10 dicas para o seu primeiro cruzeiro

0

Se você pensa em fazer um cruzeiro mas não sabe nem por onde começar, esta lista vai ajudar no processo de decisão e compra do seu primeiro cruzeiro. Se você vai comprar sozinho ou com um agente de viagens, é bom checar cada um desses itens antes de fechar negócio.

1 – A empresa

Embora as companhias de cruzeiro tentem atender a todas as idades, existem empresas que são mais focadas em públicos específicos, como famílias, jovens, idosos, luxo, e cada uma tem um deles que considera mais importante. A Disney por exemplo foca nas famílias com crianças, enquanto empresas como a Holland tem um público de mais idade, que quer paz e sossego. A Carnival é conhecidamente uma empresa que atrai gente jovem e festeira, com cruzeiros baratos. A Royal Caribbean está de olho em famílias, principalmente adolescentes. A Norwegian Cruise Line também foca em famílias e jovens, sendo uma alternativa mais econômica à Royal ou à Disney. As companhias italianas Costa e MSC tem navios mais tradicionais, sendo a Costa tipicamente italiana. Dentro de cada empresa existem várias opções de navios, alguns mais antigos, outros novíssimos, então quando escolher a empresa, não deixe de prestar atenção no navio e se ele oferece as atrações que te interessam.

2 – A cabine certa

 

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Uma das maiores dúvidas de quem nunca fez cruzeiro é que cabine escolher. A maioria dos navios tem cabines internas (sem janela) que ficam nos corredores internos do navio. Essas cabines costumam ser as mais baratas, e também as menores. Depois vem as cabines que tem uma janela, em diferentes localizações, e diversos tipo de janela e de vista dependendo da empresa e do navio. As cabines com varanda também tem vários tamanhos e tipos, e todas as empresas tem alguma opção de luxo, normalmente com serviço VIP e cabines maiores e de acabamento mais luxuoso.

Viaje com internet no seu celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar 10% de desconto aprendiz!

Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Os decks mais altos tem vista melhor e são mais caros, mas os decks baixos são as melhores opções para quem enjoa ou tem medo de enjoar. Quanto mais alto, mais você vai sentir o balanço do navio. A frente do navio e a parte traseira também são lugares onde se sente mais o movimento, enquanto o meio é o lugar mais estável do navio. Então para quem tem medo de enjoar, uma cabine em deck baixo no meio é uma opção melhor do que uma cabine em deck alto nas pontas por exemplo.

3 – Tempo de duração

O roteiro do cruzeiro é provavelmente a decisão mais importante junto com a empresa e a cabine. São muitas possibilidades e quem nunca fez um cruzeiro pode ficar na dúvida se vai ter o que fazer a bordo por muitos dias. É importante checar quantos dias o navio vai parar em portos e quantos dias de navegação o cruzeiro vai ter. Existem roteiros de sete dias que o navio faz paradas todos os dias e roteiros de sete dias que o navio faz paradas somente duas vezes, os outros quatro dias são de navegação, por exemplo. Para quem nunca fez cruzeiro, é bom começar com mais dias de porto do que dias de mar. Assim você não entra no navio preocupado se vai ter coisa suficiente pra fazer, e futuramente pode escolher roteiros que tenham menos paradas se essa for a sua preferência. Também é importante saber os requerimentos de cada porto, se precisam de algum visto, vacinação, e os horários que o navio vai chegar e sair.

4 – O que está incluso

Confira o que o preço do cruzeiro inclui – e o que não inclui. Isso varia de acordo com cada empresa de cruzeiro. Todas incluem a comida, mas nem todas incluem as bebidas, e todas oferecem alternativas de restaurantes pagos à parte, se quiser reservar. Quase todas oferecem shows, sendo que algumas empresas cobram por isso e outras não. Acesso a internet é sempre cobrado, salvo raras exceções como para cabines VIP ou promoções com pacote de internet grátis. Os passeios nos portos são sempre pagos à parte, você pode contratar com o navio ou por sua conta. O importante é perguntar sempre tudo o que está incluído e o que não está, pra você poder comparar os gastos extras e ver o que vale a pena.

5 – Opções de refeições

Antigamente todos os navios operavam com horário fixo para o jantar, mas isso vem mudando há vários anos. A Norwegian Cruise Line foi uma que inovou e acabou com o horário fixo em todos os seus navios, que não tem formalidades. Outras empresas tem opção de horário fixo ou qualquer hora, você escolhe como prefere, como a Royal. Tem navios que tem buffet 24h por dia, outros não. Algumas empresas têm serviço de quarto gratuito como a Disney, enquanto outras cobram por esse serviço.

6 – Pagamento de gorjetas

Todas as empresas de cruzeiro cobram gorjetas. Basicamente os funcionários dos navios ganham um salário abaixo do mínimo que é complementado com as gorjetas. Certas empresas colocam as gorjetas já com o preço total do cruzeiro, enquanto outras não cobram antecipadamente. É importante saber se as gorjetas já estão embutidas no preço ou não, e saber os valores e quando você vai pagar, pra evitar surpresas no final.

7 – Reservas online

Nesses tempos onde todo mundo faz tudo online, várias empresas de cruzeiro disponibilizaram em seus sites um check in online, onde você já coloca todos os seus dados e documentos para agilizar o check in no porto. Na maioria das empresas de cruzeiro você pode reservar passeios pelo site também, e marcar atividades no navio. Algumas cobram os passeios no momento da reserva, outras só cobram a bordo do navio. Saiba como vai ser cobrado antes de reservar.

8 – Época do ano

O clima é sempre imprevisível, mas saiba que de 1º de junho a 30 de novembro é a temporada de furacões no Atlântico e Pacífico (área do Caribe, Bahamas e Havaí). O pico da temporada de furacão são os meses de agosto e setembro, mas podem ocorrer em qualquer um dos meses da temporada. Em 2016 por exemplo o furacão Matthew foi na primeira semana de outubro, e desviou a rota de vários navios no Caribe e Bahamas, cancelando algumas saídas. As companhias de cruzeiro só procedem com segurança, se tiver alguma furacão no caminho, eles desviam a rota ou cancelam o cruzeiro.

9 – Seguro viagem

Sempre que for fazer um cruzeiro, verifique se o seguro viagem do seu cartão de crédito cobre o navio, se cobre cancelamento ou interrupção da viagem e em que situações. Também é bom perguntar se o seguro cobre atendimento médico a bordo e remoção para tratamento em terra.

10 – Restrições

Se você tem filhos pequenos, verifique se a companhia tem uma idade mínima, pois algumas empresas não aceitam bebês com menos de 6 meses, e certos roteiros tem idade mínima de 1 ano. Dependendo do lugar e da empresa, podem existir restrições para crianças pequenas usarem as piscinas do navio. Veja se o navio tem clube infantil ou creche que atenda crianças da idade dos seus filhos, se são cobradas à parte e que horários são oferecidos. Veja quais são as opções de alimentação oferecidas e se tem que ser pedidas com antecedência. Mulheres grávidas precisam saber até quantas semanas a empresa permite viajar, pois muitas aceitam grávidas com no máximo 24 semanas de gestação.

Leia Mais


Vai Viajar?

Precisando fazer reservas de hotel? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

Precisa de internet no exterior? Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Economize até 50% em preços combinados para entrar em atrações imperdíveis! Compre agora no CityPASS.com!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui