10 motivos porque eu amo viajar de trem na Europa

Eu amo viajar de trem na Europa e a cada viagem que faço fico ainda mais empolgada com esse meio de transporte tão pouco utilizado em outros continentes. Eu já fiz viagens de trem entre países e dentro dos países. A mais popular é essa de Eurostar de Paris para Londres e de Londres para Paris que já fiz dezenas de vezes, mas também fiz recentemente uma pela Inglaterra, pela Lombardia na Itália, pela SuícaAlemanha e pela Emilia Romagna na Itália.

Já aviso de antemão que nem sempre trem é a melhor opção. Pra viagens muito longas, as vezes a melhor opção é mesmo avião, ou se não há estações perto de onde você precisa ir, carro ou mesmo ônibus (caso da Rota Romântica na Alemanha) podem ser mais interessantes. É preciso ver o seu itinerário e decidir o que faz mais sentido pra você e sua viagem, levando em consideração tempo, dinheiro, onde vai se hospedar e quanto tempo tem. Dito isto, vamos ao post com algumas das razões porque eu amo viajar de trem na Europa:

1. Estações Centrais

Uma das razões principais porque eu adoro andar de trem pela Europa é a localização das estações de trem. Normalmente elas ficam no centro da cidade, muitas vezes já conectadas por metrô e em alguns casos já próximas do hotel ou de atrações turísticas. Isso é bem diferente dos aeroportos que muitas vezes ficam longe do centro e no caso das low costs, as vezes ainda mais longe, o que implica em gastos extras de transporte pra chegar ao seu destino. De Paris a Londres de trem(e vice-versa) é uma maravilha! Você sai da estação já dentro do metrô. Na Suíça, Inglaterra, Alemanha e Itália, em várias cidades era sair da estação e ir andando pro hotel. Adoro!!!!

stpancras
St Pancras em Londres

2. Bagagens

A maior parte das cias aéreas, principalmente as low cost como Ryan Air e Easyjet tem várias restrições quanto a bagagem e cobram taxas separadas se você quiser fazer o checkin da bagagem.  No trem geralmente são bem mais flexíveis e a única restrição mesmo é pessoal. Eu evito levar bagagens muito grande porque algumas estações só tem mesmo escada e é sempre complicado tirar e botar bagagem do trem, mas fora isso, é contigo mesmo! Leve as bagagens que quiser!

harrypotterclaudia

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Outra coisa interessante é que a maior parte das estações tem lugar pra guardar bagagem. Então se você só vai fazer um passeio de um dia, pode facilmente deixar a bagagem no guarda volumes da estação de trem, fazer seu passeio e voltar no fim do dia e continuar viagem.

3. Tempo

Eu já falei das estações centrais, que além de economizar em dinheiro, pode também economizar em tempo, afinal, pra quem está fazendo vários destinos, tempo, em Euro (ou Libra, ou seja lá a moeda do país que for…), é precioso! Imagine que pra pegar um avião num aeroporto longe você precise além de sair com antecedência de algumas horas, chegar no aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência se pretende fazer checkin ou despachar bagagens. Até passar por segurança e etc, lá se vai o seu precioso tempo. Nas estações de trem, a não ser que seja entre países, basta chegar alguns minutos antes do horário de partida e voilá, entrar no trem e sentar!

stpancrasrelogio

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Outra coisa que faz o tempo passar voando, são as viagens nos trens bala, tão comuns na Europa. É possível ir de Frankfurt a Nuremberg em pouco menos de 1 hora e meia, de Barcelona a Madrid, pouco mais de 3 horas e só pra ir pro aeroporto já levaria isso.

4. Charme

Eu acho muito charmoso andar de trem e uma das experiências que é preciso ter na Europa. A começar pelas estações de trem que são lindas!!!! Adoro admirar a arquitetura das estações de trem, o vai e vem de pessoas e de trem e a Europa com seu charme de velho mundo tem estações lindíssimas. A viagem de trem nem se fala… acho charmosíssimo. Parece que estou num daqueles romances onde o autor vai contando em detalhes, a mocinha pega seu café (e eu nem tomo café) e fica admirando a paisagem. Existem trens que são mesmo um charme por si só, seja pelo valor histórico ou pelas modernidades que oferece e visão da paisagem. Seja lá qual for a sua definição de charme, certamente há um trem que vai te agradar!

_estacaodetremitalia
Estação de trem em Milão

5. Liberdade

Adoro a liberdade que a viagem de trem proporciona. Essa liberdade acontece em vários aspectos. Curto a liberdade de poder levantar e dar uma passeadinha pelo trem e para quem tem crianças é uma maravilha. Quando fui de Paris para Londres com Dylan ainda pequenininho, era ótimo pode levantar, deixar ele correr e passear pelo trem pra distrair. Existem alguns trens, como os da Suíça por exemplo, que tem até um vagão com um parquinho para crianças.

tremsuicacriancas

Outra coisa que amo na questão da liberdade dos trens é poder descer numa estação ver a cidade e pegar o trem mais tarde para outra estação. Se você tem um passe do país ou região, geralmente essas paradinhas estão incluídas. Na viagem que a gente fez pela Lombardia, resolvemos parar na volta de Chiavenna para Milão no Lago di Como para ver Bellagio. Passeamos, visitamos e voltamos ao nosso roteiro original no fim do dia.

6. Ver a paisagem pelo caminho

Em alguns destinos, a viagem de trem é tão linda quanto o destino e se você escolher ir de avião pode perder toda essa belezura que tem pelo caminho. Na Suíça por exemplo, existem várias opções de viagens cênicas de trem. De Interlaken pra Jungfraujoch que tem a estação de trem mais alta da Europa há um trem comum com uma viagem sensacional, ou trens como Glacier Express, que são panorâmicos e conhecidos como o trem mais lento do mundo que vai de Zermatt a St Moritz. Na Itália, ver as cidadezinhas pelo caminho é uma diversão e na Lombardia, há um trem que vai ladeando o Lago di Como e na região da Emilia Romagna, há campos de girassol na Toscana que são de tirar o fôlego!

glaciertourswiss
Glacier Tour foto: divulgação

7. Preço e Compra de Tickets

Se você comprar com antecedência, pode encontrar preços ótimos de passagens e até de passes online. Geralmente compro passagens de Londres pra Paris e vice versa por menos de 50 euros. Mesmo que você encontre um preço muito bom de passagem aérea, tem sempre que acrescentar o deslocamento entre o aeroporto e seu destino final, que no fim das contas pode acabar ficando bem mais caro. As empresas de trem e até as agregadoras estão sempre oferecendo descontos, é só ficar de olho. Eu uso bastante o site da RailEurope que agrega várias empresas da Europa e tem site em português, mas olhe sempre nos sites locais. Na Grã Bretanha British Rail Pass, na Suíça o Swiss Travel System que quando você compra passe te dá direito a transporte local em algumas cidades, eu contei mais aqui e na Itália a Trenitalia. Há centenas de empresas de trem diferentes dependendo do seu itinerário e destinos que vai visitar.

bilhetesdetrem

 

Para quem deixar pra comprar na hora, as estações geralmente tem máquinas em várias línguas que aceitam cartão de crédito e guichês para ajudar em caso de dúvidas.

8. Reserva de assentos

Há quem prefira ter seu lugarzinho marcado, há quem prefira a flexibilidade. Nos trens vai depender do itinerário e da companhia e em alguns você vai ter a opção. Se o itinerário for muito popular e se a viagem acontecer próxima a feriados ou alta temporada, eu recomendo reservar assentos sempre que for possível. Em alguns trens é chegar e sentar no lugar que estiver vago, super conveniente, principalmente quando você está na correria e não tem tempo de sair procurando vagão. Verifique na hora de comprar o ticket se é preciso reservar separadamente e se há taxas pra isso. Ah.. Lembre-se sempre de usar de cortesia e não ocupar assentos com malas e mochilas e verificar se o assento é reservado ou não, antes de sentar.

ferrara_trem

9. Conforto

Acho a viagem de trem muito confortável. A maior parte dos trens que andei na Europa tem assentos confortáveis, algumas reclinam e em vários deles tinha tomada, mesinhas e até wifi, uma maravilha pra quem tem que estar conectado durante a viagem. Há trens com cabines pra quem vai fazer viagem noturna e trens que são verdadeiros hotéis sobre trilhos. Os que fazem viagens mais longas contam com vagões restaurantes e há trens com 1a e 2a classe pra quem deseja um pouco mais de conforto nas viagens. E esqueça a venda de lanchinhos, há restaurantes com serviço completo de almoço ou jantar, com comida deliciosa.

tremtomada

10. Sem tráfego ou turbulências

Quer coisa melhor que não depender do tráfego (seja nas rodovias ou aéreo)? É bem mais raro problemas de trafego envolvendo trens e os trens em geral são bem pontuais. Você sabe que horas vai sair  e que horas vai chegar. Ah… e sem precisar de preocupar com turbulências se o tempo estiver ruim.

tremnaeuropa

E você? Curte andar de trem na Europa? 


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


16 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho um charme à parte viajar de trem na Europa! Minha última aventura foi uma volta pelos 4 cantões da Suíça com direito a trem panorâmico, o Glacier Express, e em seguida desci pela Itália via Lugano, Locarno, Milão e de lá para Verona, Florença e a bela Toscana. A qualidade dos trens da Trenitália não são lá comparáveis aos serviços na Suiça, mas mesmo assim foi uma viagem para guardar na memória! Recomendo.

  2. Utilizo muito o trem quando vou para a Europa, é a forma mais eficaz e prática de se conhecer as cidades. Na Alemanha é ainda mais fácil pois não há exigência de se reservar assentos nos trens ICE (Trens de alta velocidade) … o trecho de Veneza até Munique passando pelos alpes Italianos e austríacos é maravilhoso … as estações de trem realmente são encantadoras desde as mais modestas até as das grandes capitais. Particularmente acho a estação de Antuérpia na bélgica uma das mais lindas arquitetonicamente falando … Budapeste Keleti também é muito linda. Sempre recomendo a utilização do trem … até norturno já peguei de Munique até Amsterdam e foi uma ótima viagem de 10 horas.

  3. Olá Claudia, muito bom o seu post. Parabéns!

    Além de todos estes motivos que você citou acima, eu colocaria a questão do meio ambiente. O trem é um dos meios de transporte que menos agride a natureza. As empresas europeias estão investindo cada vez mais em trens que emitem menos gases poluentes, contribuindo assim para a saúde do nosso planeta.

    Fernando Rodrigues

  4. Adorei ler o seu post..
    Adoro a Europa, ja fui em quase todos os lugares que você citou.
    Realmente os trens são maravilhosos.
    Tem até vagão para animais.

  5. Ola….
    Ainda não tive essas experiências ai na Europa, mas adoro trens.
    QQuer data , espero que seja breve vou experimentar.
    Gostei muito do seu blog

  6. Vale registrar a estação de arquitetura fenomenal de Berlin. Mês passado nós (eu e filhas) fizemos Barcelona/Valência/Madri de trem. Viagem ótima e confortável sobre todos os aspectos comentados na reportagem.

  7. Adorei seu blog! Estou indo a Itália no fim de março. Já foi algumas vezes mas fiquei nas cidades grandes, não conheci os arredores.
    Vale a pena comprar o passe de trem para esses bate voltas, ou pagar cada passagem separadamente é mais em conta?
    Obrigada

  8. Bom dia. Gostaria de ir até a França. Estarei em Salamanca na Espanha, dia 24 de Abril. Qual seria a melhor opção para chegar à Paris???

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui