Trogir: uma ilhota com castelo medieval na Croácia

Trogir é uma cidade medieval super fofa na Croácia e é patrimônio da humanidade pela UNESCO desde 1997 com suas ruelas que parecem labirintos. A cidade tem arquitetura veneziana e os prédios tem um misto de arquiteturas barroca, renascentista e romanesca, o que rende fotos lindíssimas pra onde quer que você aponte a máquina fotográfica. Ela fica bem próxima de Split e foi a minha parada depois de Zadar. Trogir é uma ilhazinha pequena e se conecta a Croácia por uma ponte e também a uma outra ilha maior chamada Čiovo. Essa foto de abertura mostra bem como é Trogir.

Como chegar a Trogir

Para quem chega pelo aeroporto de Split, Trogir fica há 10 minutos de carro/táxi. Se você vier de carro ou de ônibus de Zadar, são 130 km que leva em torno de uma hora e meia de carro. De Trogir para a Riva de Split são cerca de 30 km e em pouco mais de 40 minutos você estará lá.

Para alugar um carro na Croácia eu sugiro fazer pesquisa na RentCars ou RentalCars , pois ambas deixam a gente pesquisar todas as locadoras de uma só vez. A RentCars possui escritório no Brasil com atendimento em português e tem desconto no boleto e divide em até 12x no cartão de crédito. A RentalCars muitas vezes tem mais opções de locadoras, então as vezes conseguimos melhores preços nela.

Onde ficar em Trogir

Eu me hospedei em Split e cheguei lá vinda de Zadar, mas a cidade de Trogir tem muitas opções de hospedagem. Um dos melhores custo benefício na cidade é o Aparthotel Belevue Trogir, um três estrelas muito bom, com ótima localização, café da manhã e com preço excelente. Você pode ficar na cidade velha(não entra carro) ou mais perto da praia. A cidade é bem pequena, então tudo é bem pertinho. Recomendo muito se hospedar em Trogir para quem for pegar voo muito cedo no aeroporto de Split, porque ele fica há menos de 10 minutos de carro/táxi.

Reserve o seu hotel em Trogir na Croácia

O que fazer em Trogir

Trogir foi o ponto de encontro com a guia Kelly Campos da Croacia Tours e fizemos um tour pela cidade junto com um grupo de mais 8 brasileiros.

Achei imprescindível fazer um tour aqui, para saber um pouco mais dessa cidadezinha tão pitoresca, mas é muito bom andar perdido pelas ruelas também. Aqui alguns dos pontos que visitamos:

Land Gate (Kopnena Vrata)

Entramos na cidade pelo Land Gate (Kopnena Vrata) e parte do muro da cidade continua intacto. Este portão tem um leão de São Marcos e uma estátua do santo padroeiro da cidade: John de Trogir. Ele tem um estilo Renascentista e foi construído no século 15 e depois foi renovado no século 17.

Logo depois que a gente entra no portão, a gente vê a área principal com as várias atrações turísticas.

Catedral de St Lawrence (Katedrala Sv. Lovre)

Essa catedral é também chamada de Catedral de Trogir com sua impressionante porta esculpida em estilo romanesco e a vista do alto da torre é lindíssima

Palácio Cipiko

O Palácio Cipiko fica em frente a catedral e foi moradia de uma importante família no século XV. Ele não é aberto a visitação, mas é possível admirar as janelas e sacadas em estilo veneziano e adornados com esculturas.  

Torre do Relógio

A Torre do relógio, a Loggia, onde um grupo faz apresentações culturais, já foi um sala de corte que recebia julgamentos e também já foi parte da igreja de St Sebastian.

Calçadão à Beira-Mar

O calçadão à beira-mar é repleto de restaurantes e no fim de tarde fica lotado de turistas passeando pela orla. As palmeiras enfeitam toda a avenida, que vai até o castelo Karmelengo. Durante o verão muitos iates ficam ancorados nessa área.

Castelo Karmelengo

O Castelo Karmelengo em Trogir é além de castelo, uma construção dos Venezianos, que serviu de fortaleza na Idade Média. O castelo não tem nada dentro, mas é possível subir nas suas muralhas e torres para uma vista de Trogir.


Além de conhecer os principais pontos turísticos em um tour, passear pelas ruelas de Trogir descobrindo cantinhos é uma das coisas mais deliciosas pra se fazer na cidade.

Trogir foi uma linda surpresa nessa viagem pela Croácia  e merece uma parada no seu roteiro.

Leia mais sobre a Croácia

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui