Passeios de trem a partir do Porto em Portugal

    0
    Porto Portugal

    Alguns dos passeios mais interessantes que fiz, foram passeios de trem a partir de Porto em Portugal. O Porto é uma das minhas cidades favoritas em Portugal e merece pelo menos 3 dias inteiros para explorar a cidade, mas ela também é ponto de partida para várias cidades em Portugal e tem duas estações de trem principais: São Bento e Campanhã.

    Porto: Sao Bento
    Porto: Estação de trem de Sao Bento

    Em menos de três horas dá para chegar em Lisboa, mas há muitas cidadezinhas encantadoras para conhecer no caminho. Para fazer bate e volta, as cidades mais próximas são Régua, Braga, Guimarães e Amarante (de ônibus), e Viana do Castelo para o norte, e Aveiro, Águeda e Coimbra para o sul. A maior parte dessas cidades merece mais que um bate e volta, mas estando com o roteiro apertado, dá para fazer tranquilamente. 

    Veja aqui onde ficar no Porto em Portugal no Booking.com

    Veja a seguir mais detalhes sobre cada cidade, se quiser ir diretamente para uma delas, basta clicar no indíce abaixo:

    Régua

    Na região de vinhedos do Douro, Régua pode ser visitada de trem, a partir do Porto numa viagem que leva uma hora cada trecho, ou de barcos, que saem do Cais de Gaia em passeios com três horas de duração. Se for de trem, aproveite para percorrer as ruas dos Camilos, João de Lemas e Marquês de Pombal onde fica o Museu do Douro que abriga o delicioso restaurante “A companhia”. Continue andando pela zona da marginal, a Avenida da Galiza e atravesse a ponte de pedestres. Outra opção para almoço ou jantar na Régua é o restaurante Castas e Pratos, um wine bar perfeito para provar uma comidinha saborosa harmonizada com vinhos. 

    Veja onde ficar em Régua, Portugal no Booking.com

    Braga

    Braga, Portugal

    Do Porto para Braga o trem demora cerca de trinta e nove minutos se for Intercidades ou Alfa Pendular, e cerca de uma hora se o trem for Urbano. A cidade histórica tem se reinventado, atraindo uma população jovem e dinâmica. Alguns pontos importantes a serem visitados na cidade são a Sé de Braga que é a mais antiga catedral portuguesa, datada do século XI, o arco da Porta Nova e rua do Souto, o Jardim de Santa Bárbara e Basílica dos Congregados. Os doces conventuais são muito populares em Braga. Não deixe de provar a Tíbia, as Viúvas e o leite-creme que parece um pouco com nosso pudim de leite, mas leva toucinho na receita.

    Veja onde ficar em Braga no Booking.com

    Guimarães

    Guimaraes, Portugal

    A cidade onde nasceu Portugal fica há cerca de cinquenta minutos do Porto de trem expresso e até uma hora de doze minutos nos trens mais lentos. É muito fácil visitar a cidade a pé e do caminho entre a estação de trem até o castelo de Guimarães, a principal atração da cidade, são cerca de vinte e cinco minutos passando por vários pontos interessantes como igrejas, museus, monumentos e parques. O ideal é dividir o passeio entre o centro histórico, o Castelo de Guimarães, o Palácio dos Duques de Bragança e se der tempo, subir de teleférico até a Penha. Entre os destaques do centro histórico estão o Centro Cultural Vila Flor, o largo da Oliveira com seus pórticos em estilo gótico, o largo República do Brasil, o largo do Toural onde fica a inscrição “Aqui nasceu Portugal” e a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos em estilo barroco. Atrás da igreja é de onde sai o teleférico para a Penha. 

    Veja onde ficar em Guimarães no Booking.com

    Viana do Castelo

     Viana do Castelo Portugal

    A viagem de trem do Porto para Viana do Castelo pode demorar entre uma e duas horas, dependendo de qual tipo de trem será escolhido para o trajeto. A Igreja e monumento de Santa Luzia são os destaques dessa cidade de beleza arquitetônica e natural sem igual. A praça da República com seu belíssimo chafariz, a Igreja da Matriz e Sé de Viana, construídas no século XV e o Navio Hospital Gil Eannes são pontos imperdíveis durante a visita. Para almoçar, o Tasquinha da Linda é especializado em frutos do mar. Uma boa pedida é passar a noite na cidade, na pousada histórica Viana do Castelo ou no moderninho FeelViana que possui um delicioso bar e restaurante. 

    Veja onde ficar em Viana do Castelo no Booking.com

    Aveiro

    AVEIRO, PORTUGAL

    A cidade de Aveiro é geralmente visitada em um bate e volta do Porto, que dura em média trinta e três minutos no trem expresso Alfa Pendular e cerca de uma hora no Urbano. Uma parte deliciosa da vida na cidade acontece depois que o sol se põe, é quando a maior parte dos turistas que vem visitar durante o dia se foi e os que ficaram se sentam nas mesinhas para tomar um drinque e jantar sem pressa, admirando o anoitecer mudando as cores da Ria (lagoa costeira) e os barcos nos canais. A hotelaria também é mais em conta que no Porto, então a cidade é uma boa opção para dividir as noites quando estiver descendo para o sul de trem. 

    O principal atrativo de Aveiro são os canais e recomendo fazer um passeio pela cidade nos moliceiros, os típicos barcos de turistas que passam pelos canais e contam um pouco da história da cidade. Os canais, pontes e barcos são muito fotogênicos, mas não deixe de adentrar o centrinho e sentar em um de seus restaurantes ao ar livre e ver o tempo passar. Há ruazinhas com casas coloridas, outras com casas com fachada de azulejo. Uma graça. O restaurante Maré Cheia tem um cardápio delicioso da cozinha portuguesa e é bem disputado tanto no almoço quanto no jantar.

    A cidade também é conhecida pelos ovos moles, que são vendidos em várias pastelarias. A Confeitaria Peixinho é uma das mais tradicionais e tem um saboroso café. 

    Aprecie as famosas casinhas listradas na Costa Nova e siga até a praia da Barra para ver o belíssimo farol. Se estiver sem carro, um táxi de Aveiro custa entre 10 e 15 euros e são apenas dez minutos de viagem. 

    Veja onde ficar em Aveiro no Booking.com

    Águeda

    Agueda Portugal

    Para visitar Águeda saindo do Porto é necessário mudar de trem em Aveiro. Se já estiver em Aveiro basta pegar o comboio/trem Regional e em menos de quarenta minutos chegará ao seu destino. A cidade tem um festival de arte no verão que deu origem ao “Umbrella Sky Project”, famosa instalação de guarda-chuvas que hoje vemos espalhados por todo mundo. Chegando na estação de trem em Águeda é só caminhar na direção do centro e procurar pela rua Luís de Camões, mas as ruas próximas também receberam instalações semelhantes. Eles ficam expostos apenas durante o verão e geralmente são colocados em Julho, no começo do festival de arte AgitÁgueda e são retirados no final de Setembro. O restaurante Porta Aberta na Luís de Camões é uma boa opção de almocinho leve ou uma paradinha para uma bebida. No fim de ano a cidade ganha decoração especial e música para celebrar o Natal. 

    Veja onde ficar em Águeda no Booking.com

    Coimbra

    COIMBRA, PORTUGAL -

    Ir de trem para Coimbra saindo do Porto é facílimo, são apenas uma hora e dezesseis minutos no trem expresso Alfa Pendular, mas a viagem pode chegar a três horas no trem Regional. Como a diferença de preço é de aproximadamente cinco euros, vale a pena pagar para ter um pouco mais de conforto e chegar mais rápido. A cidade merece pelo menos dois dias para que se aproveite o que ela tem de melhor. Venha com calma, visite a Universidade, flane pelos becos, observe o movimento dos estudantes com suas capas negras e encontre as similaridades com Harry Potter (se for fã), sente em um degrau pelo caminho para ouvir alguém cantar com um copo de vinho ou cerveja na mão. 

    A cidade baixa tem hotéis, ruazinhas de comércio e casario antigo com cafés e restaurantes, mas é passando pelo arco da Almedina na entrada da cidade murada que se acha o melhor de Coimbra. Suas ladeiras e becos com lojinhas, restaurantes e cafés são um convite para uma viagem no tempo. 

    A Universidade de Coimbra, uma das mais antigas universidades do mundo e Patrimônio Mundial da Unesco, oferece diversos tours e eles valem muito a pena. O paço das escolas é onde encontramos a sala dos capelos (local onde os doutorandos defendem suas teses), a sala das armas e a torre da universidade. Uma escadinha apertada e 180 degraus separam a base do topo da torre, que tem uma vista lindíssima de Coimbra. Visite a capela de São Miguel e não deixe de incluir a Biblioteca Joaquina no tour (o ingresso é adicional). 

    Outras atrações em Coimbra são a Sé Velha que teve sua Catedral construída em estilo Romanesco no século XII.

    Para conhecer o Convento de Santa Clara, que tem uma vista linda de Coimbra, a atração Portugal dos Pequenitos, com miniaturas dos monumentos de Portugal, a Quinta das Lágrimas, que foi a residência de Inês de Castro, protagonista de uma trágica história de amor em Portugal, fique mais um dia na cidade e aproveite as histórias e os encantos desses lugares.

    Veja onde ficar em Coimbra no Booking.com

    Curtiu as dicas de passeio de trem a partir do Porto em Portugal?

    Leia mais sobre o Porto em Portugal



    Vai Viajar? Mais dicas para programar a sua viagem



    Já escolheu onde ficar? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito. Veja aqui nossas dicas de hospedagem e reviews de hotéis que já nos hospedamos

    Viaje com internet ilimitada. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular e receba 10% de desconto com nosso link exclusivo. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

    seguroNão esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

    Alugue um carro no exterior na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

    Economize até 50% em preços combinados para entrar em atrações imperdíveis! Compre agora no CityPASS.com!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente!
    Por favor entre seu nome aqui