Croácia: Planejando a viagem

hvarcroacia
hvarcroacia

Cidades medievais, parques nacionais com natureza exuberante e praias paradisíacas. Não é preciso muito mais que isso para convencer os viajantes apaixonados a colocar a Croácia no roteiro. O país tem opções e atrações para todos os gostos e bolsos.

Introdução

croaciacastelo
croaciacastelo

Com mais de mil ilhas, a Croácia é atualmente um dos destinos mais populares no verão europeu e está sendo descoberta pelos brasileiros nos últimos anos. O país fazia parte da Iugoslávia até 1991 e de 1991 a 1995 entrou em guerra com a vizinha Sérvia em um dos mais sangrentos conflitos da Europa moderna.

Mais de vinte anos depois do fim da guerra, a Croácia está se estabelecendo como um dos melhores destinos turísticos da Europa. A Croácia já não é tão barata quanto alguns anos atrás, mas apesar de ter se juntado a União Europeia em 2013, o kuna, moeda oficial do país, ainda é mais gentil com o Real do que o Euro. Cada Kuna vale cerca de R$2,20 (câmbio de março de 2017).

É possível fazer um roteiro redondinho passando pelas principais cidades e pontos turísticos da Croácia, mas já fique preparado para escutar daquele amigo que acabou de voltar que você tem que fazer esse ou aquele programa imperdível.

Eu contei com a ajuda especializada da Kelly Campos da Croacia Tours que me ajudou a otimizar o roteiro já que eu tinha pouco tempo no país, além de ter participado da visita guiada que ela fez em Trogir e Split com um grupo de brasileiros. A Croácia é inesgotável e vai estar sempre faltando algo no seu roteiro, ou como eu costumo dizer, sempre tem alguma coisa que eu deixo para a próxima visita.

Onde se hospedar na Croácia


Outro ponto a considerar na hora de planejar a viagem para Croácia é onde se hospedar. Apesar da oferta de hotéis estar aumentando consideravelmente nos últimos anos, a grande pedida por aqui são as casas e apartamentos para alugar. Até eu que nunca tinha usado Airbnb me rendi e fiquei muito satisfeita com todos os lugares que me hospedei. O meu favorito de todos os lugares que eu fiquei, foi o Apartment Patricia em Split todo novinho e decorado que cabia até 3 pessoas por menos de 50 dólares que está no Booking.com. A localização dele é perfeita, e dá para ir andando até a cidade velha. Isso é preço de baixa temporada, e eu fui no começo de setembro, mas os preços em geral são bem competitivos. Em Split, um hotel muito popular entre os turistas é o Radisson Blu, mas eu achei que ele fica longe da cidade velha. Eles estão muito bem preparados para receber turistas, seja em apartamentos ou mini pousadas.

Veja aqui onde ficar em Zagreb
Veja aqui onde ficar em Split
Veja aqui onde ficar em Trogir
Veja aqui onde ficar em Zadar
Veja aqui onde ficar em Plitvice
Veja aqui onde ficar em BOL
Veja aqui onde ficar em Dubrovnik

Use e abuse dos ônibus na Croácia

A Croácia é um país muito peculiar no seu turismo e é preciso desconstruir ideias preconcebidas que a gente tem ao viajar pela Europa. A primeira é com relação aos trens, apesar de haver alguns serviços esporádicos entre Zagreb e Split, o sistema de trens não leva para todo lugar. Em compensação, os ônibus são frequentes e confortáveis. Se for alugar carro fique atento ao lugar onde vai se hospedar. A maior parte das “cidades velhas” não permitem a entrada do carro.

Como montar seu roteiro na Croácia

A maior parte dos viajantes concentra os roteiros na região da Dalmácia que é onde estão as praias e ilhas mais lindas, mas não deixe de incluir pelo menos uma passadinha pela capital Zagreb. Um dos roteiros mais populares (e o que fizemos) passa por Zagreb, Plitvice, Zadar, Togir, Split e Bol. Outras cidades que você pode incluir também nesse roteiro são Hvar e seu encantador centro histórico, a cidade medieval de Dubrovnik (veja matéria sobre Game of Thrones em Dubrovnik) ou se quiser ir para o lado oposto, também há Krk, Istria, Pula e Rovinj.

Como se locomover na Croácia

As balsas (ferries), catamarans e excursões tem saídas de Split para as ilhas de Hvar e Brac (Bol) entre outras. Ônibus ou traslado são ainda as melhores opções.

O aluguel de carro em algumas cidades não é necessário, mas se for alugar carro, você pode pesquisar no site da Rentalcars.com que tem uma rede enorme de locadoras associadas pelo mundo e é da mesma empresa do Booking.com ou você pode usar a Rentcars.com.br que é brasileira e em alguns casos tem pagamento em real e sem IOF e você pode parcelar.

Informações úteis

Site oficial: http://www.visit-croatia.co.uk
Moeda: Kuna = R$1.65 (Julho de 2018).
Língua: Se fala o croata e em pontos turísticos eles arranham no inglês e italiano.
Visto: Brasileiro não precisa de visto se for fazer turismo por menos de 90 dias.

Leia mais sobre a Croácia

Tem mais alguma dúvida sobre planejamento de viagem para a Croácia, escreva nos comentários. 

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Cláudia.
    Minha esposa e eu estamos planejando uma viagem pelos Balcãs e ainda Turquia e Grécia. Planejamos visitar Romênia Turquia, Grécia, Macedônia, Bulgária Sérvia Bósnia, Croácia e Eslovênia. Tuas dicas nos oportunizar melhorar nossos roteiros.
    Abraços
    Jurandir e Elaine ( Novo Hamburgo RS )

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui