pelo centrinho. O meu favorito é o Lord Byron que com uma decoração espalhafatosa e divertida serve os melhores pratos de frutos do mar, saladas e massas de Ios. Se tiver mais dias na ilha, experimente também o popular Katogi.

Na praia de Koumbara, a taverna com o mesmo nome serve frutos do mar fresquíssimos, além de saladas, moussakas e outros pratos típicos. Na alta temporada vá com paciência, as filas são longas e a espera pelos pratos podem desanimar, mas quando eles chegam, tem-se a certeza que valeu a pena. Nesse verão um dos restaurantes mais esperados na ilha é o Erego, também em Koumbara, que no ano anterior já dava pistas de sua existência com uma decoração com barcos de pesca.

O que fazer na ilha grega de Ios

As praias em Ios

Em Ios o ideal é aproveitar o dia explorando suas praias, um dos pontos fortes da ilha. A praia perto do porto se chama Yialos e a estrutura de restaurantes faz com que ela seja popular para quem vai pra Ios e não quer perder tempo dirigindo para as praias. Mylopotas é a praia mais famosa e acessível, com estrutura de cadeiras, guarda sol, esportes aquáticos e vários beach clubs. 

A praia de Manganari tem um restaurante na beira mar e estrutura de guarda-sol e cadeira, mas é um pouco mais distante do centro e é preciso alugar carro ou quadriciclo para chegar lá. Outras praias que também são acessíveis pela estrada: Agios Teodothi, Koumbara e Psathi.

Ios possui algumas praias que só tem acesso pelo mar. Existem excursões (algumas saem inclusive de Santorini), passeios organizados a partir do porto e a empresa Luxurios aluga barcos com piloto e prepara picnics para quem quiser passar o dia explorando essas praias. As minhas favoritas são Chamouchades, Papas, Kalamos e Priki Nero.

Chamouchades

As águas em tons de verde ou azul são incríveis e em algumas delas a visibilidade é tão boa que dá pra ver as pedras que estão a mais de cinco metros de profundidade, perfeita para um mergulho.

O centrinho de Chora

Tire um dia para explorar o centrinho de Chora e passear pelas ruelas morro acima que mais parecem labirintos. Ios tem mais de 366 igrejas, ou uma pra cada dia do ano e Chora tem uma das maiores concentrações de igrejas da ilha.

 

Sejam elas apenas branquinhas ou tenham os fotogênicos tetos azuis, as imagens incríveis que você vai fazer tornam a caminhada e subida ao topo de Chora valer a pena. Observe também as lojinhas de artesanato, roupas e bijuterias locais que permeiam o caminho.

Onde assistir o Por do Sol em Ios

Existem alguns pontos na ilha que permitem a vista para um lindo por do sol. Se for subir ao centrinho de Chora no fim de tarde, aproveite para ver o por do sol de lá. Mas pra mim, a melhor opção para fechar um dia perfeito em Ios, é vendo o pôr do sol no Pathos Sunset Lounge (http://www.pathoslounge.com/en/).

Peça um copo de champagne ou a bebida de sua preferência, aproveite a piscina, dance ao som do DJ residente (durante o verão alguns nomes internacionais fazem uma parada por aqui) ou apenas sente-se em uma das mesas para apreciar o burburinho a sua volta e espere pelo espetáculo que todos os dias tem hora pra acontecer. Depois que o sol se for, aproveite para jantar no restaurante do último andar, ou se esbaldar no menu japonês e volte nos próximos dias, porque a música do momento em que o sol se põe não muda, é sempre Lago dos Cisnes e Nessun Dorma, mas não há um pôr do sol igual ao outro.

 

A noite em Ios

Se ainda sobrar energia, visite Chora à noite. Esse é um programa que geralmente recomendo apenas para os mais jovens, já que as cenas de pular de bar em bar (bar crawl) tomando drinks baratos talvez não agradem a quem veio procurando sossego e conforto. São dezenas de bares espremidos entre as ruelas do centrinho.

Mas além dos bares e restaurantes, há alguns tesouros em Chora, como um bar de jazz chamados Stairs, bem no alto de Chora e próximo aos moinhos. Entre almofadas coloridas e um (bom) drink na mão, Stairs é um oásis de boa música e um jeito perfeito de fechar a noite em Ios.

Antes que você vá a Ios, um aviso: os verões nessa ilha grega costumam ser inesquecíveis e viciantes. É possível que depois de ir a primeira vez, você queira voltar todo ano. É o meu caso! 

Dica:

Uma recomendação pra quem quiser economizar na hospedagem é fazer Ios de base e fazer visitas bate e volta a Santorini. Foi o que eu fiz nas minhas duas últimas visitas e não me arrependo. Fiquei num hotel de luxo em Ios, pegava a primeira balsa da manhã e voltava na última a noite. Dá tempo de ver até o pôr do sol e jantar antes de voltar pra Ios. Outra opção é deixar Santorini pro final e ficar apenas uma ou duas noites por lá, aproveitando pelo menos dois dias inteiros, antes de voar de volta para Atenas.

Leia Mais sobre Ios e as Ilhas Gregas


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

29 COMENTÁRIOS

  1. Li tudo com muita atenção e parece-me muito enteresante esta ilha de Los em Maio fiz um crozeiro aonde fui a Corfu a Catakallon e Mykonos adorei desde sempre tenho uma grande vontade de ir uma semana a Santorino depois de ler este testo fiquei um pouco confusa será que me pode ajudar como diz que em los é mais econômico que em Santorino eu dividir a semana nas duas ilhas não gosto de praia a minha intenção é conhecer segundo houvi dizer Para quem não gosta de praia Uma semana em Santorino é muito ou optar por fazer viajens de barco por outras ilhas não sei qual as lhas que ficam perto de Santorino se me poder ajudar agradeço bjs

  2. Olá Claudia, planejo uma viagem para Grécia em 2018, acredito q em Setembro, já li tidos seus posts e assinei a revista. Para fazer Athenas, Santorini, Mykonos e Ios (tendo base nesta última), qto tempo sugere em cada cidade? E se acrescentar Zakynthos?
    Grata

  3. […] Lefkada, é a menos conhecida das ilhas jônicas, mas ainda assim um paraíso que vale a pena visitar. Sim, continuamos nas praias azul neon e tons de verde água incríveis! Nós combinamos essa visita com Zakynthos , Cefalonia, Corfu, Paxos e Antipaxos, mas passamos nessa mesma viagem por Atenas e por outras ilhas cíclades: Santorini, Milos, Folegandros e Ios. […]

  4. Olá Cláudia!
    Adorei suas dicas. Estou com passagens compradas pra Atenas no dia 18 de maio. Tenho 19 dias, então estava programando alguns dias em Atenas, Mykonos, IOS e Santorini. Até gostaria de ficar em iOS e fazer bate e volta nas outras ilhas, mas como é baixa temporada, estou com receio da ilha estar muito vazia e ter poucas opções de bares e restaurantes funcionando. E como mykonos e Santorini são mais turísticas, imagino que tenham mais atrações nessa época, estou errada?Sabe me dizer como é IOS nessa época??
    Obrigada!

    • Maio é realmente começo da temporada, estará mais vazia e ainda bastante coisa fechada. Você está certa – Mykonos e Santorini vão estar com mais movimento. Tem que ver inclusiva as balsas, pq a essa altura já devem estar em pleno funcionamento, mas todo ano eles mudam um pouco a data

  5. Oi, estou indo pra Grécia e estou adorando todas as dicas. obrigada por compartilhar. Tomara que seja legal, pois vou no final do início do outono com uma criança de 4 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...