Portugal: 10 coisas para fazer no Porto

37
Porto

A cidade do Porto em Portugal é relativamente compacta, mas cheia de ‘jóias’. Por todas as ruas tem algo lindo pra ver, visitar e fotografar (ah, os azulejos). Mas, se seu tempo é curto, siga essa lista com sugestão de 10 coisas para fazer no Porto. Tem um pouco de tudo: gastronomia, cultura e até uma loja bacana para fazer compras!

1. Ver a cidade do alto

O Porto é uma daquelas cidades que tem parte alta e parte baixa. Haja perna para andar pelas ladeiras, mas em compensação você tem vistas incríveis da cidade a partir de vários pontos, como a Torre dos Clérigos e a Ponte D. Luis I.

A Ponte D. Luis I é um daqueles símbolos que todo mundo rapidamente reconhece e associa ao Porto. E a partir dela que se tem uma das vistas mais lindas da Ribeira – a região as margens do Rio Douro. Uma sugestão é atravessá-la para ir até o outro lado do rio, e chegando lá você pode pegar o bondinho para descer até a beira do rio novamente (o caminho de volta pode ser feito por baixo, já que a ponte tem dois andares).

Porto
A vista da Ribeira a partir da Ponte D. Luis I

A Torre dos Clérigos fica na Baixa, e é preciso encarar os 225 degraus para se ter uma vista fenomenal de todo o Porto. O ingresso custa 2 euros, e a Torre está aberta para visitação todos os dias das 9 às 19h.

Porto
No topo da Torre dos Clérigos

Leia também o post da Camila Navarro do blog Viaggiando, sobre a vista do Porto a partir  do Jardim do Palácio de Cristal.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

2. Fazer um passeio de barco para ver as famosas pontes

Ver qualquer cidade a partir do mar ou do rio é sempre bacana, pois proporciona uma perspectiva diferente. E em um lugar como o Porto, onde o Rio é cortado por pontes tão lindas e históricas, um passeio de barco vale ainda mais a pena.

Porto

Eu fiz um passeio que sai da Ribeira (existem vários barcos e empresas que oferecem esse serviço, a demanda varia dependendo da época do ano), leva aproximadamente uma hora e custa 10 euros por pessoa. Passamos pela ponte D. Luis I, Infante, Maria Pia, Arrabida S. João. Tive a sorte de fazer esse passeio bem na hora do por do sol, e vi a cidade banhada naquela luz laranja maravilhosa. Um programa sensacional!

3. Ver o por do sol na Foz

A região da Foz do Douro é mais afastada das demais (para os padrões da cidade), mas não pense duas vezes em ir para lá: inclua uma ida a Foz para ver o por do sol a beira mar.

Porto

Chegar lá já é um programa a parte, pois você precisa pegar a linha 1 do elétrico, um bondinho que parece ter saído de uma novela de época. O ponto inicial é na Rua do Infante D. Henrique, e o percurso até a Foz é paralelo ao rio (desça no ponto final). Custa 2,50 euros (pague direto ao condutor) e leva aproximadamente 25 minutos.

É preciso caminhar mais um pouco para chegar até o ‘calçadão’. Existem alguns bares e restaurantes por ali: escolha uma mesa com vista para o mar e então é só aguardar o espetáculo!

4. Conhecer uma cave de Vinho do Porto

Se até eu, que não tomo vinho, achei essencial conhecer uma cave de Vinho do Porto na minha primeira vez na cidade, imagino que para quem goste essa seja uma experiência imperdível. O que não faltam são opções de cave (mas elas ficam todas do outro lado do rio, na prática já em Vila Nova de Gaia), então dependendo do tempo disponível você pode até conhecer mais de uma.

Porto

Eu visitei a Cave Taylor’s, e antes de fazer o tour fui no restaurante para almoçar. Valeu demais a pena, tem uma vista linda para a Ribeira e a ponte D. Luis I.

O ingresso para o passeio custa 5 euros por pessoa e dá direito a degustação no final. O guia explica os diferentes tipos de Vinho do Porto: como são feitos, armazenados e mais um monte de detalhes interessantes. O tour costuma rolar de hora em hora, mas as vezes é preciso esperar mais pessoas chegarem. Você pode entrar no site da cave antes de ir para ver todas as informações práticas, mas todas elas funcionam meio que da mesma maneira.

5. Comer o prato típico da cidade, a Francesinha

O tradicional prato do Porto é uma espécie de sanduíche, daqueles arrebatadores: tem linguiça, salsicha, presunto e outras carnes. É coberto de queijo e vem dentro de um molho – em alguns casos é servido com batata frita. Potente! Pra quem gosta de se aventurar gastronomicamente, tem que experimentar uma. Mas se você tem o estômago sensível, não aconselho : )

Porto

6. Comprar um livro na Lello

Os amantes dos livros (euuuuuuu!!!!) vão a loucura nessa livraria: é considerada uma das mais bonitas do mundo, tanto que ja serviu como cenário para vários filmes. A maior atração (além dos livros, claro) é a sinuosa escadaria central. Infelizmente não é permitido fotografá-la por dentro. Aproveite para comprar um livro de um autor português, um ótimo souvenir de viagem.

Porto

Fica aberta de segunda a sexta das 10 às 19:30h (sábado até às 19h), na Rua das Carmelitas, 144 (imagem via)

7. Visitar a Casa da Música

Inaugurada em 2005, a Casa da Música é um dos projetos mais aclamados do arquiteto holandês Rem Koolhaas e funciona como uma casa de shows, com espetáculos que englobam todo e qualquer estilo musical, de jazz a clássico, de rock a eletrônico. É possível entrar e dar uma olhada nas áreas comuns sem acompanhamento, mas caso você prefira conhecer o prédio um pouco melhor, faça uma visita guiada, que acontece todos os dias em horários pré determinados (mais informações no site www.casadamusica.com)

Porto

A casa da música fica na Av. Boavista, 604. Abre de segunda a sábado das 10 às 19h, domingos e feriados das 10 às 18h

8. Fazer um happy hour no Mercado Bom Sucesso

O Mercado Bom Sucesso fica perto da Casa da Música, e após uma reforma foi reaberto em 2013. É um mercado gastronômico, cheio de quisoques de comida portuguesa, espanhola, japonesa e italiana, entre outros. Fica então a dica: se você visitar a Casa da Música, passe no Mercado Bom Sucesso depois para fazer aquela degustação básica de petiscos, almoçar ou então para fazer um happy hour – alguns quisoques oferecem descontos de segunda a quinta feira, entre 18 e 19h.

Porto

O mercado fica na Praça Bom Sucesso, 3. Abre de domingo a quinta das 10 às 23h, sexta e sábado até a meia noite.

9. Passear nos jardins da Fundação de Serralves (e visitar o museu!)

A Fundação de Serralves é formada pelos jardins do Parque de Serralves e também pelo museu de mesmo nome, dedicado a arte contemporânea. A área verde é maravilhosa, um imenso parque onde fica também a Casa de Serralves, em estilo Art Deco.

Vale muito a visita, seja para dar uma passada no museu ou para fazer uma longa caminhada no parque. Ah, há tambem um restaurante ( no mesmo prédio do museu) e uma casa de chá (no parque).

Porto

A Fundação de Serralves fica na Rua Dom João de Castro, 210. O horário de funcionamento varia bastante (depende da época do ano e que parte você quer conhecer), então o ideal é consultar o site. O ingresso custa a partir de 4 euros.

10. Comprar um produto local na loja A Vida Portuguesa

A loja A Vida Portuguesa é especial não apenas porque seus produtos são 100% portugueses, mas também porque tais produtos tem uma ligação com a cultura do país. A ideia da loja é recolocar no mercado objetos de decoração e acessórios para casa, produtos de uso pessoal (como sabonetes e produtos de beleza) e alimentos que fazem parte da história de Portugal, que tem tradição e despertam memórias de infância.

O espaço é lindo e amplo, da pra passar muito tempo ali fuçando tudo.

Porto

A Vida Portuguesa fica na Rua Galeria de Paris, 20 – primeiro andar. Abre das 10 às 20h de segunda a sábado.

*****

Mais posts sobre o Porto:

Porto do alto: Torre dos Clérigos e Ponte D. Luis I

Porto: o Douro e as pontes

Porto: por do sol na Foz

Porto: visitando a Cave Taylor’s

Porto: Mercado Bom Sucesso

Compras no Porto: A Vida Portuguesa

*****


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


37 COMENTÁRIOS

  1. Olá, bom dia!
    Estarei indo à Portugal mês que vem, e ainda não tenho idéia de nenhum hotel para eu e meu noivo se hospedar. Poderia nos passar algumas dicas, por favor?!
    Amei as 10 dicas de coisas para se fazer em Porto! Obrigada por esse site, perfeito pra quem tá viajando pela primeira vez como eu!!!

  2. Adorei os textos, as fotos tudo muito bem conseguido, embora resumida uma vista pessoal e particular do ambiente, cultura, história, gentes e gastronomia da cidade mais bonita de Portugal a minha! Um abraço e aplausos pelo seu trabalho!

  3. Realmente O Porto é uma cidade muito bonita e cheia de passeios para família, parques, shoppings, cultura geral, e uma gastronomia incrível. Sem falar nos arredores de Porto com localidades maravilhosas como Vila Nova de Gaia.
    gostaria de retornar abesta cidade tranquila e agradável.
    Vale a pena conferir.

  4. Muito interessante seu depoimento, sugestões.
    Tenho idéia de visitar Portugal em 2015 Ago/Set.
    Alguém saberia me informar onde posso encontrar preços das coisas: bebidas, alimentação básica, hospedagem. Pretendo ficar 15 a 20 dias de forma mais econômica possível. Acampar se necessário, ou albergues.

    Willian
    Joinville-SC

    • Ola Wiliam ! Faca tua viagem com uma reserva de hotel, isto e importante ,e logo que chegar va buscar algo que tenha baixo custo de maneira que fique melhor pra ti ! Estou a coontactar por experiencia propria ja estive a viver em Portugar !

  5. Queria relatar minha experiência ao visitar a Livraria Lello na cidade do Porto no início de setembro passado. Nos foi cobrada a entrada de 3,00 EUR por pessoa, mas que podem ser descontados das compras feitas na Livraria. Ao entregar meu tíquete ao rapaz na entrada perguntei se poderia fotografar no interior da loja e ele me disse que eu ficasse à vontade. Só não fotografei mais, pois a livraria estava muito cheia e fazia um calor muito grande. Não estava confortável ficar em seu interior por um longo tempo. Ainda assim fotografei e comprei um livro e um CD de fados.

  6. Terei que ir novamente pois não consegui fazer tudo da lista rsrs…um espetáculo o anoitecer visto de cima da ponte Dom Luis.

  7. Conheci Portugal em 2015, e com toda certeza o Porto foi o lugar mais bonito para se ver,lugares maravilhosos , com certeza vou voltar lá .

  8. Bom dia! Estive no Porto ontem (22/07/2016) e fiz o passeio de barco pelo rio Douro! Foi lindo! Mas o que faz as 6 pontes está com preço um pouco maior:12,50 euros! Abraços e obrigado pelas dicas!

  9. Boa noite, Heloísa! Parabéns pela página!
    Já tive o prazer de visitar a cidade e a tenho como um dos lugares mais encantadores que já conheci!
    Tenho uma dúvida e, quem sabe, você poderá me ajudar: estou indo a Europa com minha sobrinha e faremos uma escala no Porto (chegaremos às 13:30 e nosso outro vôo sai às 19:30). Teremos, assim, um intervalo de um pouco mais de 4horas livres (considerando o tempo de desembarque/embarque) e pensei se não seria possível pegar o metrô e irmos ao centro para que minha sobrinha pudesse ter uma pequena ideia da beleza da cidade. Considerando que o percurso de ida/volta de metrô seria de 1hora, teríamos 3 horas para uma caminhada rápida pelo centro. O que você acha?
    Um abraço e obrigada!

  10. Boa noite Heloísa,

    Estou me organizando para uma viagem a Portugal nas férias.
    Pretendo visitar o Porto e verifiquei que eles tem um cartão chamado Porto Card (com descontos em vários locais).
    Saberias informar sobre este cartão? Já o utilizaste?
    Bem, te agradeço.

  11. Ola Heloisa Righeto 🙂
    Achei o seu post muito interessante

    E como é uma conhecedora da cidade do Porto, queria perguntar se sabia da existência de algum espaço noturno, como um bar ou uma discoteca, tipicamente sul-americana. Ou seja, um espaço que seja um ponto de encontro da comunidade sul-americana na cidade do Porto.

    Obrigada

  12. O prato típico da cidade do Porto são as tripas à moda do Porto. As francesinhas são um sanduiche, o melhor sanduiche do mundo na verdade, mas um sanduiche.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui